O deputado estadual Munir Neto e o prefeito Neto se reuniram com superintendente da Apae-Rio, Márcia Carvalho, além da secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e representantes da Secretaria de Saúde de Volta Redonda. No encontro foram debatidos uma série de projetos a serem realizados nas áreas da Saúde e do Esporte. Uma das propostas é a implantação da detecção precoce da AME (Atrofia Muscular Espinhal), por meio do teste do pezinho.
“Como coordenador da Frente Parlamentar de Doenças Raras, já vinha conversando com a Apae-Rio – que processa todos os testes do pezinho feitos no estado – para a inclusão da AME no teste, possibilitando um diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Como a AME é uma das doenças raras que mais matam, essa medida pode salvar muitas vidas”, justificou Munir.
Márcia Carvalho disse que a escolha por Volta Redonda se deve pelo compromisso e a continuidade dos projetos de saúde pública no município. “Vimos a responsabilidade, o cuidado com as pessoas, e vislumbramos a possibilidade de trazer para cá projetos-piloto, principalmente pela continuidade que o município tem com os cidadãos”, afirmou.
Outro projeto em discussão é a detecção precoce da hipertensão em gestantes, um fator de risco para o surgimento da pré-eclâmpsia, uma condição na gravidez que traz muito risco para a grávida e o bebê. “A hipertensão em gestantes é o maior fator de encaminhamento para acompanhamento de gravidez de alto risco na rede de saúde pública municipal. E esse quadro pode evoluir para a pré-eclâmpsia, que é muito arriscada tanto para a mãe, quanto para o bebê. Por isso essa testagem e o diagnóstico precoce são muito importantes”, explicou a médica obstetra e ginecologista Juliana Monteiro Ramos, que também participou da reunião.
Olimpíadas da Apae
A superintendente da Apae-Rio também pensa em realizar em Volta Redonda uma etapa estadual das Olimpíadas da Apae. Motivo: O município já promove a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), tida como a maior competição do gênero no Brasil.
O prefeito Neto afirmou que todos os projetos serão avaliados “com muito carinho”. “Eu estou aqui com todas as mulheres que entendem de saúde feminina no nosso município. Então tudo que elas disserem para eu fazer, eu faço”, disse Neto, que agradeceu a escolha do município pela Apae, destacando o empenho do deputado estadual Munir Netto para trazer esses projetos para a cidade.