Com o apoio da prefeitura de Barra do Pirai, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira lançou na segunda, 18, criou um polo do projeto Conexões Musicais no município. As aulas são totalmente gratuitas e ocorrem na Rua Paulo de Frontim, n° 192, no Centro. O principal objetivo do projeto é promover a integração social através do contato com a música, em especial a música instrumental. Dessa forma, a iniciativa espera abrir portas para o futuro de seus alunos e formar a primeira orquestra jovem de Barra do Piraí.
“Para mim é muito gratificante estar iniciando esse projeto em nosso município. Todos os pais devem estar muito felizes de ver o filho dando esse passo. Se o meu filho já tivesse idade, eu também o inscreveria neste projeto, visto que é uma oportunidade única para os jovens aprenderem e entrarem no caminho da música que, sem dúvida alguma, vai trazer muitos bons frutos para suas vidas e as de suas famílias, enchendo nossa cidade de orgulho, de poder ter a nossa orquestra se apresentando em todos os lugares”, disse a prefeita Kátia Miki durante o evento.
O Conexões Musicais oferece vagas nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, canto coral, musicalização, voz em cena e consciência corporal. As inscrições devem ser feitas no próprio polo de segunda a sábado, das 9 às 12horas. As turmas são divididas em três categorias: crianças (6 a 11 anos), adolescentes (12 a 17 anos) e adultos (18 ou mais).
O lançamento foi marcado por apresentações musicais de professores do projeto, a entrega dos instrumentos aos alunos e discursos de boas-vindas a todos os alunos e seus familiares presentes. “Estamos iniciando algo fantástico em nosso município, e eu não poderia estar mais feliz. Por meio de nossas parcerias, garanto que muitas outras novidades da cultura chegarão a Barra do Piraí”, finalizou Katia Miki.