Só pensam naquilo…

0
307

COMPORTAMENTO: Pesquisa revela que 71% dos brasileiros planejam assistir à Copa do Mundo

O relatório ‘Predictions 2026’, uma pesquisa global da Ipsos que analisou expectativas e percepções de 30 países sobre vários temas, mostra que a Copa do Mundo é um ponto alto de expectativa dos entrevistados: 71% dos brasileiros, por exemplo, planejam assistir ao evento em 2026 (59% média global). 

Segundo os índices globais, o entusiasmo é maior especialmente entre os homens da Geração Z, nascidos entre 1996 e 2012 (71%), mas cai consideravelmente entre as mulheres da geração Baby Boomer, nascidas entre 1945 e 1965, grupo menos engajado com o evento (39% têm intenção de assistir aos jogos). Já no Brasil, os homens da Geração Z também são os mais interessados na Copa (84%), seguidos pelas mulheres millennials (76%). Porém, diferentemente da média global, no Brasil os homens brasileiros da geração Baby Boomer são os menos interessados: 54%, contra 67% das mulheres da mesma geração.

A pesquisa também revela que 48% dos brasileiros acreditam que um dos jogos poderá ser cancelado ou abandonado devido às condições climáticas extremas – mesmo número da média dos 30 países.

Globalmente, a maioria (59%) acredita que a Argentina não ganhará novamente o mais importante torneio de futebol do mundo. Brasil (25%), Japão (25%) e Alemanha (20%) são os que menos concordam com a afirmação. Já os argentinos são os que mais acreditam que o país será o vencedor (87%).

Metodologia
A pesquisa foi realizada em 30 países pela Ipsos, por meio de sua plataforma on-line Global Advisor e, na Índia, por meio da plataforma IndiaBus, entre sexta-feira, 24 de outubro, e sexta-feira, 7 de novembro de 2025. A Ipsos entrevistou um total de 23.642 adultos com 18 anos ou mais na Índia, de 18 a 74 anos no Canadá, República da Irlanda, Malásia, África do Sul, Turquia e Estados Unidos, de 20 a 74 anos na Tailândia, de 21 a 74 anos na Indonésia e Singapura, e de 16 a 74 anos em todos os outros países.

No Brasil, a amostra consiste em aproximadamente 1.000 indivíduos. Os dados são ponderados para que a composição da amostra de cada país reflita melhor o perfil demográfico da população adulta, de acordo com os dados do censo mais recente.

A precisão das pesquisas on-line da Ipsos é calculada usando um intervalo de credibilidade, sendo que uma pesquisa com N=1.000 tem precisão de +/- 3,5 pontos percentuais e uma pesquisa com N=500 tem precisão de +/- 5,0 pontos percentuais. Para mais informações sobre o uso de intervalos de credibilidade pela Ipsos, visite o site da Ipsos.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

 66% dos universitários endividados já cortaram itens básicos para pagar mensalidade

Só pensam nisso…

O início do ano marca o período de rematrículas nas universidades. É um momento de planejamento e continuidade dos estudos, mas que também acende um alerta: de acordo com uma pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 66% dos estudantes com dívida ativa junto a instituições de ensino já deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte, água, entre outros, para conseguir pagar a mensalidade.

Outro dado preocupante revela que 48% dos que têm dívidas universitárias trancaram o curso por não conseguirem pagar as mensalidades em dia. Além disso, 26% revelam que tiveram problemas de concentração nas aulas por não conseguir pagar as mensalidades em dia e não quitar essa pendência, mostrando que essa questão atrapalha também o rendimento dos alunos.

ntre os universitários endividados, 89% consideram muito importante quitar a dívida com a instituição de ensino. Quando questionados dos principais motivos do endividamento com as instituições, 28% destacam desemprego, 21% revelam que precisaram priorizar outras contas, 10% tiveram redução na renda e 9% comentam que foi devido a desorganização financeira.

A inadimplência se prolonga no tempo: 61% das dívidas com instituições de ensino estão pendentes há mais de um ano, sendo que dessas, 18% já ultrapassam cinco anos. Em 71% dos casos, o valor em aberto pode chegar a até R$ 5 mil.

A dívida também afeta o bem-estar dos universitários: 91% afirmam que a situação impactou de alguma forma a sua saúde mental. Para a especialista da Serasa, quitar as dívidas é um passo fundamental para que o estudante consiga seguir sua trajetória acadêmica com mais tranquilidade. “Quando a preocupação financeira é reduzida, há mais espaço para focar nos estudos, preservar a saúde mental e planejar o futuro com segurança”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.

Ainda assim, há esperança: 57% deles pretendem retomar os estudos ainda neste ano. Com o objetivo de auxiliar os universitários a regularizar as pendências, a Serasa se une a mais de 78 instituições de ensino e oferece mais de 7,4 milhões de ofertas disponíveis em todo Brasil. Instituições como Anhanguera, Estácio, Pravaler se juntam ao programa.

No Rio de Janeiro, mais de 190 mil estudantes podem negociar suas dívidas com até 90% de desconto a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. Ao todo, são mais de 480 mil ofertas disponíveis.

Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome, estudantes e demais consumidores com dívidas no setor educacional podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online:

  • Site: https://www.serasa.com.br/
  • App Serasa no Google Play e Apple Store 
  • WhatsApp: (11) 99575-2096 

Metodologia
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 19 de dezembro de 2025 e 05 de janeiro de 2026, com 936 entrevistas online com universitários com dívidas em aberto por todo o Brasil. Margem de erro de 2,7 pontos percentuais.