Na Alerj – O deputado Christino Áureo reassumiu na quinta, 5, seu mandato na Assembleia Legislativa após ter passado o ultimo ano à frente da secretaria estadual da Casa Civil e de Desenvolvimento Econômico. ”Existem várias formas e modelos de servir as questões públicas. Uma forma é estar aqui na Alerj, votando e produzindo leis, outra é como tenho feito com frequência, estando presente na estrutura de governo. Sei que a população escolhe seu representante com a certeza de eleger uma pessoa preparada para passar pelas dificuldades e superá-las. Tenho a consciência e tranquila de que cumpri com que meus apoiadores esperavam de mim. Trabalhei duro para cumprir com meu dever e com as responsabilidades assumidas. Agora vamos trilhar uma nova jornada. Quero agradecer a confiança do governador Pezão e toda equipe. Estou pronto para enfrentar novos desafios”, disse, referindo-se ao fato de ser pré-candidato a deputado federal.
Hospital Regional (I) – Embora fosse um dos convidados de honra para a reinauguração do Hospital Regional, localizado em Volta Redonda, o prefeito Rodrigo Drable simplesmente ignorou o evento, que contou com a participação do governador Luiz Fernando Pezão. Detalhe: mandou avisar que não iria. E não foi.
Hospital Regional (II) – Entre os motivos para não participar da reinauguração da unidade, Rodrigo Drable teria confidenciado a amigos que não concordou com o fato da gestão do Hospital Regional ter sido entregue a uma OS (Organização Social). É a velha história do “A cavalo dado não se olha os dentes”. Se alguém duvidar, é bom ler a reportagem sobre as Os nas páginas 14 e 15 desta edição.
Alerj (I) – Na quinta, 5, o prefeito Rodrigo Drable reuniu mais de 12 presidentes de partidos políticos de Barra Mansa para defender a união do grupo em torno de apenas um candidato a deputado estadual para as eleições de outubro. E não escondeu de ninguém que o nome preferido dele é o do presidente da Câmara, Marcelo Cabeleireiro.
Alerj (II) – Para Rodrigo, segundo uma fonte, é hora de Barra Mansa eleger alguém para representar o município na Assembleia Legislativa. “Sem a união dos políticos, Barra Mansa continuará abandonada”, teria dito. Faz sentido.
Federal – Quanto à Câmara, Rodrigo deixou claro aos presidentes dos diretórios dos partidos políticos de Barra Mansa que não poderá trabalhar por apenas um deles, como é o caso de Marcelo Cabeleireiro, seu preferido. “Somos amigos do Deley, entre outros. Muitos estão nos ajudando bastante e não podemos esquecê-los”, justificou. Faz sentido.
Visita (I) – Antes de se reunir com os marmanjos da política, Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima Lima receberam na quinta, 5, a visita de 82 alunos do terceiro ano, da Escola Sesi (ver foto). No gabinete, os alunos questionaram o prefeito sobre diversos temas. Lucas Emanoel perguntou se Barra Mansa ficou melhor após a sua posse. “Quando chegamos aqui na prefeitura os servidores estavam com os salários atrasados. Sabe quando o papai e a mamãe trabalham e não recebem seus pagamentos. Então, era assim que a prefeitura estava. Conseguimos resolver esta situação e estamos trabalhando muito para que cada dia a situação da cidade melhore um pouco mais”, disse o prefeito, cutucando seu antecessor, o comunista Jonas Marins.
Visita (II) – A segurança (ou a falta dela) foi o assunto abordado por Ana Carolina. Rodrigo não perdeu tempo e disse que está organizando a cidade e estruturando a Guarda Municipal. “A guarda não tinha viaturas para realizar as rondas escolares. Adquirimos veículos e equipamentos visando afastar a presença de supostos traficantes do entorno das escolas”, acrescentou.
Visita (III) – Antes de se despedir dos pequenos alunos. Rodrigo respondeu a Júlio e Luan Antônio sobre a Saúde. “Nossa UPA atende em média 500 pessoas por dia, os postos de saúde estão em funcionamento e com medicamentos disponíveis. Também trouxemos o setor administrativo da secretaria de Saúde para o Centro Administrativo, que tem seis andares e apenas três eram ocupados. Estamos desocupando os imóveis alugados, gerando economia para o município. Para se ter idéia neste prédio trabalha aproximadamente 400 funcionários. É daqui que administramos as 72 escolas do município, a UPA, o Hospital da Mulher e todos os postos de saúde”, detalhou.
Escola (I) – No mesmo dia a equipe de Rodrigo foi surpreendida por um fato isolado que aconteceu na Escola Municipal Eliete Ferreira, onde um ventilador de teto se soltou e caiu sobre um aluno. Em nota oficial, a secretaria de Educação contou que prestou toda a assistência ao aluno ferido pela queda do ventilador na sala de aula da escola situada no bairro Vista Alegre. “O menino de sete anos, estudante do 2º ano, foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia em Barra Mansa acompanhado da diretora da unidade escolar, Janete Aparecida da Silva, e dos pais, onde recebeu os primeiros socorros, como realização de exames e curativo”, informou. “O secretário de Educação Vantoil de Souza foi até o hospital e se colocou à disposição da família e afirmou que a secretaria arcará com todas as despesas referentes ao atendimento médico. Mais tarde, ele entrou em contato com a mãe ratificando o apoio da escola. O aluno já foi liberado e passa bem. A vice-prefeita de Barra Mansa Fátima Lima está acompanhando o caso de perto e prestando todo apoio necessário à família”, acrescentou.
Escola (II) – Na Nota Oficial, a prefeitura de Barra Mansa informou que todos os ventiladores de teto da escola foram retirados e estão sendo substituídos por ventiladores de parede. “Posteriormente todas as salas serão equipadas com ar-condicionado”, prometeu, adiantando que será feita uma verificação em todas as unidades escolares do município. “As escolas serão beneficiadas através do programa municipal Escola Legal que destina recursos para manutenção preventiva e corretiva, entre outras ações”, explicou.
Escola (III) – Segundo investigações preliminares realizada pela gerência de Manutenção Escolar da secretaria de Educação, a causa do acidente foi devida à quebra de um pino de sustentação sob a canopla de proteção do ventilador, que estava em bom estado de conservação e não apresentava defeito. Detalhe: a prefeitura contabiliza a existência de 1.500 ventiladores de teto em funcionamento nas escolas da rede municipal de Ensino. E só um deles apresentou problemas.
Empregos – Barra Mansa fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 23 novos postos de trabalho com carteira assinada, puxados pela administração pública (32) e serviços (25). No lado negativo, comércio (-19) e construção civil (-10), reduziram seus efetivos.
Brucelose – A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa já iniciou a primeira etapa da campanha de vacinação gratuita contra a brucelose. A vacina é obrigatória e deve ser aplicada em bezerras com idade entre três e oito meses. A meta é visitar cerca de 150 propriedades rurais dos cinco distritos existentes – Amparo, Rialto, Santa Rita de Cássia, Antônio Rocha e Floriano – e imunizar mais de 800 fêmeas dessa faixa etária.