A secretária de Educação de Volta Redonda, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção morreu neste domingo, dia 10, aos 61 anos. Tetê, como era carinhosamente conhecida, estava internada no Hospital da Unimed desde o início de junho, quando deu entrada com quadro suspeito de meningite. A doença acabou descartada, mas o estado de saúde se agravou e ela foi transferida no dia 20 de junho para a UTI. Tetê teve morte cerebral por volta das 14 horas de sábado, 9, e óbito acabou de ser confirmado pela família: .
“É com pesar que informamos o falecimento da nossa querida Tetê. A família agradece o apoio e as orações dos amigos e o empenho e tratamento de excelência de toda equipe de profissionais do Hospital Unimed. Nos últimos dias Tetê deu um exemplo de luta pela vida. Fica a lembrança de uma pessoa querida , mãe e esposa dedicada, amada pela família e por todos, bem como uma profissional competente, honesta e comprometida com a Educação”, diz a nota postada pelo marido dela, Luiz Paulo, sem revelar a causa da morte.
Tetê foi secretária de Educação por quatro vezes, todas no governo Neto. A primeira vez foi em 2005, depois em 2009, 2013 e 2021. Ela também presidia a Fevre, onde foi professora por 22 anos e diretora geral do Colégio Themis de Almeida Vieira entre 1998 e 1999. Graduada em Pedagogia e Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Volta Redonda, Tetê deu aulas de Língua Portuguesa e Inglesa nos colégios Themis e João XXIII por 15 anos – de 1983 a 1997.
Filha do ex-prefeito Nelson Gonçalves e irmã do ex-deputado estadual, Nelsinho Gonçalves, Tetê era casada com o piloto de aviação civil, Luiz Paulo Assumpção, desde 13 de setembro de 1986 – data da morte de seu pai. O ex-prefeito sofreu um infarto horas antes da cerimônia de casamento da única filha e o evento foi cancelado. Ela tinha um único filho, o subcontrolador da prefeitura de Volta Redonda, Thiago dos Santos Gonçalves Assumpção.
O nome mais cotado para substituir Tetê como secretária de Educação é o do diretor do Colégio Walmir de Freitas, Felipe Nóbrega. Desde a internação da titular, a pasta vinha sendo comandada pelo subsecretário de Educação, Júlio Cesar de Oliveira Cyrne