terça-feira, dezembro 3, 2024
CasaEditoriasBarra MansaTradicional feira de artesanato começa amanhã, quarta

Tradicional feira de artesanato começa amanhã, quarta

Durante o mês de dezembro, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa estará promovendo a Feira de Artesanato Edição Especial de Natal. O evento começa amanhã, quarta, 6, na Gare da Estação, no Centro, e vai até o dia 24, seguindo o horário de funcionamento do comércio local.

De acordo com a gerente de Turismo e coordenadora do artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos, o artesanato desempenha um papel crucial na economia criativa local e representa uma expressão autêntica da cultura. Além de preservar tradições, ele impulsiona a economia ao criar oportunidades de emprego e empreendedorismo.
– A produção artesanal muitas vezes envolve técnicas tradicionais, agregando valor cultural aos produtos. Essa dinâmica contribui para o turismo local, fortalecendo a economia e promovendo a sustentabilidade através da valorização de práticas artesanais. A tradicional Feira de Natal de Artesanato de Barra Mansa promove a economia local, apoia os artistas e artesãos da região, atrai turistas e gera empregos, desde o fornecedor de mesas e cadeiras, até os lojistas que fornecem a matéria-prima, restaurantes, lanchonetes, entre outros – disse Bhella.

Atualmente Barra Mansa conta com mais de 500 artesãos com carteiras cadastradas no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “Durante a Flumisul o município alcançou mais um marco na formalização do artesanato, foram concedidas 97 carteiras a artesãos que passam a usufruir de diversos benefícios como descontos em lojas, habilitação para participarem de feiras em âmbito nacional e atividades junto ao Sebrea e Senac, acesso ao INSS e aposentadoria, entre outros. Temos uma parceria importantíssima com a Secretaria Estadual de Turismo, principalmente na pessoa do Gustavo Tutuca. O artesanato de Barra Mansa tem ganhado notoriedade e reconhecimento”, lembrou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Daniel Volpe Maciel, destacou a contribuição do artesanato para um senso de comunidade durante a temporada festiva e o fortalecimento da identidade cultural, além de estimular o comércio. “Como secretário da área econômica, percebo o artesanato como um elemento significativo para a economia local e criativa. Ele cria inúmeras possibilidades, atraindo pessoas e impulsionando a dinâmica econômica. Muitos artesãos têm dificuldades de chegar aos grandes mercados e o nosso papel, enquanto prefeitura e secretaria, é incentivar e fomentar o empreendedorismo em todas as regiões da cidade, além de aproximar o artesão dos consumidores”, declarou.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

‘Compromisso com a democracia’

… para pessoas com deficiência

Via portal

Tá difícil

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp