quarta-feira, dezembro 1, 2021
CasaGERALVia APP

Via APP

APP Disque Denúncia (2)

Em agosto do ano passado, quando completou 21 anos de existência, o Disque Denúncia do RJ lançou um aplicativo para celulares com sistemas operacionais Android e IOS, com o objetivo de receber denúncias anônimas de diversos crimes, com a possibilidade de anexar fotos e vídeos. Hoje, completando seis meses do seu lançamento (dia 1º de Fevereiro), o APP do Disque Denúncia contabiliza mais de 2.300 informações, aproximadamente 400 por mês.

 

Levando em consideração os assuntos previamente disponíveis no aplicativo para a realização da denúncia, os crimes mais denunciados foram os de tráfico de drogas, homicídio, roubo de veículos e roubo de carga. Além do município do Rio de Janeiro, onde foram contabilizadas cerca de 1000 denúncias, grande parte delas é de municípios da Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

 

Em São Gonçalo, foram cadastradas mais de 345 informações; mais de 160 em Belford Roxo; mais de 119 em São João de Meriti; mais de 114 em Duque de Caxias; 60 em Nova Iguaçu; 59 em Queimados; 42 em Niterói, 26 em Petrópolis, na Região Serrana, entre outros.

 

No Sul Fluminense também foram contabilizadas 37 denúncias (ver quadro), sendo que de Volta Redonda saíram 3, denúncias; Barra Mansa, por sua vez, gerou 5 denúncias. As cidades só ficaram atrás de Paraty, com 7 denúncias. Houve também registros de denúncias encaminhadas de outros Estados, como São Paulo, Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo e Minas Gerais.

 

“Em tese” as denúncias são poucas, pontua uma fonte do aQui, lembrando que, por isso, é importante que seja feita a divulgação, a fim de que a população das cidades da região possa conhecer o serviço e denunciar todos os fatos que presencia. “Além do APP, os moradores podem continuar denunciando através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local)”, frisa.

Critérios

Os critérios utilizados para a escolha dos temas (crimes) disponíveis no aplicativo foram baseados no volume das denúncias já recebidas pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300-253-1177 e pela relevância do assunto, mas em breve, o denunciante poderá fazer relatos sobre outros crimes que serão incluídos no sistema do APP.

 

Após a realização da denúncia via aplicativo, a informação passa por uma análise, vai para o mesmo banco de dados do Disque Denúncia e em seguida é difundida às autoridades da mesma forma que já vem sendo feita, quando a denúncia é realizada por telefone.

 

Vale ressaltar que através do aplicativo, o denunciante pode passar informações 24 horas por dia, nos sete dias da semana e, pensando na segurança do usuário, o aplicativo poderá ser baixado de forma gratuita e deletado quantas vezes quiser, ou seja, ele pode baixar a ferramenta, fazer a denúncia e remover o aplicativo do sistema. 

 

Ao final da denúncia, é disponibilizado um número de atendimento que o usuário deverá guardar, a fim de que ele possa consultar posteriormente, saber o que foi feito com a informação e se a mesma deu resultado. 

 

Se você ainda não tem o APP do Disque Denúncia instalado em seu aparelho, procure nas lojas virtuais Google Play ou App Store, baixe o aplicativo e faça sua denúncia. O Rio de Janeiro e o Disque Denúncia agradecem sua participação.

municipios Sul Sul Flumiense

ARTIGOS RELACIONADOS

Boa ajuda

Boa parceria

Curtas

LEIA MAIS

Grampos

O roubo da identidade

Resistindo à violência

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp