A comparação com a cena do clássico ‘Exterminador do Futuro’, de 1985, é inevitável: os mesmos óculos escuros, a cara de mau, o ator canastrão. Mas diferente do filme, onde, na sequência, Arnold Schwarzenegger solta a frase inesquecível – “I’ll be back” (‘Eu voltarei’, em português) – e invade a delegacia com um carro, no vídeo divulgado na Internet, a ameaça é outra. “Se bater de frente com a Guarda Municipal, o azar é certo”, diz o protagonista, o até então comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Dalboni. A performance de ator canastrão no vídeo – que de assustador só tem a música – causou a saída de Dalboni do cargo. Temporária, frise-se, mas que pode ser definitiva dentro de, no máximo, 15 dias, quando o prefeito Samuca Silva voltará a ter uma conversa com Dalboni.
Segundo uma fonte do aQui, o vídeo pegou Samuca de surpresa. Ele tem dito, inclusive, a amigos que pensou em demitir o comandante da GM, só não o fazendo por uma questão humanitária. É que Dalboni estaria tendo problemas de saúde, o que teria provocado o seu stress. Ele tem razão. Na filmagem, dirigida aos “vagabundos que não gostam de seguir a lei”, o ex-comandante da GMVR lembrou que hoje a Guarda Municipal, em todo o Brasil, “tem poder de polícia” e que vai fazer seguir a lei “nas ruas, nas praças, nas praias (em Volta Redonda?!, grifo nosso), nos campos”, exagerou.
A verdade é que o vídeo pegou mal, muito mal. E ao determinar o afastamento temporário do ex-comandante, Samuca decidiu dividir o comando da corporação entre dois subcomandantes: Rogério Nascimento e Rodrigo Muller. Os dois ficarão à frente da GM pelas próximas duas semanas. Podem até permanecer, mas a tendência, segundo uma fonte, é que o cargo seja entregue a um terceiro guarda municipal. Ou ao próprio Dalboni, se ele já estiver recuperado psicologicamente dos estragos feitos pelo vídeo.