O governo do Estado do Rio e a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj) entregaram na quinta, 28, o X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A premiação reconhece prefeitos e gestores municipais que implantaram projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.
“Sou um entusiasta desta iniciativa e tenho um carinho especial por este prêmio. Alias, tive a oportunidade de receber esta premiação duas vezes quando era prefeito de Piraí”, ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão, durante cerimônia realizada no salão nobre do Palácio Guanabara.
Nesta edição, foram 74 municípios inscritos, com 35 selecionados. Eles concorreram com 41 projetos, já que cada cidade pode se candidatar em, no máximo, duas das oito categorias. E quem saiu sorrindo à toa foi o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. Não é para menos. Samuca foi considerado o prefeito mais empreendedor do Rio de Janeiro, tendo vencido em duas categorias: ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios’ e ‘Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)’.
Ao avaliar o resultado, Samuca disse que o objetivo dos projetos apresentados por Volta Redonda foi o de melhorar o ambiente de negócios. “Enquanto alguns pensam no poder, nosso governo pensa na cidade, nas pessoas. Essas conquistas são um reconhecimento do nosso trabalho. Estamos mudando a cara de Volta Redonda, melhorando o ambiente de negócios. É um reconhecimento do nosso trabalho”, disse, disparando farpas, nas entrelinhas, ao seu antecessor, o ex-prefeito Neto.
Indagado se estava se referindo ao ex-prefeito, Samuca foi bem político na resposta: “Estou focado em resolver problemas da cidade. Não estou pensando em eleição ou no poder. Estou pensando e trabalhando para o povo. Tem algumas pessoas que querem ser prefeito a qualquer custo e não entendem que a sociedade mudou”, disse.
Samuca foi além. Disse que o Sul Fluminense é a esperança do estado do Rio de Janeiro. “Volta Redonda era conhecida apenas como cidade do aço, perdemos importantes investimentos nos últimos anos. E nosso grande desafio é mudar isso, fazendo a cidade ser mais empreendedora. Criamos o Alvará Fácil, retiramos a taxa de MEI, melhoramos a relação com as empresas, criamos o Rua de Compras, entre outros projetos. É muito bom ser reconhecido como prefeito empreendedor”, comentou, passando a enumerar, a pedido do aQui, alguns dos investimentos que Volta Redonda teria perdido. “Foram muitos: Ford, Ambev, Nissan, investimentos da CSN, Peugeot, Michelin, Jaguar Land Rover, Vigor, entre outras, que vieram para a região. Pena que para outras cidades por falta de posicionamento e diálogo (dos governos anteriores). Poderiam estar aqui em Volta Redonda. Hoje há um novo posicionamento”, sentenciou.
Os prêmios entregues a Samuca e a outros prefeitos fluminenses foram analisados pelo presidente da Aemerj e prefeito de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves. Para ele, estimular a administração municipal é um grande incentivo a que todos busquem novas ideias. “Valorizar o bom trabalho que é feito com carinho no dia a dia certamente traz ânimo a todos os prefeitos e secretários, servidores públicos, de continuar lutando para oferecer o melhor para a comunidade”, justificou, anunciando que Samuca Silva irá representar o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prefeito Empreendedor, no primeiro semestre de 2019, Brasília.
Satisfeito pelo feito, Samuca pretende, como disse ao aQui, reunir sua equipe para dividir as glórias com todos os integrantes do seu staff. “Ser o prefeito mais empreendedor do Rio de Janeiro já mostra esta nossa nova vocação que estamos implantando em Volta Redonda. Estou muito orgulhoso, pois em pouco mais de um ano já tivemos este retorno. (Estou) Feliz demais. Prova que estamos no caminho certo”, pontuou.
Não satisfeito, Samuca fez questão de ressaltar quem lhe deu o título de ‘prefeito empreendedor do estado do Rio’. “Foi uma banca independente que avaliou os projetos (de Volta Redonda) que são reais. Quem sabe não voltamos de Brasília com o título de prefeito mais empreendedor do Brasil?”, afirmou, para encerrar com o agradecimento à equipe: “Agradeço à minha equipe. Inclusive convidei todos eles para um café da manhã na próxima semana. Eles oportunizaram e acreditaram nos meus projetos de governo”, disse.