Eleições
Fernando Jordão, ex-prefeito de Angra dos Reis, pré-candidato a deputado federal, vai apostar alto para obter uma boa votação em Volta Redonda. É que ele está praticamente fechado com um poderoso cabo eleitoral ligado ao prefeito Neto.
Turistas (I)
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, usou a máquina oficial para se promover junto ao eleitorado fluminense, liberando release aos jornais sobre o fato de o Rio de Janeiro, segundo ele, nunca ter recebido tantos turistas internacionais em um só ano! “Entre montanhas, mar e cultura, desembarcaram no estado fluminense 2.196.443 turistas internacionais ao longo de 2025, consolidando sua posição como uma das principais portas de entrada do Brasil para visitantes estrangeiros. Para se ter uma ideia, o crescimento foi de 43,7% se comparado ao acumulado do ano anterior, quando desembarcaram 1.528.133”, escreveu. Ou seja, Freixo simplesmente ‘ignorou’ o trabalho desenvolvido pela Setur (Secretaria Estadual de Turismo), que é comandada pelo deputado Gustavo Tutuca, para atrair os turistas ao estado do Rio. Pegou mal para Freixo.
Turistas (II)
Freixo chegou a detalhar que em dezembro desembarcaram no estado do Rio exatos 223.515 turistas internacionais, um crescimento de 32% com relação ao mesmo período de 2024. “O Rio está mostrando que é muito mais do que beleza. Estamos revelando sua diversidade, com ecoturismo, cultura de periferia, afroturismo, gastronomia e um interior cheio de charme e autenticidade. O mundo quer conhecer o Rio por inteiro”, afirmou, esquecendo que a Setur faz justamente isso: mostrar o Rio ao mundo.

Turistas (III)
Dias depois, a resposta, de forma indireta, foi dada a Freixo, quando a Setur soltou nota comemorando o fato de o Rio de Janeiro ter encerrado 2025 com o melhor desempenho do turismo internacional de sua história. “Ao longo do ano, o estado recebeu 2.196.443 visitantes, número nunca antes alcançado e que representa um crescimento de 43,7% em relação a 2024, quando foram registrados 1.528.133 estrangeiros. Se comparado a 2019 (pré-pandemia), o resultado é ainda mais expressivo: aumento de 75% (1.252.267)”, divulgou a pasta comandada por Tutuca.
Turistas (IV)
Tutuca aproveitou para revelar alguns dados interessantes sobre a vinda dos turistas ao Rio. A Argentina, por exemplo, manteve a liderança absoluta, com 787.229 visitantes ao longo do ano, seguida pelo Chile (359.705) e pelos Estados Unidos (214.795), reforçando a importância do mercado norte-americano. Uruguai (100.476) e França (86.806) completam o ‘top 5’. “Esse recorde não aconteceu por acaso. Ele é consequência de um trabalho que começou lá atrás, em 2023, quando estruturamos a promoção do Rio de Janeiro no mercado internacional. Somente em 2025, estivemos em mais de 20 cidades. A retomada do Galeão como hub internacional também foi fundamental, assim como os investimentos em qualificação profissional e infraestrutura nas 12 regiões turísticas. O turista chega pela capital, mas cada vez mais se conecta com o interior do estado”, pontuou Tutuca.
Na mesma praça
A praça da ETPC, quase pronta para ser reinaugurada, não conta na área de brinquedos com nenhum banco para que mães ou cuidadores possam ficar sentados tomando conta das crianças. Ou simplesmente descansando. Parece sacanagem… Aliás, sacanagem mesmo é a área dos brinquedos não ser coberta, já que, com um calor de 40 graus na sombra, nenhuma criança vai conseguir se divertir quando o sol esquentar.
Árvores
Aliás, fica a dica para Prefeitura e secretarias afins: seguir o trabalho do botânico Ricardo Cardin e, quem sabe, implantar algum projeto que minimize o calor desmedido causado pela poluição e pelo desmatamento na cidade.
Multa
Doadores de sangue ou de medula óssea poderão ter desconto no pagamento de multas de trânsito de infração leve no estado. Essa é a proposta da deputada Índia Armelau (PL), que será analisada na Alerj na volta do recesso, a partir de fevereiro. Pela parlamentar, o desconto será de 50%. Uma boa. “Poderemos contribuir com o aumento dos estoques de sangue e medula óssea nos hemocentros e hospitais públicos do estado, especialmente em momentos críticos de escassez”, justifica Índia Armelau.
