Vem aí o Corredor Turístico e Cultural de Ipiabas e Conservatória

0
2

A Secretaria de Turismo e Cultura de Barra do Piraí promoveu uma reunião para planejar o “Corredor Turístico e Cultural: Ipiabas/Conservatória”, uma nova rota que poderá unir os dois distritos, que são importantes para o Vale do Café.
Organizado pelo assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo, Wanderson Farias, e pelos secretários de Turismo e Cultura, Tadeu Oliveira, de Barra do Piraí, e Antônio Carlos Silva, de Valença, o encontro serviu para elaborar planos de ação para cada um dos parceiros, produtores e demais empresários envolvidos no circuito e que, mesmo indiretamente, serão beneficiados e irão colaborar para o sucesso da rota.
A expectativa envolve o crescimento dos distritos. Ipiabas, por exemplo, poderá agregar ao turismo de Conservatória e vice-versa, fortalecendo as áreas de cultura, comercial, hoteleiro e muitos outros. “Hoje nós temos dois governos próximos e que dialogam. Isso só tem a acrescentar para nossa região. Com o corredor turístico, uma cidade irá complementar o turismo da outra e construir um produto ainda melhor”, crê Antônio Carlos, chefe da pasta de Turismo e Cultura de Valença.
Tadeu Oliveira foi além. Entende que os distritos não devem ser vistos como rivais no turismo, e sim como partes integrantes e complementares de sua rica história e cultura no Vale do Café. “Ipiabas e Conservatória não podem ser tratadas como rivais do turismo, não podem ser concorrentes, um não pode ser apenas uma passagem para que a população chegue a outra. As atividades dos distritos são complementares e irão reforçar tanto sua identidade quanto a do Vale do Café”, declarou o secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí.
Segundo Wanderson Farias, a proposta seguirá os moldes da Serra Gaúcha com Gramado e Canela. “O Corredor Turístico e Cultural: Ipiabas/Conservatória seguirá o modelo de sucesso no Rio Grande do Sul com a integração de Gramado e Canela. Iremos munir esses destinos turísticos do Vale do Café e proporcionar seu crescimento em várias áreas, e isso só será possível por conta das nossas parcerias”, avaliou o assessor especial da Setur-RJ.