O deputado estadual Munir Neto participou nesta quarta, 8, de uma reunião no Palácio 17 de Julho com o prefeito Neto para discutir a implantação do projeto “Espaço da Juventude” em Volta Redonda. O Secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, esteve presente e explicou que visitou o projeto – que funciona em alguns bairros do Rio de Janeiro – e estaria disposto a trazê-lo, o mais brevemente possível, para a cidade do aço.
“Nós visitamos o projeto no Rio e gostamos muito. Se encaixa perfeitamente na proposta da secretaria e da prefeitura, de trazer inovação e capacitação para os jovens de Volta Redonda”, afirmou Munir Filho, acrescentando que o projeto oferece cursos atualizados e voltados para a chamada Indústria 4.0, que busca integrar computação, robótica e inteligência artificial nos processos produtivos da indústria e do dia a dia.
“O Espaço da Juventude oferece dez cursos diferentes, como Informática para negócios, robótica, operador de drone, práticas de DJ, impressão 3D, design de games e programação móvel, entre outros. A expectativa é atender cerca de 150 alunos por mês, em quatro horários diferentes de aulas. O projeto é instalado em um container equipado com todos os móveis e equipamentos necessários para as aulas, e todos os cursos são voltados para a atuação direta no mercado de trabalho”, explicou.
O deputado Munir Neto afirmou que destinou uma emenda impositiva de R$ 500 mil para aplicação em projetos ligados à Juventude em Volta Redonda, acrescentando que o “Espaço da Juventude” atende a intenção do prefeito Neto e do secretário Munir Filho, de trazer projetos inovadores para o município.
“Eu destinei essa emenda para projetos da Juventude no orçamento de 2023, para 2024. A verba já foi liberada, e este projeto, onde um container é colocado em um local público – uma praça, por exemplo – com todos os equipamentos necessários para as aulas, se encaixa perfeitamente na proposta do prefeito Neto e do secretário Munir Filho, de trazer projetos cada vez mais inovadores para Volta Redonda”.
O prefeito Neto destacou o caráter inovador da proposta e aprovou a criação do projeto. “Inovem! Quero que Volta Redonda seja reconhecida pelos projetos inovadores e a secretaria de Juventude tem um papel fundamental nisso”, disse Neto, afirmando ainda que entre os locais em estudo para a instalação do projeto estão os bairros Santo Agostinho ou Vila Brasília.