terça-feira, novembro 11, 2025
CasaEditoriasPolícia‘Raio X da violência’

‘Raio X da violência’

Por Roberto Marinho

À noite o perigo é muito maior

O ISP (Instituto de Segurança Pública) – órgão ligado à secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio – acaba de lançar uma nova ferramenta de visualização dos dados sobre a violência e criminalidade em todas as regiões fluminenses. Ela permite uma consulta interativa dos dados, separando as estatísticas por tipo de crime, região, município e até mesmo horário e dias da semana em que mais ocorrem determinados tipos de delitos. As informações podem ser acessadas em www.ispvisualizacao.rj.gov.br.

 

E o que a ferramenta mostra, entre outras, é que Volta Redonda é a cidade mais violenta do Médio Paraíba (divisão política), liderando as estatísticas em 2018 em quase todos os tipos de crime. É claro que, sendo a cidade mais populosa da região, com quase 263 mil habitantes, tem tudo para registrar o maior número de ocorrências. Mas os dados – colhidos entre 1o de janeiro e 31 de outubro – não deixam de ser alarmantes, e permitem traçar um raio X da violência, o que pode ajudar as autoridades de segurança pública a planejar estratégias de combate ao crime.

 

Não saia de casa na segunda, entre 10 e 11 horas; nem aos domingos, entre 20 e 21 horas

A ferramenta do ISP mostra que Volta Redonda concentra 26,78% das ocorrências (3.951 registros), de modo geral. Barra Mansa aparece em segundo lugar, com 15,77% dos registros (2.327, no total). O crime com maior número de registros, a ameaça, contabiliza 2.896 ocorrências, sendo 692 (23,9%) em Volta Redonda, e 416 (14,36%) em Barra Mansa.

 

E qual o dia e horário com maior risco para sofrer ameaças? Baseado nas estatísticas, é bom que o leitor evite sair de casa entre 10 e 11 horas da manhã às segundas-feiras. Esse dia e horário concentram 1,38% das ameaças. Sabe como é: segunda de manhã, ressaca braba, mau humor, tudo faz sentido. Mas se você quer realmente ficar longe de confusão, não saia à rua também aos domingos, entre 20 e 21 horas. É a hora campeã das ameaças, com 1,42% dos registros.

 

Como a ameaça pode se concretizar, logo aparece a lesão corporal dolosa (agressão física), que passa a ser o segundo crime mais registrado na região. Também com dia e horário para acontecer. O crime – que teve 717 registros (26,17%) este ano em Volta Redonda, e outros 419 (15,29%) em Barra Mansa – acontece mais aos domingos, a partir das 17 horas, com pico entre 19 e 21 horas.

 

A apreensão de drogas – terceiro crime mais registrado na região – é uma das poucas estatísticas que Volta Redonda não lidera. E por uma razão muito simples: a cidade campeã neste delito é Itatiaia, porque é na delegacia deste município que são feitos os registros das apreensões de drogas no posto da Polícia Rodoviária Federal na Via Dutra (posto Inhangapi). O destacamento é um dos campeões na apreensão de drogas no país. Só este ano a delegacia de Itatiaia já registrou 643 ocorrências do tipo, concentrando 24,14% dos registros. Para se ter uma ideia, Volta Redonda teve 455 (17,08%) ocorrências no mesmo período.  

 

 

Volta Redonda é a cidade dos caloteiros’

 

Mas se tem um título que a maior cidade da região não deveria mesmo se orgulhar é a de “cidade dos caloteiros”: dos 923 casos de estelionato registrados na região, nada menos que 372, ou 40,3%, ocorreram em Volta Redonda. É o quarto crime com maior incidência na região. E qual o dia mais perigoso para cair no conto do vigário? É às quintas-feiras, entre 10 e 11 horas. O período concentra 3,25% das ocorrências registradas.

 

Ao contrário de outros crimes, o estelionato não tem uma distribuição mais ou menos regular ao longo do dia e da semana. De madrugada, por exemplo, praticamente não há registro, já que os estelionatários (ainda) não inventaram uma forma de enganar alguém dormindo. Por outro lado, o período entre 8 e 12 horas, de segunda a sábado, é frenético, concentrando boa parte dos casos. Meia noite também é um horário de pico, em especial na segunda, com 2,8% das ocorrências. Mas este mesmo horário, no sábado, é meio morto, porque até mesmo ‘quem vive de enganar os outros – mas não é político – tem hora pra descansar. 

 

Assassinatos ocorrem aos sábados, entre 20 e 21 horas 

 

Entre os crimes contra a vida e o patrimônio, Volta Redonda também lidera as estatísticas na maioria deles. No caso dos homicídios, por exemplo, a cidade do aço teve o registro de 56 das 187 ocorrências ocorridas até agora em 2018, um percentual de 29,95% do total. Resende fica em segundo lugar, com 47 casos (25,13%), seguida de Barra Mansa, com 32 registros (17,11%). Independente da cidade, o dia e horário em que mais se mata na região é sábado à noite, principalmente entre 20 e 21 horas, quando acontecem 3,21% dos assassinatos. Os dias de semana são relativamente calmos em relação a este crime.

 

O roubo de veículos também é maior em Volta Redonda. A cidade concentra 35,4% das ocorrências, com 40 dos 113 casos registrados de janeiro até o fim de outubro. Novamente, Resende supera Barra Mansa, com 24 (21,24%) e 21 (18,58%) das ocorrências, respectivamente.

 

Infelizmente, a violência contra a mulher tem a distribuição mais igualitária entre os maiores municípios da região. O estupro tem praticamente o mesmo percentual de ocorrências em Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí. Entre janeiro e outubro de 2018, foram registrados 225 casos na região. A cidade campeã na violência contra a mulher é Resende, que registrou 45 casos, 20% do total. Volta Redonda somou 41 registros (18,22%), enquanto Barra do Piraí teve 32 (14,22%) e Barra Mansa, 29 casos (12,89%). O período da semana mais perigoso para as mulheres é o início da madrugada de domingo, entre meia noite e 1 hora, com 4,41% dos casos. A sexta, entre 10 e 11 horas (3,43% dos casos) e a quinta de madrugada, também entre meia noite e 1 hora (2,94% dos casos), também são horários de grande incidência deste tipo de crime.

 

Que as autoridades façam bom uso desta nova ferramenta tecnológica e melhorem a segurança na região. Nós, pobres mortais, vamos agradecer!

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dados oficiais

Dados oficiais (II)

Cenas de guerra

LEIA MAIS

Lazer

Como se blindar para 2025

Flagrante

Vai perder a chance?

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp