Hoje, sábado, 14, às 21h30min, o Volta Redonda terá pela frente, pelas quartas de final do Cariocão, nada mais nada menos do que o Vasco da Gama. A partida está marcada para São Januário. Será um fio desencapado para o tricolor de aço. Não só porque os cruzmaltinos vêm de uma derrota para o Bahia, por 1 a 0, no Brasileirão de 2026, como os comandados de Fernando Diniz precisam muito ganhar o título carioca. Tem mais. Jogarão diante da torcida, que, com certeza, estará presente em massa na Colina histórica.
Por outro lado, o Voltaço está com a moral em alta, credenciado pela boa campanha na primeira fase, tendo ficado em segundo lugar no seu grupo, e pode surpreender o time do Vasco mesmo em São Januário. O detalhe é que, nesta fase de mata-mata, só teremos o jogo de ida. Caso a partida termine empatada, a decisão vai para os pênaltis, onde reina mais a competência do que a sorte.
Na próxima fase, ou seja, nas semifinais, teremos jogos de ida e volta, sem vantagem nenhuma, e no caso de dois resultados iguais, a decisão vai para os pênaltis. Assim será a reta final do campeonato, o mais charmoso do Brasil. Quem será o campeão? Quem viver verá!
Na geral
Tabela
Aqui estão os jogos das quartas de final do Cariocão deste final de semana: Vasco x Volta Redonda, hoje, sábado, 14, às 21h30min, em São Januário. Amanhã, domingo, 15, Botafogo x Flamengo, às 17h30min, no Maracanã. O jogo entre Fluminense e Bangu será na segunda, 16, às 18 horas, no Maracanã. Não custa lembrar que é fase classificatória e, caso a partida termine empatada, a decisão será nos pênaltis.
Desmoralizada
Para você, leitor amigo, o que vale a Taça Guanabara? Na minha opinião, só mesmo para ganhar o troco de R$1 milhão e a taça de campeão. É muito pouco para a importância que ela tinha e que, graças aos gênios da Federação Carioca, tá mais furada do que escorredor de macarrão. No meu entender, o campeão, além da mixaria e do caneco, poderia ter a vantagem de um ponto nas finais do Carioca. Ou jogar por um empate, ou coisa parecida. Isso tornaria a Taça Guanabara um pouco mais atraente. Obrigaria os clubes a usar os titulares em todas as partidas.
História
Quem mandou foi meu amigo e radialista Paulo César Alves. Conta que em Lima Duarte-MG, na década de 70, a primeira providência do prefeito eleito Zé Delgado foi reformar o estádio do Social F.C. Atleticano apaixonado, o dito-cujo levou o Galo mineiro para a reinauguração e, não satisfeito, mandou vir de BH um enorme troféu, que logicamente levava o seu nome. Como gostava de apitar umas peladas, resolveu se escalar para o jogão.
Uma festa muito bonita, porém chovia muito. Bola rolando e, aos 44 minutos do segundo tempo, o placar apontava 1 a 1. Só que, numa bola lançada na área do Social, nosso herói percebeu que ninguém do Atlético alcançaria a bola, simulou um escorregão e de carrinho mandou para dentro do gol, para a alegria do seu coração atleticano. Resultado final: Atlético-MG 2 a 1. Cercado pelos jogadores do Social, que reclamavam em vão, Zé Delgado decretou: “Eu escorreguei, uai! E de mais a mais, eu sou o prefeito, o campo é meu, eu que reformei, sou juiz e sou Atlético desde pequeno. O troféu é do galo e pronto”. Cabra macho, sô! É mole?
Profissionalização
A CBF anunciou o programa de profissionalização da arbitragem brasileira. Ele já começa neste ano de 2026 para jogos do Campeonato Brasileiro da Série A. Os designados terão contrato de trabalho com a CBF de duração de um ano — são 20 árbitros principais, 40 assistentes e 12 árbitros de VAR neste primeiro ano. A ideia é que esses 72 profissionais cubram todas as 380 partidas do principal campeonato do país – eles podem ser escalados eventualmente em jogos da Copa do Brasil e em rodadas decisivas da Série B. A lista para a atuação nos 10 jogos da rodada será atualizada a cada rodada, o que significa que vai interferir nas escalas das partidas. Vamos ver se melhora, porque pior do que está, não pode ficar. (Fonte: GE)
Copa do Brasil
A CBF marcou os jogos e locais para a primeira fase da competição, que começa no próximo dia 18, com a realização de vários jogos. O Voltaço vai entrar na segunda fase e fica aguardando o seu adversário, que sairá do jogo entre Ivinhema-MG x Independiente-AP, às 20h30min, em Ivinhema-MG. Detalhe: a CBF mudou a regra, e o time visitante não terá mais a vantagem do empate. Caso os jogos terminem empatados, a decisão será nos pênaltis.
Comemorações
Foram muito bonitas as comemorações pelos 50 anos do Voltaço, com homenagens merecidas para aqueles que fazem parte da história do clube. Pena que muitos foram esquecidos. Fica a sugestão: para 2027, que pesquisem melhor a história do clube para que não se cometam injustiças. Tá falado?
Bola fora
Para o time do Vasco, que, mal-acostumado, já circula pela zona de rebaixamento do Brasileirão. Sinal de alerta ligado. É o que dá contratar aos montes sem ver as qualidades de quem vai entrar em campo. Vamos ver se dará tempo de entrosar a cambada antes do campeonato acabar.
Bola dentro
Para a classificação do Voltaço para as quartas de final do Cariocão. Fez uma boa campanha e deixou times grandes para trás. Corre o risco de ser eliminado pelo Vasco, mas que vai dar trabalho para o gigante da colina, não tenho dúvida. Aliás, o Vasco adora decepcionar sua torcida, principalmente, quando pega um time considerado pequeno. Que a história se repita…
Varandão da Saudade
Este é o time do Juventus do Retiro em 1975/76. Pertence ao acervo do Paulo Miranda

Em pé, da esquerda para a direita: (NI), Paulão, Dejair, Carlinhos Moreira, Paulo Valeta, Luisinho Moreira e Pedrinho da 60. Agachados: Tatu (treinador), Divino, Paulo Carvalho, João Caroço, Wilson pé na cova, Hélcio e Wilson


