Drones
O projeto ‘Sul Fluminense + Empreendedor’ está com inscrições abertas para o curso gratuito de operador de drone, a ser realizado entre os dias 2 e 6 de fevereiro, no campus Aterrado do UniFOA. As aulas presenciais serão das 8h30min às 11h30min e vão preparar os participantes não apenas para operar drones, mas também para transformar o conhecimento técnico em uma fonte sustentável de renda. A iniciativa conta com a parceria da Agência Besouro de Fomento Social, que usa a metodologia By Necessity para capacitar empreendedores. As inscrições podem ser feitas pelo link. Sul Fluminense + Empreendedor | Turma 02 | 02/02 a 06/02
Aman
A Academia Militar das Agulhas Negras realiza na quarta, 28, às 11 horas, a solenidade de passagem de comando do general de Brigada Marcus Vinícius Gomes Bonifácio para o general de Brigada Igor Lessa Pasinato.

Relembrando
O futuro do Escritório Central da CSN, tema de reportagem especial na página 7 desta edição, vem sendo especulado desde o ano de 2004, quando a direção da siderúrgica começou a desativá-lo, transferindo o centro do poder para São Paulo. Em fevereiro de 2018, o ex-prefeito Samuca Silva (ver reprodução) chegou a oferecer R$ 80 milhões no intuito de comprar o prédio para a Prefeitura de Volta Redonda. Coisa de doido.
Política (I)
A reportagem do aQui mostrando o nome do ex-prefeito Gotardo como um dos prefeitáveis para 2028 viralizou nas redes sociais. Foram mais de 76 mil visualizações e centenas de comentários nas redes sociais. Figuras ilustres da política local curtiram a publicação, como América Tereza e Luís Soró. As reações foram as mais diversas. Gotardo, por exemplo, foi aplaudido e xingado. Teve internauta defendendo a volta até de Samuca, outro ex-prefeito.
Política (II)
Alguns leitores aproveitaram para defender outros nomes para 2028. Jari, deputado estadual, foi um deles. Renan Cury, vereador, também. Até o nome de Zoinho, ex-deputado federal e atual vereador, foi citado. Já o engenheiro Sebastião Faria, que pode sair como candidato de Neto, foi muito defendido.
Política (III)
O ex-vereador Luís Soró discordou de todos eles. Para ele, chegou a hora de uma mulher comandar os destinos de Volta Redonda. “Cada prefeito teve e tem a sua história, todos homens. Penso que é chegada a hora de uma mulher ocupar a prefeitura, fazer parte da história da cidade. E até o momento nossa cidade nunca elegeu uma mulher como prefeita. Nomes na cidade tem, Márcia Cury…”, escreveu.
Política (IV)
Como na internet vale tudo, uma leitora chegou a propor o nome de Paulinho do Raio-x. Um gaiato foi além. Sugeriu o nome de Trump, presidente dos EUA. Bem fez outro internauta, que achou a solução para 2028: “O melhor é Jesus Cristo”. Vixe Maria! Leia outros comentários e deixe sua sugestão em nossas redes sociais.
Ato
Glória Amorim, secretária de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos do governo Neto, está convocando a população para um ato público a ser realizado na próxima terça, 27, a partir das 13 horas, na praça do Palácio 17 de Julho. O intuito é protestar contra os casos de feminicídio que têm ocorrido na região, em especial em Volta Redonda. “A violência contra as mulheres não é um problema individual. É uma ferida social aberta, que sangra todos os dias diante dos nossos olhos e que exige posicionamento, coragem e ação coletiva. O silêncio, a indiferença e a naturalização dessa violência também matam”, pontua. “Por todas as mulheres que já não podem mais falar, por todas as que ainda precisam viver, Volta Redonda precisa se levantar”, dispara.

Senado
Como o aQui revelou na edição 1489, o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), pode mesmo deixar o cargo para sair candidato ao Senado. Após Flávio Bolsonaro decidir disputar a presidência da República, Canella ficou animado em fazer dobradinha com Cláudio Castro. Se isso se confirmar, quem deverá assumir a Prefeitura de Belford Roxo é a atual vice-prefeita, Mariana Malta (UB). Jovem advogada, ela é volta-redondense, sobrinha de Maurício Monteiro da Silva, o Porreca, que morreu em 2021, vítima da Covid-19. Porreca foi um dos mais próximos assessores do prefeito Neto.
‘Mandato-tampão’
Um novo nome surgiu com força nos bastidores da política fluminense como candidato para a eleição indireta que deverá ser feita pelo TJ quando o governador Cláudio Castro deixar o cargo. Trata-se de Douglas Ruas (PL), deputado estadual, atual secretário estadual de Cidades. Ele é filho do prefeito de São João de Meriti, Capitão Nelson, e estaria sendo indicado por Flávio Bolsonaro para o cargo. Sentado na cadeira de governador interino e com mais visibilidade, pode sair candidato do partido contra Eduardo Paes (PSD).
Descanso
O deputado estadual Munir Neto (PSD) resolveu tirar uns dias de merecido descanso antes do retorno ao batente, em fevereiro. Está curtindo férias em Cabo Frio.
Reforma
A Prefeitura de Volta Redonda vai reformar os campos de grama sintética da cidade. A licitação para contratar a empresa responsável será em 5 de fevereiro. Detalhe: o valor ultrapassa a marca de R$ 500 mil.
Sangue
A família de Daiane Menezes dos Santos Reis, 36, está fazendo um apelo por doação de sangue ao Hemonúcleo de Volta Redonda, que fica anexo ao Hospital São João Batista. A moça foi vítima de tentativa de feminicídio na quarta, 21, e está internada em estado grave. Ela foi atingida por tiros no peito, abdômen e braço. O suspeito de cometer o crime é um policial militar, de 39 anos, que seria ex-companheiro de Daiane. Ele está preso.
Trânsito
O vereador Zoinho de Oliveira (Rep) protocolou, durante o recesso legislativo, um projeto de lei que institui o Programa de Campanha Educativa para a Segurança de Ciclistas e Motociclistas. A previsão é de que a apresentação e a votação em plenário aconteçam ainda em fevereiro. A proposta tem como objetivo promover a conscientização, a segurança e a convivência harmoniosa no trânsito, diante do aumento expressivo de acidentes envolvendo motocicletas e bicicletas no município. Segundo a justificativa do autor, ciclistas e motociclistas estão entre os usuários mais vulneráveis das vias públicas, enfrentando falta de infraestrutura adequada, ausência de sinalização específica e desrespeito às normas de trânsito.
Puxa-saco
Quem fez aniversário na última segunda, 19, foi o vice-prefeito Sebastião Faria, que completou 86 anos em plena atividade. Diversos políticos, vereadores e lideranças comunitárias aproveitaram suas redes sociais para dar parabéns a Faria. É muito carinho, claro. Mas também a tentativa de ficar bem com o homem que comanda o principal hospital da cidade, o São João Batista.
Visita
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) visitou na terça, 20, a sede da Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, ao lado do presidente Geraldo Vida e do diretor de comunicação, Sérgio Luiz. “Tivemos a oportunidade de conhecer toda a estrutura da entidade, os serviços prestados aos associados e, sobretudo, de colocar nosso mandato à disposição para contribuir com o fortalecimento da AAP-VR e a defesa dos direitos dos aposentados”, destacou Jari, sublinhando que sua atuação na Alerj é sempre em defesa dos aposentados. “Temos histórico de voto contrário a qualquer medida que coloque em risco o pagamento dos benefícios e nos posicionamos firmemente contra a utilização dos recursos do Rioprevidência para outros fins que não sejam o pagamento dos inativos e pensionistas”, completou.

