quarta-feira, dezembro 4, 2024
CasaGERALSem lugar

Sem lugar

Vereadores criticam construção de creche em praça de lazer recém-inaugurada

Por Mateus Gusmão

Um mistério ronda o bairro São Luiz, em Volta Redonda. Envolve os motivos que levaram o Palácio 17 de Julho a reformar e inaugurar, com direito a placa comemorativa, a Praça Michelly Seifried Bezerra, localizada à Rua Sebastião Lucas dos Santos, esquina com a Rua Prefeito João Paulo Pio de Abreu. Os moradores não têm nada contra a reforma, é claro. A pulga atrás da orelha fica por conta de o espaço ter começado a ser destruído pela própria prefeitura poucos meses depois. Tem mais. O local deixará de existir para se tornar uma creche municipal. A reforma da praça foi inaugurada por Neto no dia 3 de julho, três dias antes do prazo final permitido pela Legislação Eleitoral (já que o prefeito iria concorrer à reeleição).
Na época, a prefeitura divulgou que o espaço tinha sido totalmente reformado. “Pela presença da comunidade, reconheço o valor do espaço. Ainda bem que aceitamos
o pedido dos moradores e revitalizamos a praça”, afirmou Neto à época, pontuando, entretanto, que a ideia era construir uma creche no local. “Também sei da importância de uma creche no bairro, mas vamos achar um imóvel para fazer a implantação”, ponderou, dando a entender que a unidade escolar seria construída em outro lugar. Detalhe: a licitação para construção da creche no local da praça aconteceu apenas alguns dias após a reinauguração do espaço, em 18 de julho. Durante a semana passada, sem qualquer alarde, começaram as obras no espaço com a empreiteira responsável pela obra quebrando equipamentos, como uma mesa de ping-pong. Na segunda, 25, os vereadores de Volta Redonda aprovaram, por unanimidade, um requerimento de Walmir Vitor (que esteve presente  na inauguração da praça), solicitando a interrupção das obras no espaço. “Eu também fiquei indignado. Quando os moradores compraram as casas ali, no projeto do bairro já existia a previsão de ter uma praça naquele espaço. No São Luiz tem muita terra, tem local para construir a creche. Não sei o motivo de construírem a creche logo ali. Ninguém é contra creche, mas tem espaço. Os moradores, no dia da inauguração, pediram ao prefeito para deixar o espaço de lazer”, disse o ainda vereador Walmir Vitor.
O presidente da Casa, Edson Quinto, também se manifestou sobre o caso. “O local foi reformado, teve inauguração no meio deste ano, vi várias fotos do próprio vereador Walmir com o prefeito, um deputado… Mas hoje me surpreendi com um vídeo que mostra a praça sendo quebrada para construir uma creche. Não deu para entender bem este cenário, já que a prefeitura gastou dinheiro público para fazer uma reforma e fez um
cronograma de inauguração”, disse, ressaltando que ele próprio recebeu convite para estar presente à inauguração. “Eu gostaria até de parabenizar a Secretaria de Educação e o prefeito, por se preocupar em construir uma creche ali no bairro. Mas, olhando o espaço físico, é uma área muito pequena essa praça. Não tem condições nem de ter 100 alunos ali”, completou Edson Quinto, ressaltando que todo parlamentar é a favor da construção de mais creches na cidade, mas não em uma praça recém-reformada.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp