Thiago também ganha estátua  

dsc_0197_cor

O nadador voltarredondense Thiago Pereira está acostumado a ganhar medalhas, muitas medalhas. Mas no domingo, 18, ela ganhou uma estátua, que o retrata em tamanho natural, na entrada do Parque Aquático Municipal em uma cerimônia que reuniu autoridades, familiares do atleta e convidados. O trabalho foi executado pela artista plástica Dilma Carvalho, também de Volta Redonda, que já retratou outras personalidades locais, como o bispo emérito D. Waldyr Calheiros. “Aceitei o desafio porque o Thiago é um menino, se é que posso chamá-lo assim, meigo, afetuoso e simples. E com este trabalho quero eternizá-lo como exemplo para o esporte”, disse a artista, explicando que na estátua, com 1,87cm, altura do atleta, Thiago está com a bermuda “oficial” de natação, bem colada ao corpo, que foi dimensionado por meio de fotografias.  

 

Com os braços para trás e medalhas no pescoço, o objetivo é passar a ideia de que Thiago está no pódio, conforme explicou a artista. “A escultura, em resina e fibra de vidro, ganhou acabamento – em tinta automotiva – para que tenha aparência de bronze.  A réplica do atleta foi fixada em uma base aparafusada em pedestal em formato de trapézio de concreto revestido em granito”, explicou Dilma, ressaltando que concluiu a imagem de Thiago Pereira em 35 dias.

 

Os avós do jovem campeão também usaram a palavra e agradeceram pela homenagem ao neto. “O Thiago é um exemplo para mim e para os meus outros netos”, disse o avô, senhor Mauro. “Foi uma luta muito grande chegar onde ele está e nós acompanhamos tudo de perto”, completou a avó, D. Maria do Carmo.  A mulher de Thiago, Gabri-ela e o pai dele, Maurício Pereira, também estavam presentes na cerimônia.

 

Emocionada e com a voz embargada, a mãe do homenageado, e secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, famosa pelos gritos de “Vai, Thiago!” à beira das piscinas a cada competição do filho, disse que é a maior torcedora do filho. “Eu sou a mãe mais exibida e não me envergonho disso. Quando ele compete eu torço e me desespero”, disse Rose, afirmando que a estátua havia sido colocada em um local ideal.

 

“O Parque Aquático significa muito para nós, pois ele dá acesso gratuito a milhares de pessoas, que se divertem diariamente, e não podem pagar por um clube particular”, disse ela, agradecendo a artista Dilma e a secretária de Cultura, Rosane Gonçalves, que ao lado do deputado federal Deley de Oliveira, idealizaram a construção da estátua.

 

Já Thiago chamou os amigos também nadadores – Vinicius Waked, João Gomes, Rafael Rodrigues e Thales Cerdeira – para ficar ao seu lado no momento de sua fala. “Comecei a nadar aos 11 anos, e em todos os meus sonhos, não imaginava onde poderia chegar. Para mim, a natação é o esporte que salva vidas, e quero a cada dia motivar as crianças dando o meu exemplo.  Fico muito feliz em receber esta homenagem em minha cidade. Obrigado a todos”, disse Thiago, que é o maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200m medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012.

 

Para o prefeito Neto, o nadador é um exemplo para a cidade. “A homenagem mostra o orgulho que a população de Volta Redonda sente por suas conquistas. Thiago é um exemplo para nossas crianças e jovens, além de divulgar sempre positivamente o nome de nossa cidade”, afirmou o prefeito Antônio Francisco Neto, que em seguida convidou a todos para descerrarem a placa e descobrir a estátua. “A Dilma está de parabéns pelo trabalho e por tudo que faz pela nossa cidade”, completou o prefeito.

 

Após ver a estátua descoberta, o nadador disse que gostou muito do trabalho e fez questão de passar a mão nas medalhas, colocadas no monumento.  “Ficou muito bom. Fico emocionado em ver esta homenagem e o reconhecimento pelo meu esforço”, disse Thiago que, em seguida, passou a dar entrevista para emissoras de TVs regional e nacionais, que vieram fazer a cobertura do evento.

 

 Estavam também na cerimônia o vice-prefeito, Carlos Roberto Paiva, o treinador Alberto Silva, o primeiro técnico de Thiago, Sérgio Camarão, e diretores do Clube dos Funcionários, local onde o nadador começou a treinar e o aposentado Arthur Storino, que leu um texto e fez um poema parabenizando a artista e o atleta.

Dilma

A artista plástica se tornou mais conhecida do grande público com seu presépio gigante, em 1994, que ganhou ainda mais personagens em 2008.  Além disso, seu trabalho em Volta Redonda pode ser visto no Zoológico Municipal – imagem de São Francisco – e em painéis gigantes no Centro, Aterrado e Retiro (Pioneiros, Forneiro e Bloco da Vida).

 

 longo dos anos, vem concedendo bolsas de estudos para jovens em suas escolas”, conclui.  

Deixe uma resposta