R$ 47,4 milhões

Furlani anuncia abertura de licitação para construção da ETA da Região Leste

0
104
Screenshot

O prefeito Luiz Furlani anunciou na tarde de terça, 28, a abertura do processo licitatório para a construção da Estação de Tratamento de Água da Região Leste. A nova ETA será construída em uma área de 5,1 mil m2, na Via Sérgio Braga, próximo à entrada da Vila Elmira. Com investimento estimado de R$ 47,4 milhões, o projeto representa um marco na ampliação da infraestrutura hídrica de Barra Mansa.
A obra, uma das mais aguardadas pela população de Barra Mansa, beneficiará diretamente cerca de 40 mil moradores de mais de 20 bairros da localidade. Terá capacidade para gerar 150 litros de água por segundo e contará com um reservatório de dois mi- lhões de litros, além de uma rede de distribuição que se estenderá por 6,1 quilômetros. O sistema utilizará tecnologia de última geração, com estrutura modular inoxidável, tratamento e reuso de lodo, posicionando a estação entre as mais modernas do país.
O prefeito Luiz Furlani lembrou que a licitação é mais um passo decisivo para garantir o desenvolvimento sustentável e a segurança hídrica do município, que já possui seis ETAs – Roberto Silveira, São Sebastião, Colônia, Vista Alegre, Antônio Rocha e Floriano. “A ETA Leste vem para completar esse sistema, trazendo mais segurança e estabilidade ao abastecimento. Estamos cumprindo mais uma etapa de um compromisso histórico com a população, que vai garantir água de qualidade e independência no abastecimento”, disse, para logo relembrar:
“Só quem convive com a falta d’água sabe quão difícil é essa realidade. E estamos falando de 45 mil pessoas, 20 mil só nos bairros altos da Região Leste. São famílias que têm que lavar roupa de madrugada, porque é quando cai água em suas torneiras. Mas, agora, isso vai acabar. É tempo de Barra Mansa. Tempo de concretizar sonhos que há muito tempo eram almejados. Temos realizado muita coisa em pouco tempo, para honra e glória do Senhor que nos tem ajudado”, pontuou Furlani.
A expectativa é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2026, com prazo estimado de 18 meses para conclusão. As empresas interessadas em participar da licitação para a construção devem acessar o site da Prefeitura (barramansa.rj.gov.br), clicar no ícone do Portal da transparência e conferir o edital e seus anexos. O cadastro deve ser feito em seguida, no site bbmnet.com.br.