quinta-feira, janeiro 23, 2025
CasaEditoriasJari debate qualidade do ar em Volta Redonda com presidente do INEA

Jari debate qualidade do ar em Volta Redonda com presidente do INEA

O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) esteve ontem, quarta, 7, com o presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Phillipe Campello, para tratar do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado pela CSN com o órgão, assim como o monitoramento da qualidade do ar em Volta Redonda. Jari lembrou que fez emendas impositivas para 2024 que destinam recursos para a compra de equipamentos para monitoramento da qualidade do ar no município e ainda para verificar a qualidade da água do Rio Paraíba.

“O controle da poluição do ar em Volta Redonda é uma das prioridades do meu mandato. Estive, mais uma vez, no INEA, onde fui muito bem recebido pelo presidente da instituição, para acompanhar e cobrar o cumprimento do TAC firmado com a CSN, principal poluidora do ar na cidade. Além disso, reforçamos a necessidade da diminuição do pátio de escória da empresa, que fica no bairro Brasilândia, em Volta Redonda, e da destinação correta do material retirado do local”, afirmou Jari.

O deputado também reforçou com o presidente do INEA a importância das emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual para 2024 propostas por ele. “Uma das emendas prevê a aquisição de estação automática de monitoramento da qualidade do ar a ser instalada em Volta Redonda. O objetivo é tornar mais eficiente o monitoramento das partículas sedimentadas (pó preto) na cidade, otimizando a avaliação da qualidade do ar. Além disso, proporcionar agilidade na comunicação com a população em caso de alerta”, explicou.

Jari ressaltou que o sistema será gerido pelo INEA e que na reunião ficou acertada a ida dele com representantes do INEA ao fabricante da estação de monitoramento do ar em Vitória (ES). “Vamos visitar a fábrica para conhecer de perto o equipamento e outras tratativas”, disse o deputado.
No encontro com Phillipe Campello, Jari também apresentou a emenda para implantação de uma plataforma avançada de monitoramento da qualidade da água a ser instalada às margens do Rio Paraíba. “O Rio Paraíba, com cerca de 1.150 quilômetros de extensão, percorre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e é responsável pelo abastecimento de água para uma população em torno de 15 milhões de pessoas, por isso a importância do investimento”, destacou.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp