Grampos Barra Mansa

Vila Maria – O Saae-BM estará neste sábado, 16, promovendo a quinta edição do evento Saae Itinerante, que possibilita atendimento aos usuários de localidades distantes da sede da autarquia. O evento será das 9 às 14 horas na Rua João Batista Athayde (em frente ao Brizolão) na Vila Maria.

Quem quiser poderá usufruir de alguns serviços especiais como impressão de segunda via de conta, abertura de processos, ligação de água e atendimentos básicos, além de sanar dúvidas frequentes. O Saae também enviará equipes do setor de fiscalização, jurídico e limpeza urbana.

 

Vila Nova – Quem gosta de uma boa festa junina não deverá perder a chance de participar da tradicional festa caipira da Água Comprida, na Vila Nova. O evento começou ontem, sexta, 15, e termina amanhã, domingo, 17, na Praça Marcelo Fonseca Drable. Hoje, sábado, a programação começa às 20 horas, com a quadrilha da melhor idade. Já amanhã, domingo, as atividades serão iniciadas bem cedo, a partir das 8h30min com um festival de futsal da Escolinha Água Comprida.

A tradicional Festa Junina do bairro Água Comprida – Vila Nova completa este ano sua 10ª edição. Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, a cultura popular é e sempre será prioridade no município. “A base da formação da cultura barramansense é a cultura popular. É nosso compromisso manter viva a tradição de uma festividade como essa, que já acontece há dez anos, e fomentar cada vez mais com o que estiver ao nosso alcance”, afirmou.

Veja a programação do final de semana:

Dia 16 – Sábado – 20 horas – Apresentação do Grupo de Capoeira Ducarmarino; 21 horas  – Apresentação de dança de quadrilha; 22 horas – Show com Magia do Forró

Dia 17 – Domingo – 8h30min – Festival de Futsal Escolinha Água Comprida; 12 horas – Delicioso Almoço (Feijão Tropeiro) R$ 12; 15 horas – Estreia da Seleção Brasileira na Copa da Rússia; 17 horas – Animado Show de Prêmios; 19 horas – Apresentação de Dança de Quadrilha da Melhor Idade; e, 21 horas – Show com a Banda Moda Universitária.

 

Estamos em Obras – O que uma obra pública inacabada pode trazer à tona? Eleições por vir, políticos com desejo de grandeza, funcionários públicos e obreiros, cidadãos e a imprensa, todos envolvidos numa só questão – as relações de poder. Esse é o gancho do mais novo espetáculo autoral do ‘Coletivo Sala Preta’, que fará um ensaio aberto da peça amanhã, domingo, 17, às 11 horas, no bairro Bom Pastor, em Barra Mansa (RJ). A apresentação é gratuita.

 

Lazer – As Avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano foram tomadas por um bom público para a 6ª edição do Domingo de Compras da prefeitura de Barra Mansa. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, o destaque do dia ficou por conta da programação de lazer. Ou seja, compras mesmo, que é bom, nada.  “Por conta das atrações culturais, muitos trouxeram a família inteira para a rua. Dá para ver que as pessoas estão satisfeitas, felizes”, justificou.

 

Perseguição – Há quem garanta que os desentendimentos entre o prefeito Rodrigo Drable e o vereador de oposição Thiago Valério deixaram de ser políticos. Estariam descambando para o lado pessoal, com demissões de pessoas ligadas ao parlamentar. Calma, gente, calma. 

 

Reflorestamento – Preocupado com a preservação das nascentes e do meio ambiente, o prefeito Rodrigo Drable, o coordenador do Programa Limpa Rio, da secretaria estadual de Meio Ambiente, Luiz Antônio Corrêa, e o presidente do Inea, Marcos Lima, lançaram na sexta passada o Projeto Águas de Barra Mansa. Durante o evento, o deputado André Corrêa falou da importância do plantio de árvores para a produção de águas. “Há cerca de dois anos o estado do Rio enfrentou uma das piores secas de sua história. Para evitar que episódios como este se repitam, estamos investindo neste programa de recuperação dos mananciais de água”, afirmou. Ele não sabe que a previsão para este ano é pior ainda. Vai faltar água, garante o presidente do Saae-BM, Fanuel Fernando.

O prefeito Rodrigo Drable estava feliz pela realização de um sonho. “Quero ressaltar que o Projeto Águas de Barra Mansa, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica aqui no Parque da Cidade, é a concretização de um sonho. Idealizamos transformar essa área de 100 mil metros quadrados, adquirida pelo município há cerca de 18 anos, em um espaço de convergência para a sociedade, com equipamentos de cultura e lazer. Já concretizamos o campo de grama sintética, pista de skate e quadras esportivas. Também queremos criar uma área de contemplação do Rio Paraíba do Sul, além de uma pista de caminhada sustentável, promovendo relações harmônicas do ser humano com o meio ambiente”, frisou o prefeito.

No decorrer do evento, 11 produtores rurais das localidades de Rialto ao Centro da cidade foram agraciados com o título de Protetor Rural. Na sequência, foi iniciado o plantio de espécies, como angico, ipê amarelo, pitanga, quaresmeira, abricó-de-macaco, urucum e aroeira. Outros tipos de mudas, como ingá ferradura e cipó, sangra d’água, urucana, paineira, imbiruçu, camboatá e pau-brasil serão utilizados na zona rural nas propriedades que aderiram ao Águas de Barra Mansa.

Atualmente Barra Mansa tem 5.398 hectares de cobertura de Mata Atlântica. Com o plantio das 50 mil mudas, em aproximadamente dois anos, este percentual se elevará para 5.432,6 hectares.

Deixe uma resposta