Educação
A Prefeitura de Volta Redonda está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais da área da Educação. As oportunidades são para os cargos de Docente I e II, Orientador Educacional e Supervisor Educacional. O processo seletivo será realizado por avaliação curricular, com pontuação baseada em títulos acadêmicos e experiência profissional, conforme critérios estabelecidos em edital. A taxa de inscrição é de R$ 40, e as inscrições devem ser realizadas até às 16h da próxima segunda, 12, pelo site voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico.
Detran
O Detran-RJ liberou o calendário para o licenciamento anual de veículos em 2026, que será dividido em três datas. Final de placa 0, 1 e 2 = Até 31/05/2026; final de placa 3, 4 e 5 = Até 30/06/2026; e final de placa 6, 7, 8 e 9 = Até 31/07/2026.
Gratuito
A Prefeitura de Volta Redonda está aceitando inscrições para uma nova turma do projeto ‘Diploma Cidadão’, que oferece ensino superior gratuito para pessoas com deficiência (PCDs). Desta vez, as vagas – limitadas – são para o curso de Recursos Humanos, no turno da manhã, no campus Aterrado do UGB, com aulas previstas para fevereiro. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de janeiro, por meio do link https://bit.ly/DiplomaCidadaoRH.

Volta ao passado (I)
O ex-prefeito Marino Clinger, autor do livro ‘A Volta Redonda que eu vivi’, lançado em 2021, será homenageado pelo prefeito Neto, que escolheu o nome do político para batizar o futuro Hospital dos Olhos. Clinger, como era conhecido, foi o primeiro prefeito eleito quando a cidade do aço deixou de ser área de segurança nacional. Ele era do PDT, do ex-governador Leonel Brizola. Até então, os prefeitos eram nomeados pelo governo militar.
Volta ao passado (II)
No livro, Clinger relembra que, com o fim da área de segurança nacional, sete candidatos se lançaram na corrida ao Palácio 17 de Julho. Ele, que era vereador do PDT, obteve 37.846 votos e levou a melhor. Nelson dos Santos Gonçalves (PFL-PTB) ficou em segundo, com 35.921 votos. Detalhe: o ex-prefeito nomeado liderou as pesquisas até as eleições. Perdeu para Clinger por apenas 1.925 votos. Em terceiro, ficou o vereador Edson Santana (PT), que obteve 12.228 votos. O parlamentar tinha apoio da Cúria Diocesana, tendo à frente o bispo D. Waldyr Calheiros, o bispo vermelho, adversário da CSN.
Volta ao passado (III)
O empresário Ari Cabral, que era do PMDB na época e que andou investindo no Voltaço, obteve apenas 5.888 votos e ficou em quarto lugar, à frente do coronel Aluízio de Campos Costa (PDS), outro ex-prefeito nomeado, que obteve apenas 3.741. Em sexto lugar ficou Silvestre Pereira Rosa (PSB), com 1.770 votos, e o jornalista Rafael de Carvalho (PCB) com 1.061 votos ficou em último lugar.
Volta ao passado (IV)
Ari Cabral apostava em conquistar o voto conservador, de centro, só que sua campanha não decolou. Muitos dos seus partidários queriam que ele desistisse para apoiar o nome do Dr. Nelson Gonçalves, que estava liderando as pesquisas. Na época, Ari escreveu um bilhete a Clinger garantindo que não renunciaria, e assim o fez. Deu no que deu. Tirou votos de Nelson Gonçalves e Clinger venceu.
Volta ao passado (V)
Edson Santana, vejam só, disputou a indicação partidária para a prefeitura com Juarez Antunes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Como Juarez perdeu a indicação, este acabou apoiando Clinger.
Volta ao passado (VI)
Depois de eleito, Clinger recebeu um pedido de Juarez Antunes: criar a Secretaria de Habitação e entregar a pasta para o arquiteto José Roberto Gomes. No entanto, a Câmara, que passou a ser de oposição ao prefeito eleito, negou a criação da secretaria, o que fez com que Clinger nomeasse Gomes para presidir a Cohab. A razão para os vereadores votarem contra o prefeito foi a negativa de Clinger em pagar verba de representação para todos os integrantes da mesa diretora, garantindo a benesse somente para o presidente da Casa. Isso o derrubou.
Volta ao passado (VII)
O último prefeito nomeado de Volta Redonda, Benevenuto dos Santos Neto, ainda no cargo, concedeu um aumento de 100% para os servidores municipais e mais 115% de aumento a partir de 1º de janeiro de 1986, quando já estaria fora da prefeitura. Foi uma festa. “Tivemos que honrar, e efetivamente honramos esse compromisso. Não havia como fugir”, lamentou Clinger, conforme consta em seu livro.
Para melhorar o contato com a população, a Secretaria de Água e Esgoto de Barra do Piraí lançou um número de WhatsApp para que barrenses possam tirar dúvidas, fazer denúncias, reclamações e solicitações de caminhão-pipa. O número é (24) 99814-1407.
Serra das Araras
A RioSP lembra aos motoristas que vão passar pela Serra das Araras que a programação vai ser retomada de segunda (13) a quinta (15), sempre das 13h às 15h, com o fechamento da pista de subida na altura do km 225, em Paracambi (RJ). Durante as atividades, a pista no sentido Rio de Janeiro permanece operando normalmente. Em caso de dúvidas, o motorista pode obter informações pelo WhatsApp (11) 2795-2238 ou pelo telefone 0800 017 35 36 ou ainda pelo site www.ccrriosp.com.br.
Medicina (I)
Amanhã, domingo, 11, às 13h30min, o UGB vai realizar o vestibular de Medicina para o campus de Barra do Piraí. A prova será no Aterrado. O número de candidatos não foi divulgado pela instituição. Outra informação que é mantida em sigilo é que o MEC derrubou o curso de Medicina, através de uma portaria federal publicada no final de novembro. Ou seja, não existe autorização legal e expressa para que a graduação seja iniciada.
Medicina (II)
A negativa do MEC ocorreu porque o UGB tentou habilitar o curso de Medicina por um caminho contrário ao que foi estabelecido pela União. A decisão é administrativa, foi reforçada pela AGU e está inserida na ação que o UGB move na Justiça Federal para tentar a habilitação por via judiciais.
Medicina (III)
Vale lembrar que um curso de Medicina que não possui autorização e reconhecimento legal para existir não pode diplomar os alunos, porque o diploma não teria qualquer valor legal. Sem contar que o ‘profissional’ não poderá obter o registro no Conselho Regional de Medicina, muito menos atuar como médico na iniciativa privada ou pública. Ou seja, todo o investimento de tempo e dinheiro terá sido em vão.
Posse
A Câmara de Volta Redonda empossou, na manhã de 1º de janeiro, a nova mesa diretora para o exercício de 2026. O vereador Neném (PP), um dos mais próximos do prefeito Neto, assumiu a presidência da Casa pela terceira vez. Foi presidente em 2020 e 2021. A mesa ficou composta da seguinte forma: Paulo Conrado, como 1º vice-presidente; Edson Quinto, como 2º vice-presidente; Rodrigo Furtado, como 1º secretário; e Cacau da Padaria, como 2º secretário.
Atenção
O que mais chamou atenção na posse de Neném não foi, digamos, a solenidade em si. Mas sim o belíssimo terno usado pelo parlamentar. Na cor branca, com camisa também branca e gravata vermelha. Roubou a cena!
Exclusivo
Por falar em Neném, uma das primeiras medidas adotadas pelo novo presidente da Casa agradou aos funcionários. É que a partir deste ano a Câmara não abrirá mais as portas às sextas-feiras, pois o trabalho será no regime de home office. Quer economizar água, luz, telefone e o cafezinho.
Avanço
A Câmara de Volta Redonda mandou uma circular para os gabinetes para atender o anseio de um estagiário da Casa, conhecido como Samuel, que trabalha na recepção. “Gostaríamos de contar com a compreensão de todos para que possamos continuar em um ambiente confortável para todos, se referindo à nossa estagiária pelo seu nome social Safira Alexia, a pedido da própria”, diz o documento oficial. Bacana!
Saúde
Os funcionários do Saae-VR estão com plano de saúde novo: o Plamer. O contrato com a autarquia é de 60 meses, com o valor total de R$ 34.929.835,20.
Candidatura
O União Brasil pode lançar como candidato ao Senado o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella. Se isso acontecer, Canella deixa o cargo em abril. Detalhe: quem assumirá a prefeitura nessa hipótese será uma volta-redondense: a advogada Mariana Malta, vice-prefeita de Canella.
Atraso
A empresa Ômega deixou as merendeiras que atuam na rede municipal de ensino de Volta Redonda mais uma vez na mão. É que o pagamento de dezembro ainda não foi feito. O Ministério Público do Trabalho já teria sido acionado.

A contadora volta-redondense Giselle Confort tomou posse na quinta, 8, como conselheira efetiva do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio (CRC-RJ), que terá como presidente o contador Rafael Machado.

