O prefeito Samuca Silva esteve visitando na manhã de ontem, sexta, 9, a Clínica de Diálise, localizada no Retiro e que já começou a funcionar. A unidade poderá atender os 192 pacientes que eram obrigados a viajar para outros municípios. “É mais um grande avanço que estamos oferecendo na área de saúde de Volta Redonda. Acertamos as questões burocráticas para que a clínica começasse a funcionar”, frisou Samuca Silva, que estava acompanhado pelo secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, e por Samuquinha, entre outros (ver foto).
Nos dois primeiros meses do ano, segundo informações oficiais, a empresa promoveu o treinamento dos funcionários contratados, e fez ajustes nos equipamentos. “Com a Clínica de Diálise, os pacientes vão continuar a rotina médica no município, evitando desgastes físicos e dando mais conforto aos pacientes e aos familiares”, destacou Samuca.
Quem comemorou a mudança foi José Francisco Dutra, 61 anos, que viajava três vezes por semana para Angra dos Reis para fazer a diálise. “Saía de Volta Redonda às 8 horas e só voltava depois das 20 horas. A viagem era muito cansativa. Melhorou 100% com a transferência para a cidade”, disse.
A clínica especializada em nefrologia é particular e atenderá pelo SUS os pacientes em programa de diálise. O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, informa que a unidade chegará à capacidade máxima de atendimento gradativamente.
Para atender a demanda, a clínica contará com médicos nefrologistas, enfermeiros, uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo e assistente social e uma equipe técnica, além de auxiliares de serviços gerais. Serão gerados, em pleno funcionamento, mais de 90 empregos diretores, entre profissionais de saúde, de administração e de manutenção.