Casa Editorias Política ‘Mui amigo’

‘Mui amigo’

0
260

Maycon_abrantes (13)“Eu e o Joselito (Magalhães) estamos trabalhando para vetar isso aí”. A promessa, feita pelo vice-prefeito Maycon Abrantes (PV), gerou a mais nova polêmica entre integrantes do Palácio 17 de Julho e boa parte dos vereadores de Volta Redonda. Deixou ‘p’ da vida, principalmente, os que compõem o famoso ‘Grupo dos 7’, aliado a Samuca. É que Maycon enviou um áudio – ao qual o aQui teve acesso – para seus amigos empresários tentando acalmá-los diante de um Projeto de Lei do vereador Luciano Mineirinho (PR) que, se for aprovado, obrigará a classe a contratar idosos acima de 60 anos.

 

O PL ainda vai ser discutido na Câmara de Volta Redonda, mas o vice-prefeito já prometeu ao meio empresarial, comandado por Joselito, dublê de presidente da Aciap e secretário de Desenvolvimento do governo Samuca, que fará de tudo para que o mesmo seja rejeitado em Plenário. Se não conseguir, prometeu que Samuca vetará o Projeto de Lei dos idosos. Um verdadeiro fogo amigo.

 

Resultado: Luciano Mineirinho, que é da base aliada de Samuca, está cuspindo maribondos. Compadre de Samuca, Mineirinho não ficou satisfeito ao saber que Maycon e Joselito estariam armando contra seu PL, que tem o objetivo de obrigar as empresas instaladas na cidade – ou que venham a se instalar – a contratar pessoas acima dos 60 anos. Tem mais. Empresas com mais de 500 funcionários, segundo ele, deveriam ter, no mínimo, 1,5% de seus funcionários com mais de 60 anos. Já empresas entre 50 e 500 empregados teriam que ter 2% do seu quadro composto por idosos.

 

A proposta não agradou aos empresários ligados a direção da Aciap-VR. E alguns teriam questionado a postura dos verdes. Para acalmá-los, o vice-prefeito Maycon entrou em ação. “Isso na verdade é um projeto de lei de autoria do vereador Luciano Mineirinho, que ele está tentando ver se passa na Câmara. Vai ser levado em votação ainda. Mas eu e o Joselito (secretário de Desenvolvimento, grifo nosso), já estamos trabalhando para tentar vetar isso aí. Seria mais uma imposição do Poder Público sobre a administração privada”, avaliou Maycon, no áudio ao qual o aQui teve acesso.

 

Além de citar que iria trabalhar contra o PL dos idosos, Maycon foi além. Destacou que, mesmo se o projeto fosse aprovado, iria tentar fazer com que Samuca o vetasse. “Esta-mos trabalhando para não ser aprovado, e se for aprovado (vamos trabalhar) o prefeito também vê se não sanciona, tá bom? Mas isso é um projeto de autoria do vereador, que será discutido na Câmara ainda, para depois vir para a sanção do prefeito”, completou Maycon, que teria chegado a ser questionado se o projeto era de autoria do Palácio 17 de Julho.

 

O áudio de Maycon foi enviado ao aQui por uma fonte – que obviamente pede que seu nome não seja revelado. Segundo ela, o áudio foi divulgado em um grupo no WhatsApp formado por empresários. O problema é que Mineirinho também faz parte do grupo. “Depois que isso foi divulgado, todo mundo passou adiante, de grupo em grupo. Foi constrangedor para o Mineirinho isso”, avaliou a fonte, mostrando ainda uma mensagem onde Mineirinho reclama de Maycon Abrantes dizendo que o mesmo poderia ter conversado com ele sobre o projeto antes de dizer que iria trabalhar contra o mesmo.

 

Quem ficou a favor de Maycon e Joselito, como não poderia deixar de ser, foi Maurinho Pereira, também dublê de empresário e ‘assessor especial’ de Samuca.  Em um áudio de pouco mais de um minuto, Maurinho disse que Maycon e Joselito estão certos em ser contra o projeto dos idosos, assim como ele também estará. “Nós também fazemos parte do governo e temos um entendimento totalmente diferente (do vereador)”, disparou, salientando que Luciano Mineirinho deveria ter procurado os empresários e o governo antes de divulgar o projeto de lei.

 

Maurinho Pereira foi além. Bradou que Mineirinho, como vereador, faz parte do Fórum Empresarial e deu a entender que o vereador nunca poderia ter tido tanta liberdade. “Como ele lança um ‘troço’ contra as empresas e não comunica ninguém? Me desculpa o vereador, que gosto muito e tenho muito respeito. Porém ele é que falhou, não o vice-prefeito. O vice está certo, pois é um empresário sério e responsável com a classe empresarial, que é quem produz”, acrescentou o ex-candidato a prefeito nas eleições vencidas por Samuca. “O Maycon está certíssimo”, concluiu Maurinho.

 

O aQui, é claro, fez questão de procurar Luciano Mineirinho, que tem um escritório de contabilidade em Volta Redonda – e dos bons – para saber sua opinião sobre a pendenga com os integrantes do Palácio 17 de Julho. O parlamentar confirmou que ouviu os áudios e garante ter procurado Maycon para tratar do tema. “Fui falar com o vice-prefeito sobre isso. De fato, fiquei chateado com o áudio. Acho que ele não pode se meter nisso, ele tem muito trabalho na vice prefeitura e na Smac para realizar ao invés de se preocupar com a Câmara”, disparou Mineirinho, ressaltando que Samuca havia tomado conhecimento do caso. “Nós ainda não conversamos sobre o tema”, afirmou.

 

Entretanto, Mineirinho revelou que pediu à Câmara de Volta Redonda para que seu projeto seja arquivado. “Mas não por causa disso. Pedi o arquivamento porque fui alertado por três advogados que a proposta seria inconstitucional, portanto não teria sentido o PL continuar tramitando”, argumentou. “Mas já estamos preparando outro projeto para incentivar a contratação de pessoas com 60 anos ou mais na iniciativa privada. A ideia do projeto não morreu. Vamos buscar um caminho, seja dando incentivos para as empresas ou de outra forma, para estimular essas contratações”, concluiu. Então tá!

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp