terça-feira, janeiro 21, 2025
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

TAC
Na terça, 14, o secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, Daniel Abreu, reuniu-se com o presidente do Detro, Leonardo de Lima Matias (ver foto), para pedir que o órgão fizesse uma intervenção na Viação Agulhas Negras por conta do péssimo serviço que a empresa tem prestado nas linhas de ônibus intermunicipais entre a Região Leste de Barra Mansa e Volta Redonda. Voltou com a promessa de que a empresa terá 45 dias para acabar com as queixas. “O presidente do Detro nos informou que será feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em que a empresa terá obrigações a cumprir nos próximos 45 dias. Caso ela não cumpra as obrigações previstas, será feita uma intervenção e trocada a empresa”, acrescentou Abreu.

Posse
O prefeito Luiz Furlani empossou os novos membros do Conselho Municipal de Previdência Social de Barra Mansa, formados por representantes do Poder Executivo, da Administração Direta e da Administração Indireta, dos Inativos e da Câmara Municipal. O mandato será para o biênio 2025-2026. A presidente do Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam), Denise Gomes, destacou que os trabalhos seguirão em conjunto. “É uma responsabilidade muito grande, mas eu quero desejar as boas-vindas ao novo Conselho. Destaco que em plena posse a gente ter a maioria dos membros certificados demonstra o nosso compromisso e a responsabilidade com a questão previdenciária no nosso município. Desejo que seja um mandato de sucesso e parceria”, frisou. Todos os detalhes sobre o Fundo de Previdência Social de Barra Mansa podem ser encontrados no Portal de Transparência da Prefeitura de Barra Mansa, por meio do link: https:// p o r t a l t r a n s p a r e n c i a . barramansa.r j.gov.br/ conselho-municipal-de- previdencia-social

Parceria
O prefeito Luiz Furlani tem mantido bons contatos nos seus primeiros dias de governo. O objetivo é promover o desenvolvimento de Barra Mansa. Um deles é com o deputado estadual Munir Neto, com quem o prefeito se reuniu na segunda, 13. Munir esteve também com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte, para discutir as obras de ampliação da sede da SMASDH. “O Munir é nosso parceiro e o deputado se comprometeu a levar todas as nossas demandas – de todas as Secretarias – ao governo do Estado”, comentou Furlani. “Pedimos, por exemplo, para ele trazer o programa ‘RJ para Todos’ para Barra Mansa. E ele trouxe”, exemplificou.

Ação Social
No encontro com a primeira-dama, que é a titular da SMASDH, Munir ouviu alguns pedidos prioritários. “Estamos construindo um novo centro administrativo para a Secretaria, e vamos passar a abrigar também o Conselho Tutelar, a Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência. Também vamos buscar novas instalações para o Centro Pop. Além de todas essas melhorias, é importante sempre buscar referências em projetos que deram certo. Por isso, já agradeço a disponibilidade do Munir em nos acompanhar nos próximos dias, quando iremos conhecer a estrutura e os equipamentos públicos de Volta Redonda”, disse Joseane, que arrancou a seguinte promessa de Munir. “Todo projeto que deu certo em Volta Redonda nós vamos tentar trazer para Barra Mansa, principalmente em relação à Terceira Idade. Toda demanda que a Prefeitura de Barra Mansa tiver, em relação ao Governo do Estado, nós vamos ajudar. Vamos iniciar na Assistência Social, buscar mais autonomia da Secretaria com otimização do Fundo de Assistência Social, trazendo verbas federais e estaduais. Mas também no Esporte e em outras áreas. Nós vamos procurar todas as secretarias do Governo do Estado para levar as demandas”, enfatizou.

Denúncia
Na tarde de terça, 14, o deputado estadual Jari Oliveira fez uma denúncia nas suas redes sociais de que  os trabalhadores de uma empresa terceirizada, contratada pelo governo do Estado para tocar as obras de canalização do Córrego Laranjeiras, em Barra Mansa, estariam trabalhan- do sem carteira assinada. Pena que Jari não tenha revelado o nome da empreiteira e nem tenha levado o caso ao Ministério do Trabalho. “Fiquei muito preocupado ao receber relatos dos trabalhadores, alguns com quase um ano de trabalho sem ter a carteira assinada. Eles atuam na obra sem garantia trabalhista, se têm algum problema de saúde sofrem descontos no salário, e não receberam décimo terceiro salário”, detalhou.

Meio Ambiente
A prefeitura de Barra Mansa realizará, no próximo dia 22 de janeiro, a 10ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento será no Parque da Saudade, das 8 às 14 horas. As inscrições estão abertas até a próxima segunda, 20, pelo link: www.docs. google.com/forms/d/e1FA I p Q L S e I Z l s H q m e 0 R1mHqM4IHEy2qYT7t7e- loWqv0QEj3-eeyJiHw/ viewfor m?usp=dialog. Podem participar pessoas acima de 16 anos.

Saúde
Na manhã de segunda, 13, o prefeito Luiz Furlani visitou o Ambulatório de Especialidades Médicas da Região Leste. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Sérgio Gomes, e pelo vereador Deco, observou o funcionamento da unidade e conversou com funcionários e pacientes que aguardavam atendimento. E voltou a reforçar que a saúde será prioridade do seu governo. Acabou anunciando a des-centrali- zação dos serviços laboratoriais. “Vamos levar os exames laboratoriais para todas as regiões da cidade. Atualmente o serviço é feito só no Ano Bom”, comparou. “A primeira localidade que irá ofertar o atendimento é a Região Leste, no Ambulatório de Especialidades Médicas, que, a partir de terça, 14, já terá as primeiras coletas de sangue”, garantiu. A coleta de exames laboratoriais no Ambulatório de Especialidades Médicas acontecerá de segunda a sexta, das 7 às 9 horas, por ordem de chegada. O paciente deverá apresentar receituário da rede municipal e cartão do SUS. A unidade fica localizada na Rua João Xavier Itaboraí, 96, no Boa Vista.

Reajuste (I)
Para reforçar os atendimentos com médicos especialistas, a Prefeitura de Barra Mansa decidiu aumentar os valores repassados aos profissionais por consulta. Será da ordem de 83%. “Com esse reajuste, nós confirmamos o nosso empenho, pois, valorizando a classe médica, valorizamos o atendimento prestado. Dessa forma, a nossa população ganha com consultas mais humanizadas e de qualidade”, crê Furlani.

Reajuste (II)
“Em média, cada especialista atende até 200 pacientes por mês e nós temos atendimentos especializados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Centro e também algumas especialidades nas policlínicas da Vila Nova e Boa Sorte e no Ambulatório da Região Leste. Esse aumento no repasse vai nos proporcionar ampliar a oferta de especialistas e, consequentemente, de consultas”, garantiu o secretário de Saúde, Sérgio Gomes.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp