Trabalho e filhos. Um dilema para muitas mulheres que decidem empreender ou continuar com a sua função profissional e se dedicar também à maternidade. Luzia Costa (37) é uma empresária de sucesso. Mãe de Kaio (17) e Renata (10), e CEO do Grupo Cetro (detentor das marcas Sóbrancelhas e Beryllos), ela supera diariamente as dificuldades da conciliação entre vida pessoal e profissional. Veja seu depoimento abaixo e se inspire:
“Comecei a investir em algo próprio por meu filho Kaio. Íamos toda semana na igreja, e eu não tinha dinheiro para a pipoca, por isso levava de casa. Quando ele reclamou que estava fria e pediu para trocar, foi o momento que tive certeza que precisava mudar a história dele. E então decidi fazer dinheiro.
E em todos os meus negócios, desde os biscoitos amanteigados, carrinho de lanches, lanchonete, pizzaria, eu me dividia em produzir os alimentos e cuidar dele, levando para escola, conciliando as brincadeiras e vendas, por exemplo.
Quando fui trabalhar no litoral norte paulista, já tinha também a Renata, e enquanto os dois brincavam na praia, eu fazia massagens. E, à noite, meu marido cuidava deles enquanto eu atendia as clientes a domicílio.
Os filhos são nossa base e nunca podem ser vistos como algo que é necessário se abdicar dos seus sonhos profissionais. No meu caso, foi o gás que eu precisava para mudar de vida.
Hoje o Kaio, com 17 anos, tem interesse e se dedica a conhecer cada setor da empresa e se prepara para assumir os negócios no futuro.
Para conciliar os filhos e o trabalho é necessário que você tenha um propósito e mostrar para os filhos o quanto é respeitável seu negócio, e eles terão o mesmo entusiasmo e até mesmo o reconhecimento do seu papel.
No meu dia a dia, eu sempre arrumo tempo de almoçar ou jantar com eles, saber como estão nos estudos, acompanhar a vida social deles e nunca deixo o trabalho consumir esse tempo precioso com a família. O meu negócio e meus filhos são os maiores prazeres da minha vida”.
Vindo ao encontro da história empreendedora de Luzia Costa, do setor de Beleza e Bem Estar, Leiza Oliveira, CEO da rede educacional Minds Idiomas, conta como fez nesses 10 anos como empreendedora para conciliar os dois filhos e as 70 escolas que tem ao mesmo tempo:
“Organização é a chave de tudo. O Erick já é moço hoje, tem 12 anos, mas tenho que acompanhar de perto os seus estudos. O meu menor, o Enzo, tem 6 anos e me demanda mais atenção e brincadeiras. No estudo ele é exemplar.
Como as minhas 70 escolas ficam nas 5 regiões do país, tenho que me planejar anualmente para visitar cada unidade. Tenho muito apoio da minha mãe nas viagens e, claro, falo com as crianças todos os dias. No começo foi difícil para ambos se acostumarem com as viagens, mas aos poucos, e com a minha atenção diária, foram aceitando. Acredito na divisão do tempo e nisso sou boa. Tem que ter foco, dormir 8 horas diárias e a disposição vem para o trabalho, lazer e para os meus pequenos”.