Bate-Bola Sergio Luiz

0
2389

Este é o time dos Bombeiros da CSN, foto de 1957 e que pertence ao acervo do José Osmar, da Vila.

Em pé, da esquerda para a direita: Pedro Cavanhaque (diretor), Gabriel (Bié), Gaúcho, Lavecchia, Raimundo, Zé Carlos, Joaquim Roberto, 61 e Roldão. Agachados: Camilo, Wilson, Tarzan, Paulo Fleming, Paulinho e Júlio.

Sem vitória
Ainda não foi desta vez que o Voltaço conseguiu sua reabilitação na série C do Brasileirão. Pior. A derrota de 3 a 2 para o Brusque foi a quinta consecutiva desde o segundo jogo contra o Fluminense na Taça Guanabara. Tem mais. O tricolor de aço é o penúltimo colocado, sem ter pontuado na competição e o sinal de alerta, em termos de rebaixamento, já foi ligado. Apesar da derrota, o Voltaço mostrou evolução e vontade de vencer. Estava perdendo por 3 a 0, marcou duas vezes e, por pouco, não chegou ao empate. Claro que a vitória é que interessava, mas um empate, fora de casa, já serviria de motivação para o jogo contra o América-RN, amanhã, domingo, 20, no Raulino de Oliveira.
A verdade é que o time está mal-colocado em função não só da debandada dos melhores de seus jogadores, mas também pelo desentrosamento natural dos reforços que chegaram, sem contar o ambiente pesado na equipe por conta dos problemas dos bastidores do clube.
O momento não é de desespero; ainda tem muita água para passar debaixo dessa ponte que é o campeonato brasileiro. E o Volta Redonda tem todas as chances de se recuperar. Mas terá que melhorar em todos os aspectos, dentro e fora de campo. Isso se quiser permanecer na série C, o que já será um grande negócio para um time que tem o seu pior início de campeonato desde 2017. Quem viver verá!

“Penalidade Máxima”
No início do ano, o grupo de apostadores denunciado pelo MP de Goiás, que investiga a manipulação de jogos de futebol, fez contato com diversos jogadores que atuavam em oito campeonatos estaduais. E teria trocado informações sobre os jogadores dos times cariocas, embora não exista menção a qualquer nome dos atletas envolvidos. Luís Felipe Rodrigues de Castro, o LF, um dos investigados, teria dito a Bruno Lopez, que seria o chefe da organização: “vou ter um do Volta Redonda aqui”. Coincidência ou não, em um jogo contra o Flamengo, no dia seguinte à mensagem (15/02), houve jogo, e o Flamengo venceu por 3 a 1.

Nota oficial
A diretoria do Voltaço divulgou uma nota oficial afirmando que tomou conhecimento, com surpresa e indignação, do possível envolvimento de um atleta do clube. E destacou que o clube jamais compactuará com esse tipo de conduta antidesportiva, colocando-se à disposição para colaborar com a investigação. Detalhe: a imprensa carioca garante que o manipulador teria feito contato com 4 jogadores do Rio: 1 do Volta Redonda, 1 do Bangu, 1 do Nova Iguaçu e 1 do Boavista, mas os nomes não foram revelados.

Suspeitos
O fato da diretoria do Volta Redonda emitir corretamente uma nota oficial a respeito do assunto mostra que admite a possibilidade do envolvimento de algum ou alguns jogadores. E caso isso seja confirmado, que revele seus nomes, além, é claro, de excluí-los do grupo. Isso porque é preciso preservar os nomes dos profissionais corretos, separando o joio do trigo.

Histórias
Duas equipes no interior de Minas decidiam o título de campeã da cidade. A rivalidade era tão grande, que os dirigen- tes faziam de tudo para ganhar o jogo. Durante a partida, o coro comia de lado a lado. Porém, de um lado havia um ata- cante chamado de Bileu, que era o arti- lheiro e dentro da área não perdia nada. Já o time adversário tinha um goleiraço, conhecido como Maneca. Uma barreira quase que intransponível. Estranhamento, Bileu andou perdendo gols incríveis e Maneca, não diferente, do outro lado, falhava como nunca. Num desses lances, Bileu tinha tudo para marcar e chutou pra fora. O goleiro então perguntou: “Pô cara, o que está acontecendo? Parece que tá comprado, sô!” A resposta do atacante veio na lata: “Pior que tô, sô”. Maneca devolveu: “Então fudeu, porque eu também tô, pô”. É mole? Isso é que sinceridade, né?

Tabela
Veja quais serão os próximos jogos do Voltaço: Amanhã, domingo, 21, às 19 horas, com o América- RN. no Raulino. Dia 27, sábado, pega o Paysandu-PA, às 19 horas, na cidade do aço. Depois fará dois jogos fora: dia 2 de junho, com o Manaus, na Arena da Amazônia, e Náutico-PE, dia 6, nos Aflitos. Volta a atuar no Raulino no dia 10 contra o Botafogo-PB.

Classificação
O Voltaço está na 19a posição, com zero pontos. É o penúltimo colocado, estando na zona de rebaixamento. Junto com o tricolor de aço no Z4 estão Altos-PI e América-RN, ambos com um ponto. O lanterna é o Remo, que também não pontuou. No G4 estão pela ordem: São Bernardo e Confiança com 9 pontos, Ypiranga e Botafogo-PB, ambos com 7 pontos.

Resende
Depois de empatar (1 a 1) com o Vitória-ES, o Resende foi derrotado pelo Democrata de Governador Valadares, por 1 a 0, em partida realizada no Estádio do Trabalhador. O próximo adversário será a Portuguesa- RJ, hoje, sábado, 20, às 18 horas, na Ilha do Governador. Se não bastassem os tropeços, o Gigante do Vale voltou a perder, agora para o América-RJ, por 1 a 0, na estreia do time na série A2 do estadual. O próximo jogo será na quarta, 24, contra o Araruama, no Estádio do Trabalhador.

Bola fora
Para mais uma derrota do Voltaço na série C. Agora soma três derrotas consecutivas e, se perder para o América-RN, jogando em casa, ficará em uma situação complicada. O clube vive um momento ruim, dentro e fora de campo, e precisa reagir antes que seja tarde demais.

Bola dentro
Para as investigações sobre a manipulação de resultados no futebol. A cada dia que passa surgem novos nomes de jogadores e apostadores que fazem parte desta máfia do esporte. Precisam ser banidos, caso contrário, a já abalada credibilidade do futebol brasileiro vai afundar de vez. Cana dura neles, doa a quem doer.