“Grande parlamentar”

0
379
Screenshot

MORTE: Volta Redonda se despede de Paulo Conrado

 

Mateus Gusmão

Domingo, 8, foi um dia de chuva constante em Volta Redonda, assim como foram os dias que o antecederam e os seguintes, até quinta, 12. O ‘sol de verão’ nem deu o ar da graça. O clima foi melancólico, com o céu cinza predominando na cidade do aço. Nem a poluição da CSN era colorida. Só que a data se tornaria pior ainda por volta das 14 horas, quando começaram a circular as informações de que Paulo César Lima Conrado, o Paulo Conrado, aos 63 anos, havia morrido. Paulo faleceu realmente no Hospital da Unimed, em decorrência de um câncer de pâncreas metastático.

Conrado, para quem não sabe, elegeu-se vereador pela primeira vez em 1992, com apenas 29 anos. Não conseguiu se reeleger em 1996, mas não se afastou da vida pública. Retornou à Câmara em 2000, quando voltou a se eleger, e não parou mais. Foi reeleito sucessivamente em 2004, 2008, 2012, 2016, 2020 e 2024. Conrado exercia, portanto, seu oitavo mandato na Câmara de Volta Redonda, tornando-se um dos vereadores com maior número de mandatos na história do Legislativo local.

Ao longo da carreira, Conrado presidiu a Câmara por quatro vezes. Em uma das gestões, destacou-se pela postura austera, devolvendo aos cofres públicos mais de R$ 700 mil, valor posteriormente utilizado em benefício da população. Depois, seu feito foi copiado por outros parlamentares e Conrado acabou assumindo novamente a presidência da Casa de Leis em 2027.

A morte de Paulo Conrado foi anunciada no Instagram do próprio parlamentar, por meio de uma nota assinada pela família. “É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Paulo Conrado, ocorrido na tarde deste domingo, 8 de fevereiro. Paulo foi um pai dedicado, deixando dois filhos lindos, sua maior razão de viver. Homem público comprometido com Volta Redonda, construiu uma trajetória marcada pelo trabalho, pelo cuidado com as pessoas e por um legado inexpressável para a cidade”, dizia o texto. Paulo Conrado era divorciado e deixa dois filhos, Paula e Nathan.

Como não poderia deixar de ser, o velório aconteceu no plenário da Câmara de Volta Redonda, espaço onde o parlamentar passou grande parte de sua vida pública. Aberto ao público às 7 horas da segunda, 9, o velório eguiu até as 16 horas e contou com um culto ecumênico. Após a cerimônia, o corpo foi encaminhado ao Cemitério Portal da Saudade, onde ocorreu a cremação.

Atuação parlamentar

Pelo número de mandatos, pela experiência acumulada e pela habilidade política, Paulo Conrado se consolidou ao longo dos anos como um dos principais atores políticos de Volta Redonda. Foi líder de governo de dois prefeitos diferentes — Neto e Samuca —, presidiu a Câmara por quatro oportunidades e exercia forte influência junto aos demais parlamentares.

Entre as iniciativas das quais mais se orgulhava, estava a atuação em defesa dos direitos dos estudantes, como a Lei da Meia Entrada, além da articulação junto aos governos municipal e estadual para a implantação do polo do Cederj no município, beneficiando milhares de estudantes. Também foi autor da lei que instituiu o programa de castração móvel de animais domésticos.

Evangélico praticante, Paulo Conrado aprovou a Lei da Bíblia nas Escolas e o projeto que impede a aplicação da chamada “ideologia de gênero” nas unidades de ensino do município. Durante a pandemia da Covid-19, foi autor da lei que permitiu a doação de cestas básicas a alunos da rede municipal, beneficiando centenas de famílias. Também se empenhou na criação do convênio que possibilitou a distribuição da multimistura para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Homenagens ao vereador

A morte de Conrado gerou grande comoção no meio político volta-redondense e no Sul Fluminense. Tanto que seu velório atraiu diversas autoridades: quase todos os seus colegas parlamentares – como o atual presidente da Casa, Neném -; o prefeito Neto, que decretou luto oficial de três dias no município pela morte de Conrado; os deputados estaduais Munir Neto e Jari Oliveira, os ex-deputados estaduais Edson Albertassi e Nelson Gonçalves, entre outros. 

 

Confira abaixo alguns depoimentos sobre Paulo Conrado:

 

Prefeito Neto:

“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do vereador Paulo Conrado. Paulo dedicou parte importante de sua trajetória à vida pública e ao trabalho em favor de Volta Redonda, sempre com compromisso, presença e respeito à população. Sua partida deixa um vazio na Câmara Municipal e entre todos que conviveram com ele ao longo de sua história política. Decretaremos luto oficial no município e concederemos a Paulo todas as merecidas honras e homenagens”.

Deputado Munir Neto

“Paulo construiu sua trajetória na política com presença ativa na Câmara Municipal de Volta Redonda e dedicação às causas da cidade. Era um homem do diálogo, que acreditava na política como instrumento de serviço à população. Neste momento de despedida, deixo minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviveram com Paulo Conrado na vida pública e pessoal.”

Deputado Jari Oliveira

“Volta Redonda perdeu hoje o grande vereador Paulo Conrado. Fomos colegas na Câmara Municipal por três mandatos. Ao longo desses anos, dividimos debates, votações importantes e o compromisso diário de trabalhar pela nossa cidade. Reeleito diversas vezes, Paulo estava em seu oitavo mandato e deixa uma trajetória marcada pela dedicação ao Legislativo e pelo diálogo com a população. Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviveram com ele.”

Vereador Neném (presidente da Câmara)

“Hoje nos despedimos com profunda tristeza do amigo e colega Paulo Conrado. Foram vários mandatos trabalhando juntos, dividindo lutas, debates e o compromisso de servir a Volta Redonda com seriedade e respeito. Paulo foi mais do que um vereador atuante: foi um parceiro leal, um homem de palavra e alguém que deixou sua marca na história da nossa cidade. Sua ausência deixa um vazio imenso na Câmara e em todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ele.”

Vereador Renan Cury

“Com tristeza recebi a informação do falecimento do amigo e vereador de Volta Redonda, Paulo Conrado. Que Deus ampare a família e todos os amigos nesse momento de dor. Conhecia o Conrado como jornalista, e depois, no meu primeiro mandato, desenvolvi uma amizade com ele. Um cara do bem, que tinha como maior qualidade o amor por sua família.”

Vereador Betinho Albertassi

“Meu amigo, meu parceiro de bancada na Câmara de Vereadores de Volta Redonda, o vereador que mais me ajudou no meu início de mandato. O primeiro vereador a me homenagear quando ainda não exercia cargo público. Paulo Conrado hoje encontra o Pai. Minha eterna gratidão a tudo que você fez por mim e por toda a população de Volta Redonda.”