Nada a lugar nenhum

0
292

Furlani recebe ministro Renan Filho para visitar viaduto da Barbará

Na sexta, 16, com a edição praticamente fechada para impressão na gráfica do Diário do Vale, o aQui não pôde noticiar a visita que o ministro dos Transportes, Renan Filho, fez a Barra Mansa, onde foi recebido pelo prefeito Luiz Furlani e várias autoridades, como o prefeito de Volta Redonda, Neto, o de Piraí, Pezão, o deputado estadual Munir Neto, e o ex-prefeito Rodrigo Drable, entre outras. Todos, inclusive, estiveram no viaduto da Barbará que integra o projeto do Pátio de Manobras. A obra está praticamente pronta e, é bom lembrar, levou mais de 20 anos para ser concluída. 

Furlani reconheceu, inclusive, a importância histórica da conclusão das obras. E fez questão de lembrar que o Viaduto da Barbará era motivo de chacota. “As pessoas dos municípios vizinhos (Volta Redonda principalmente, grifo nosso) falavam que esse viaduto não servia para nada e não ia a lugar algum. A cidade ficou refém desse ‘meme’ por muitos anos, mas Deus é fiel e colocou as pessoas certas na hora certa para finalmente podermos concluir esse viaduto”, pontuou, mostrando guardar mágoas de um passado não tão recente. 

Renan Filho, ministro dos Transportes, aproveitou a deixa. “Quando não se entende o objetivo de uma obra, as pessoas podem achar que aquilo não vai servir para nada. Por isso, a gente precisa terminar as obras, não deixá-las pela metade. Uma cidade que tem o volume de cargas que Barra Mansa possui precisa resolver o conflito entre trens, carros e pessoas, estabelecendo uma convivência digna e garantindo espaço para novos investimentos. Independentemente do espectro político, a infraestrutura une as pessoas. Hoje, estamos vendo a alegria da população com o avanço e a finalização dos trabalhos”, comentou, sem atentar-se direito para o passado.

Após a visita ao viaduto que vai passar a ligar um lugar a outro, as autoridades percorreram a Rua Eduardo Junqueira, que também integra as ações do Pátio de Manobras e já teve grande parte de sua extensão revitalizada, com drenagem, pavimentação e trabalho paisagístico. Moradora da localidade há décadas, Rosa Maria Santiago de Souza, 76 anos, elogiou a transformação da área. “Nem tenho palavras. Quando passava trem aqui parecia que a casa ia cair. A cidade está maravilhosa. Melhorou muito a nossa rua. Eu não pensava que ia ficar bom assim”, comentou.
Foto: Gabriel Borges

Ô benção (I) 

Como o aQui tinha anunciado, a Prefeitura de Barra Mansa conseguiu efetuar o pagamento dos salários atrasados de dezembro aos cerca de 500 servidores inativos que estavam sem receber os seus benefícios. O pagamento aconteceu na segunda, 19, um dia antes do previsto e foi possível, segundo informações oficiais, por conta de um repasse antecipado feito pelo governo do Estado referente à verba de ICMS e IPVA. 

Ô benção (II)

O pagamento na segunda, 19, que virou ponto facultativo por conta do feriado de terça, 20, Dia de São Sebastião, pegou os aposentados de surpresa. É que eles já temiam que o dinheiro só fosse liberado na quarta, 21, quando os bancos voltariam a funcionar.  

Ô benção (III)

Apesar de ter quitado a dívida de dezembro, o prefeito Furlani continua sendo criticado pelo atraso no pagamento dos salários. E muitos temem por um novo atraso nos benefícios de janeiro, que, por lei, devem ser liberados até o 5º dia útil de fevereiro. Detalhe importante: uma fonte do aQui garante que a Prefeitura de Barra Mansa vai liberar o pagamento dos inativos dentro do prazo estabelecido. Ô benção!

Ô benção (IV)

A mesma fonte garante que as diferenças nos contracheques dos servidores da ativa – muitos receberam a menos – já foram sanadas. Só não explicou o que aconteceu.   

Empréstimo (I)

Na véspera do feriadão de São Sebastião, os vereadores de Barra Mansa foram convocados para uma sessão extraordinária. Embora o assunto fosse financeiro, não tinha a ver com o pagamento a aposentados e pensionistas. Teriam que analisar o pedido de um empréstimo bancário a ser feito pelo prefeito Luiz Furlani. Milionário, aliás. Da ordem de R$ 100 milhões.  

