Negócios & Lazer

Por Mateus Gusmão

Samuca pode implantar IPTU Progressivo

Sem qualquer alarde, o prefeito Samuca Silva (PV) está preparando a regulamentação da cobrança do IPTU Progressivo em Volta Redonda, o que sempre foi cobrado por movimentos sociais. Através do Decreto n° 4.241, publicado no ‘VR em Destaque’ de quinta, 9, o prefeito criou um Grupo de Trabalho para avaliar e regulamentar a questão do IPTU Progressivo. “Considerando tal temática para o desenvolvimento econômico e social do município de Volta Redonda”, destacou.

O IPTU Progressivo faz parte da legislação nacional e foi previsto no Plano Diretor de Volta Redonda de 2008. Nunca saiu do papel por falta de uma regulamentação. Por ele, a prefeitura pode ir aumentando progressivamente o valor anual do imposto de terrenos sem qualquer função. Isso pelo período de até cinco anos. Após esse prazo, se o terreno ainda estiver abandonado, sem função, a prefeitura pode desapropriá-lo e usá-lo para a geração de empregos, doando-o ou cedendo a uma empresa, por exemplo. Pode até construir parque, escola etc. Enfim, terá uma função.

Em Volta Redonda, vários empresários têm áreas bem ociosas, que servem só para a especulação imobiliária. Na mão de gananciosos não tem qualquer função social. Algumas são da CSN; outras são de poderosos – pelo menos assim se acham – empresários da cidade do aço. Se conseguir enfrentar os interesses dos latifundiários e especuladores, Samuca marcará um gol de placa…

 

Legislativo
Na próxima quinta, 16, às 18 horas, os 21 vereadores de Volta Redonda vão se reunir pela primeira vez no plenário da Casa de Leis. Darão início a um ano que tem tudo para ser quente, a começar pela votação das contas de 2011 do ex-prefeito Neto (PMDB), que receberam parecer contrário dos técnicos do TCE. Apesar dos acenos de paz de Samuca, os parlamentares querem manter independência e relevância do Palácio 17 de Julho. Muitos, que sonham em se candidatar a deputado ou a prefeito nas próximas eleições, vão chiar até de mato alto.

Candidato
Como o aQui antecipou, Munir Francisco deverá ser candidato a deputado estadual em 2018. Ele é irmão do ex-prefeito Neto, e acaba de criar um perfil novo no Facebook, feito por uma empresa de marketing.

Aproximação
Que o prefeito Samuca e o deputado federal Deley de Oliveira não se bicam, todo mundo sabe. Mas, segundo uma fonte, os dois estão prestes a deixar o orgulho de lado e podem se encontrar em breve. Deley, por exemplo, conseguiu mais de R$ 1 milhão de verbas para cinco projetos, de diferentes ministérios, para a cidade do aço. Poderia simplesmente tê-los ignorados politicamente. E não o fez.

Elogios
Quem está todo animado com a parceria com Deley é o prefeito Rodrigo Drable. “Além de destinar várias emendas para nossa cidade, o Deley ainda tem influência com outros deputados e pede a todos que apresentem emendas para Barra Mansa. Somos uma das cidades que mais receberá emendas esse ano”, comemora Drable.

Deixe uma resposta