Para discutir a relação entre educação e inovação, a ETPC – Escola Técnica Pandiá Calógeras promove na sexta, 29, o Seminário de Educação, sob o tema “Inovação e Criatividade em debate: protagonismo no processo educacional”. O evento será gratuito, voltado aos profissionais da educação, gestores, acadêmicos e estudantes. Para se inscrever, basta acessar o site da escola em www.etpc.com.br. É possível se inscrever para participar do evento completo ou apenas de um dos blocos.
Pelo quinto ano consecutivo, a ETPC coloca em pauta a necessidade de se repensar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os avanços tecnológicos contínuos exercem influência na educação, no mercado de trabalho e nas relações sociais. Dois nomes importantes no cenário nacional da educação foram convidados para falar sobre o assunto: José Motta Filho, Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino pela CORD International (Estados Unidos) e Luciana Santos, Pedagoga e Coordenadora Educacional da Rede Brasileira de Criatividade e pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais.
O primeiro bloco, com José Motta Filho, “A Educação para um mundo exponencial: formação de professores para as metodologias ativas de ensino, EdTechs Emergentes & Educação Disruptiva”, tem início às 8 horas. Entre os assuntos que serão abordados estão:
– Reflexão sobre o verdadeiro papel da escola do presente e do futuro, onde modelos convencionais de negócios são desconstruídos dando lugar a novos paradigmas de relações e comportamentos,
– Importância de construir um processo de ensino e aprendizado em conformidade com os desafios de um mundo em transformação; e
– Como os professores podem se reinventar a cada aula e planejar adequadamente os recursos para um ensino que potencialize o significado dos conteúdos e desperte o interesse dos alunos.
Já o segundo bloco, com Luciana Santos, “Criatividade e Fluência Digital: habilidades fundamentais para viver na 4º Revolução Industrial”, com início às 14 horas, abordará, entre outros aspectos:
– Apresentação do relatório “The Future Jobs”, apresentado no Forum Economic Mundial em 2016, que aborda o termo: “4ª Revolução Industrial”, alertando à crescente automação do trabalho como um desafio para os sistemas educacionais inovarem rapidamente, preparando as pessoas para um cenário mundial de trabalho com profundas transformações nas próximas décadas;
– Contexto da 4ª revolução industrial e o seu impacto no mundo do trabalho, destacando a Criatividade como o grande diferencial de valorização da inteligência humana sobre as máquinas.
Os interessados em participar do 5º Seminário de Educação da ETPC podem se inscrever pelo site: www.etpc.com.br até o dia 28. Para mais informações, ligue para a secretaria da ETPC em (24) 3340-5400.
5º Seminário da Educação – 29 de junho de 2018
Local: ETPC – Rua 62, nº 90, bairro Sessenta, Volta Redonda.