O deputado estadual Munir Neto (PSD) visitou na manhã desta quinta, 16, a Associação Coletivo Azul (ACA), que atende pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Ele estava acompanhado pelo seu assessor especial, Rodolfo Levenhagem, que coordenou o encontro. A instituição atende cerca de 50 pessoas com autismo – entre crianças jovens e adultos – e seus familiares, funcionando como uma rede de apoio no município.
Munir conheceu as instalações e as condições de funcionamento da ACA, que foi fundada em 2018 pelo casal Kátia Rufino e Cláudio Márcio, pais de gêmeos com TEA e que hoje estão com 17 anos. “Nós estávamos buscando atendimento para os nossos filhos, e é muito difícil aqui em Pinheiral. Os autistas precisam de atendimento e estímulo contínuo, e no município, eles entram na fila comum. Quando fazem, por exemplo, 10 sessões de fisioterapia, voltam para o fim da fila, e por isso o tratamento acaba não tendo o resultado esperado”, relatou Katia Rufino, completando que Munir “foi o primeiro parlamentar que visitou a associação”.
Ela explicou ainda que a ACA Pinheiral foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Municipal em 2019, e por isso recebe apoio financeiro da prefeitura, mas não o suficiente para manter o funcionamento pleno da associação. “O atendimento dos profissionais é voluntário e o auxílio da prefeitura nos permite pagar somente parte do aluguel, o resto vem de festas, bingos, doações, tudo organizado junto com os familiares, de forma voluntária. Não temos como contratar profissionais”, completou.
Foi o suficiente para que Munir garantisse apoio a ACA Pinheiral, tanto que vai enviar uma emenda impositiva para a associação, garantindo parte dos recursos para o funcionamento da entidade. “Eu vou destinar uma emenda impositiva, garantindo os recursos, mas também colocamos nossa equipe para ajudar a montar uma estrutura para captar recursos, possibilitando a contratação de profissionais e melhorando atendimento para os autistas e os familiares”, disse, aproveitando para propor uma parceria da ACA Pinheiral com a Apadefi-VR (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda), por meio de Rodolfo Levenhagem, que é ligado à instituição. “A Apadefi vai ser parceira nos atendimentos, para ajudarmos no que pudermos a ACA Pinheiral”, destacou Munir.
O deputado, que é presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj afirmou ainda que irá realizar em breve uma audiência pública em Pinheiral, para discutir o atendimento no município. “Nós queremos debater o atendimento aos autistas e pessoas com deficiência no município, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Pinheiral, principalmente quem mais precisa. Com diálogo e parcerias, com certeza conseguiremos avançar cada vez mais”, avaliou Munir.
Apoio político
Munir aproveitou a agenda na cidade para se encontrar com o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Pinheiral, Rivalney Pedrosa, que passa a integrar o grupo de apoio do deputado no município, coordenado pela professora Sediene Maia, ex-secretária de Educação e ex-vice-prefeita. “São duas lideranças importantes para caminharmos juntos, buscando sempre o melhor para a população de Pinheiral”, justificou Munir.