Empréstimo (I)

Segundo uma fonte do aQui, os recursos, se forem aprovados, serão utilizados na construção de uma ponte ligando a região da Vista Alegre à Via Dutra. O projeto não é novo. Foi iniciado no governo Drable. “A ponte será importante para a mobilidade urbana dos moradores da região da Vista Alegre, Vila Nova e Vila Maria, como também para o desenvolvimento econômico de Barra Mansa”, disse o ex-prefeito lá por volta de 2022, como mostra a foto da época. Ele até queria que a obra fosse inaugurada em 2023.

Empréstimo (II) 

“Estamos projetando uma área de desenvolvimento da cidade com a construção desta nova ponte. A partir de hoje, a gente começa a dedicar esforços para projetar e, a médio prazo, termos a construção da estrutura. A expectativa é que até meados de 2023 a obra seja iniciada”, explicou o ex-prefeito na época. 

Empréstimo (III)

O assunto voltou a dominar as atenções de Drable – hoje assessor do governador Cláudio Castro – e do prefeito Luiz Furlani. Detalhe importante: a primeira parcela do empréstimo só vai vencer, se a mensagem for aprovada pelos vereadores de Barra Mansa, 60 meses depois que o dinheiro cair na conta da prefeitura. Ou seja, cinco anos depois. Em 2031, se sair do papel ainda em 2026.       

Sangue

O Hemonúcleo de Barra Mansa volta a alertar a população sobre a diminuição dos estoques de sangue e reforça a necessidade de novas doações. No momento, o tipo O+ apresenta nível baixo, enquanto todos os tipos sanguíneos negativos (O-, A-, B- e AB-) estão em situação crítica. Os demais tipos positivos seguem com estoque considerado adequado para atendimento. “Precisamos muito da colaboração dos voluntários, especialmente dos doadores de sangue O+ e dos tipos negativos. A doação é um gesto solidário, rápido e seguro, que salva vidas e garante que o Hemonúcleo esteja preparado para atender quem precisa”, ressaltou a coordenadora do órgão, Thaís Mendes. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 7 às 11 horas, exceto feriados. Mais informações em (24) 3512-0788.

Alimentação

A Prefeitura de Barra Mansa abriu a Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinada à aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e de microempreendedores rurais para o atendimento à merenda escolar da rede municipal de ensino. As propostas podem ser entregues até o dia 3 de fevereiro, às 9h, com abertura dos envelopes às 9h01, conforme estabelecido no edital que pode ser acessado em https://portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br/

Carta aberta (I)

Um grupo de aprovados no concurso da Guarda Municipal de Barra Mansa, realizado em 2024, convocados em 2025, com posse marcada para 5 de janeiro de 2026, está protestando contra o fato de ainda não terem sido aproveitados. “(queremos) denunciar o abandono e a falta de responsabilidade da Prefeitura com a vida de dezenas de famílias”, explicam os futuros GMs. “Nos orientaram a pedir demissão ou exoneração (para assumir)”, completam. Muitos, garantem, fizeram isso.   

Carta aberta (II)

O grupo vai além. Revela que os aprovados foram orientados a retornar no dia 12 de janeiro. “Apenas três dias antes do início previsto, recebemos um e-mail comunicando a suspensão do concurso, sem diálogo, sem respeito, sem humanidade. Uma decisão fria e irresponsável que afeta diretamente 55 famílias que já haviam reorganizado toda a vida para iniciar essa nova etapa”, denunciam. “Estamos lutando por respeito, dignidade e justiça. Não pedimos favor, exigimos que o poder público assuma suas responsabilidades e repare os danos causados por sua própria negligência”, finalizam.

Carta aberta (III)

Procurada, a Prefeitura de Barra Mansa informou ao aQui que o concurso acabou sendo judicializado, o que impede o governo, até decisão final, de dar posse aos aprovados. A ação foi movida por um grupo que se sentiu prejudicado pelo fato de a prefeitura não ter adotado o mínimo de 20% dos aprovados para negros. Segundo o porta-voz do grupo, o deputado estadual Professor Josemar, o percentual de 20% seria o mínimo, e não o máximo.