No início do ano, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, deu uma entrevista ao aQui e anunciou que a prioridade do seu segundo ano de governo seria a geração de empregos. Parece que os céus estão ouvindo as suas preces. É que depois de registrar um saldo positivo acumulado de 497 vagas no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE) até maio, e com a expectativa da abertura do shopping Park Sul, em outubro, gerando cerca de 3,5 mil empregos diretos, o cenário passou a ser positivo, na avaliação do Palácio 17 de Julho.
“Atrair empresas em momentos de retração de investimentos é algo quase impossível, mas ficar atento a cada indício de retomada das atividades, para incentivar a abertura de novos postos de trabalho, é essencial. Isso é o que estamos fazendo, sem nos esquecermos do apoio àqueles que desejam empreender e potencialmente serão empregadores em breve”, justificou Samuca sobre o momento atual.
Entre as futuras marcas do shopping Park Sul, a Havan se destaca por ser considerada uma das principais lojas de departamentos do Brasil. O presidente e o vice-presidente da empresa, Luciano Hang e Nilton Hang, respectivamente, visitaram a obra do empreendimento na semana passada. E, de acordo com a assessoria da marca, a loja em Volta Redonda vai gerar pelo menos 150 empregos. “As expectativas são as melhores. Estamos levando a Havan cada dia mais próxima dos nossos clientes”, disse por email ao aQui Nilton Hang, que também é diretor de expansão da Havan.
Grande aposta
A abertura do novo shopping é talvez uma das maiores apostas do governo Samuca para a geração de empregos na cidade do aço. Tanto que o prefeito participou da abertura da Rodada de Negócios, promovida pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo na terça, 26, na sede da Aciap-VR. “O objetivo da Rodada de Negócios é aproximar as empresas estabelecidas na cidade, permitindo contato direto entre empresas fornecedoras e os departamentos de compras de grandes corporações, incrementando assim os negócios”, explicou Samuca.
Outros pontos positivos para a geração de empregos na cidade, e que foram destacados por Samuca na abertura do evento, são a instalação do novo Sine (Sistema Nacional de Emprego), que irá funcionar na sede do programa “Na Hora” (antiga subprefeitura); o projeto ‘Rua de Compras’; e a Lei de Livre Comércio. “Volta Redonda está criando um novo ambiente de negócios, que vai proporcionar geração de emprego e renda”, emendou o prefeito.
Samuca aposta ainda na retomada do setor siderúrgico – lembrando que a CSN é a maior empregadora privada do município – e da construção civil, para reforçar a geração de empregos. Que assim seja!