‘O retorno’

0
351

VOLTA REDONDA: Granato se prepara para as próximas eleições

O ex-vereador Washington Granato, em entrevista exclusiva ao aQui, garante não estar afastado da política de Volta Redonda desde que deixou a Câmara, em 2020. Muito pelo contrário. Tem agido nos bastidores na tentativa de se firmar como provável candidato por um partido de direita nas eleições de 2028 para realizar um sonho antigo: subir a rampa do Palácio 17 de Julho como prefeito eleito. Antes, embora não admita abertamente, pode sair candidato à Assembleia Legislativa do Estado do Rio. “Ou como candidato à Câmara Federal”, diz, tentando esconder a estratégia. “Ele vai se lançar à Alerj”, garante uma fonte ligada a um partido de direita.  

Washington Tadeu Granato Costa foi vereador por cinco mandatos e já disputou uma eleição para deputado – em 2014 – e duas eleições – 2008 e 2020 – para prefeito de Volta Redonda. Já foi nomeado para diversos cargos tanto na máquina municipal quanto estadual, e, inclusive, foi secretário de Obras, por exemplo, do prefeito Neto. Hoje, eles não se bicam.

No final do ano, Granato sofreu um acidente em casa. Hoje, já está prestes a ter alta. “Foi um episódio inesperado, felizmente sem maiores consequências. Estou em recuperação, seguindo todas as orientações médicas, e a expectativa é de que comece, em breve, a fisioterapia, e posteriormente tenha alta, porém, tudo está ocorrendo dentro do previsto pelos profissionais que me acompanham. Aproveito para agradecer as mensagens de apoio e carinho que tenho recebido”, contou.

O braço esquerdo imobilizado não o prejudicou. “Desde que deixei a Câmara de Volta Redonda, eu tenho mantido uma atuação ativa na vida pública e política da cidade, dialogando com lideranças, acompanhando de perto os problemas do município e participando de debates importantes para o futuro de Volta Redonda. Paralelamente, também tenho atuado em alguns negócios particulares, porque na vida não se pode – e não se deve – parar. Isso faz parte de seguir em frente, aprender e continuar produzindo”, pontuou.

O seguir em frente inclui, é claro, a sua volta ao cenário político local. Há quem garanta que ele vai sair como pré-candidato à Alerj por um partido de direita depois de ter feito um acordo com Hermiton Moura, do Aliança Brasil, que teria desistido de se lançar para apoiar Granato nas próximas eleições – de 2026 e 2028. “Sobre uma eventual candidatura, digo que os convites são tanto para a Alerj quanto para a Câmara Federal. Só que, neste momento, estou analisando juntamente com meu grupo político os convites que têm surgido.

Há conversas e possibilidades, mas ainda não existe qualquer definição. Qualquer decisão precisa ser tomada com responsabilidade, pés no chão e pensando no projeto coletivo, não em vaidade pessoal. Por enquanto, é isso que posso dizer”, despistou.
Granato só não evita falar das eleições de 2028. “Já 2028 é outra história. Nesse cenário, sim, pretendo colocar meu nome à disposição dos moradores de Volta Redonda, se esse for o entendimento do grupo e da população. Sempre encarei a política como um instrumento de serviço, e isso continua guiando minhas decisões”, afirmou.

Indagado pelo aQui a respeito de como analisa suas chances para 2028 – quando o prefeito Neto e o irmão, o deputado estadual Munir Neto, não poderão se candidatar –, Granato foi bem realista. E otimista. “Quanto à sucessão municipal, especialmente em um cenário em que nomes como Neto e Munir não possam concorrer, entendo que teremos uma disputa aberta. Devem surgir candidatos já conhecidos da população e também novos nomes. Não acredito em uma eleição fácil ou definida em apenas um turno, ao contrário. Tudo indica que será uma disputa apertada e muito debatida”, avaliou. “Mas, como costumo dizer, muita água ainda vai passar por baixo da ponte. Essa é a leitura que faço hoje, com cautela, serenidade e respeito ao tempo da política”, finalizou.