O prefeito Luiz Furlani estava com a corda toda ao responder ao aQui sobre como foram os seus 100 primeiros dias de governo à frente da Prefeitura de Barra Mansa. Falou das 1300 intervenções que já fez; citou várias outras que foram feitas com a ajuda do amigo Cláudio Castro e não deixou por menos. Deu a entender que vai trabalhar pela eleição de Rodrigo Drable. Só não disse a qual cargo.
Veja abaixo a entrevista exclusiva de Luiz Furlani ao aQui
aQui: Como o senhor analisa seus primeiros 100 dias de governo?
Luiz Furlani: Foram 100 dias de muito trabalho. Prova disso são as mais de 1.300 intervenções que realizamos neste início de Governo, como a inauguração da quadra do Colégio Marcello Drable; a retomada da ampliação da Sirene Vila Nova; as melhorias em várias unidades de saúde; a construção da área de lazer e recreação na Escola Nove de Abril; as obras de drenagem no Getúlio Vargas e no Ano Bom; o alargamento e o muro de contenção da rua da Prefeitura; o avanço das obras da Praça das Nações Unidas; a melhor climatização da UPA, do CEM e do Restaurante do Povo – além de tantas outras obras importantes em parceria com o Governo do Estado, como o asfalto de toda a Avenida Presidente Kennedy. Seguimos percorrendo todos os bairros para garantir que a Saúde preste a assistência necessária, com uma Farmácia Municipal que funcione e com um trânsito que garanta sempre a melhor Mobilidade. Estamos no caminho certo. O melhor ainda está por vir.
aQui: O que mais o chocou ao assumir o cargo?
Furlani: O que me impactou muito foram os episódios de violência no início do ano, no Centro e no Nove de Abril, com os assassinatos de duas pessoas inocentes. Uma violência inaceitável e que a população de Barra Mansa não merecia testemunhar, face que os barra-mansenses são trabalhadores, honestos e pessoas de bem. Mas agimos rápido. Contactamos o governador Cláudio Castro, que, de imediato, solicitou ao Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Menezes, que viesse à cidade para acompanhar os fatos e nos ajudasse a encontrar soluções. E assim foi feito. Prontamente, o policiamento foi aumentado e diversas operações aconteceram por toda a cidade. E para enfrentarmos de frente o problema, foi anunciado que a cidade vai ganhar um Companhia Independente da Polícia Militar, uma solicitação que a sociedade de Barra Mansa já pedia há muitos anos. Mas foi um trabalho que envolveu muitos profissionais. Não posso deixar de citar os trabalhos incansáveis do Secretário Estadual de Segurança, Victor dos Santos, e do Comandante do 28o BPM, Tenente-Coronel Sardemberg. E por aqui, do nosso Secretário de Ordem Pública, Major Daniel Abreu, e também o envolvimento da sociedade civil e das entidades representativas de classe, com destaque à Aciap, o Sicomércio e a CDL. O descarte irregular de materiais também me chamou muito a atenção. Só pra se ter uma ideia, entre tantos outros episódios, um sofá bloqueou uma das manilhas de escoamento do Córrego Vila Elmira, em janeiro. E, durante as chuvas, sobrecarregou a rede, causando uma grande retenção de água no Barbará e um esforço de emergência para resolver. Recentemente, mais descartes irregulares foram flagrados, inclusive em área de preservação ambiental permanente. A Prefeitura segue fiscalizando e punindo os que praticam esse tipo de crime e que prejudicam todos os outros cidadãos e a cidade.
aQui: Qual foi a decisão mais importante que tomou até agora?
Furlani: Todas as decisões são importantes, porque cada uma delas impacta de alguma forma a vida das pessoas.
aQui: Das promessas de campanha, quais já conseguiu realizar?
Furlani: Particularmente, prefiro usar a palavra compromisso. E estou muito satisfeito, já que muitos compromissos já são realidades. A Saúde é a prioridade principal. Adequamos a estrutura da Farmácia Municipal, com entrega de medicamentos a domicílio. Descentralizamos a realização de exames – do Ano Bom para todas as regiões da cidade. Iniciamos as melhorias na climatização das nossas unidades de saúde, no CEM e na UPA. Também estamos instalando mais ares-condicionados nas escolas. A Washington Luís, que é a maior, já recebeu os aparelhos. Investimos em cultura e lazer, realizando o maior Carnaval da história da cidade. A Secretaria de Esporte segue criando projetos para promover a saúde e o bem-estar da população, com atividades já realizadas na Avenida Roosevelt Brasil. Conseguimos a Patrulha Rural 24 horas por dia. Melhoramos a Mobilidade Urbana com pavimentações e sinalizações em vários bairros. Criamos as Secretarias da Pessoa com Deficiência e de Bem-Estar e Proteção Animal – entre outras ações importantes. A grande maioria dessas ações é fruto de compromissos que assumi durante o processo eleitoral, ouvindo as pessoas.
aQui: Como está o relacionamento com os vereadores aliados? E com os parlamentares de oposição?
Furlani: Tenho um bom relacionamento com todos os vereadores que querem o melhor para a nossa cidade. A relação tem sido institucional, de parceria e trabalho em conjunto. Eu e minha vice, Luciana Alves, fomos vereadores, conhecemos o dia a dia da casa e aprendemos a respeitar sua importância.
aQui: Quais são seus próximos passos?
Furlani: Após esses 100 dias iniciais, já estamos com novas metas que vão beneficiar a população e incrementar o desenvolvimento de nossa cidade. Estou muito satisfeito que o Projeto da Estação de Água da Região Leste está sendo agilizado. Esse é outro Compromisso que faço questão que vire realidade. A certeza é que a Prefeitura está atenta às necessidades da população e que eu estarei sempre presente nas ruas, nos bairros e nas comunidades da cidade.
aQui: 2026 tá logo aí. Quem o senhor deve apoiar como candidato à Alerj e à Câmara? E ao governo do Estado?
Furlani: Vamos dar tempo ao tempo e esperar para ver quem serão os pré-candidatos aos cargos que poderão melhor representar Barra Mansa e toda região Sul Fluminense. Mas não posso e não vou me omitir. Acho importante não esquecermos da importância do legado do trabalho realizado pelo ex- prefeito Rodrigo Drable nos últimos oito anos. E que ainda tivemos o privilégio de ter um governador que mais fez pelo desenvolvimento do interior em toda a história do estado do Rio e que ajudou e que continua ajudando na transformação de nossa cidade. Precisamos estar atentos para não errarmos e votar nos candidatos mais preparados para dar continuidade ao trabalho realizado e garantir que no futuro nossa cidade tenha o mesmo tratamento. Só nesses 100 dias iniciais, posso citar o asfaltamento do Jardim Marajoara, Nova Esperança, Santa Rosa, Ano Bom e Vila Ursulino – entre outros, além dos serviços que estão sendo realizados na Avenida Presidente Kennedy. Lembro também do Programa Limpa Rio, o reforço no policiamento no momento que a cidade precisava de ajuda e não posso esquecer que já atingimos a impressionante marca de quase 450 mil refeições que já foram servidas no Restaurante do Povo. Digo sempre e repito: quem tem parceiros tem solução!