Exclusivo
A prefeitura de Volta Redonda vai construir um Clube Hípico na Ilha São João, e a concorrência será feita no próximo dia 14 de agosto. O custo pode chegar a R$ 18.266.994,58, sendo que a obra deve durar um ano. O clube será construído no espaço onde hoje acontecem, por exemplo, as aulas de hipismo da Fundação Beatriz Gama. O espaço fica atrás de onde foi erguido o então chamado Jardim Botânico da Ilha São João. Veja a foto do projeto.
Pinheiral (I)
Prova de que a CSN é ‘culpada’ por tudo quando se fala em meio ambiente, é que a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, tendo à frente o deputado Jorge Felippe Neto, acompanhado por fiscais do Inea, do Rio de Janeiro, fecharam uma empresa de reciclagem de resíduos em Pinheiral, a PH 2009 Reciclagem, que existe no local desde os tempos do governo Arimathéa. Até aí, tudo bem. O problema é que, ao contrário do que foi divulgado, o material encontrado – e que motivou a interdição – não é ‘escória da CSN e da Harsco’. O produto estocado na PH 2009, segundo uma fonte, é oriundo da Ternium, siderúrgica localizada em Santa Cruz, na cidade maravilhosa. Detalhe: o estoque em Pinheiral chegaria a 50 mil toneladas.
Pinheiral (III)
Outra fonte do meio relata que uma equipe do Inea de Volta Redonda também esteve envolvida na operação da Alerj, tendo fiscalizado as instalações da Solonovo Soluções Sustentáveis, empresa que tem licença ambiental do órgão para estocar – aí, sim – rejeito industrial, classe 2A e 2B, que recebe da CSN, Votorantim, Arcelor Mittal, entre outras. Não recebe escória. O rejeito fica na área, depois é coberto por uma manta impermeável e recebe tratamento para ser usado como pastagem, entre outras. Detalhe: como nada foi encontrado de irregular, a Solonovo não foi autuada e nem fechada. Ou seja, mais uma vez a CSN pagou o pato.
Resende
Ex-prefeito, ex- deputado estadual e ex- secretário de Estado, Noel de Carvalho, vejam só, se lançou como candidato a vereador pelo PSDB de Resende. Ele deveria ser lançado como vice- prefeito na chapa de Renan Marassi e, na hora H, foi trocado por Ana Paula Rechuan, ex-esposa do ex- prefeito José Rechuan. Há quem diga que Noel está fulo da vida com o que definiu como uma traição dos amigos de chapa.
Pinheiral
Hoje, sábado, 3, a partir das 13h30min, o MDB e o Republicanos vão oficializar a candidatura de Guto Nader a prefeito de Pinheiral, tendo como candidata a vice a Dra. Andreya Lemos, a Teka. O evento será na Câmara de Vereadores.
Barra do Piraí
O prefeito Mário Esteves criou um supermistério para, na tarde de terça, 30, anunciar que seu candidato à prefeitura local será Dione Caruzo. Nos bastidores, já até trocaram o nome do candidato para Dione do Mário Esteves. Maldade, né?
Não deu (I)
O Novo, do empresário Mauro Campos Pereira, não conseguiu formar uma nominata completa de candidatos à Câmara de Volta Redonda. Podia inscrever 22 postulantes ao Legislativo, mas a legenda conseguiu apenas 19.
Não deu (II)
Outro que também não conseguiu completar sua nominata de candidatos foi o Psol, que inscreveu apenas 14 candidatos, o que diminui muito as chances de a legenda conseguir eleger alguém.
Água
O Saae-VR informa que será realizada amanhã, domingo, 4, das 6 às 18 horas, a parada de manutenção anual da ETA do Belmonte. E pede aos moradores que façam o uso racional e consciente da água, evitando desperdícios, de modo que tenham uma reserva ideal em suas caixas d’água visando atender às necessidades básicas. A normalização se dará de forma gradual, conforme a pressurização da rede nas localidades. Importante: o Saae destaca que não haverá fornecimento de carros-pipa, exceto para hospitais e clínicas.
Quatis
Os partidos Progressistas, Republicanos, Solidariedade, PSB e PL de Quatis confirmaram, na quarta, 31, os nomes de Aluísio d’Elias, que buscará a reeleição, e da professora Ivone, como candidata a vice-prefeita.
PSB
Em convenção na noite de quarta, 31, o PSB de Volta Redonda confirmou o nome de Arimathéa como candidato ao Palácio 17 de Julho e oficializou as candidaturas de 22 vereadores. O nome do candidato a vice- prefeito ainda está indefinido. Se depender do deputado estadual Jari Oliveira, a legenda lança uma chapa ‘puro-sangue’.
Retorno
Os trabalhos na Câmara de Volta Redonda foram retomados na quinta, 1o, após recesso parlamentar de julho. Só que nenhum projeto de lei foi votado. As discussões – que devem ser acaloradas a partir de agora – começam na segunda, 5.
Homenagem
Por falar na Câmara de Volta Redonda, cada vereador deverá homenagear duas pessoas com a Medalha Getúlio Vargas, a maior honraria da cidade, em sessão solene marcada para 31 de agosto. Em época de eleição, vem a calhar, né?
Candidatos
Todos os 21 vereadores de Volta Redonda são candidatos à reeleição. Na bolsa de apostas, há quem garanta que ao menos 2/3 (dois terços) teriam chances de ganhar mais quatro anos de mandato.
Inea (I)
Os deputados Jari Oliveira e Carlos Minc comemoraram a regulamentação, por parte do Inea, dos critérios para a fiscalização de partículas sedimentáveis, o famoso ‘pó preto’. Segundo eles, foram estabelecidos critérios para a operacionalização do Programa Estadual de Monitoramento de Partículas Sedimentáveis, criado por decreto estadual em setembro de 2023. “Foi uma luta que tivemos para que a emissão de partículas sedimentáveis, o pó preto, voltasse a ser fiscalizada pelo Instituto Estadual do Ambiente. Vamos continuar cobrando para que de fato essa norma seja cumprida pelos órgãos ambientais”, comentou Jari.
Inea (II)
A aprovação da norma operacional pelo Inea contempla o que estaria previsto no projeto de lei elaborado por Jari e Carlos Minc, determinando a inclusão do parâmetro de Poeira Sedimentável (PS) nos serviços de monitoramento da qualidade do ar no estado do Rio. Já aprovada em primeira votação na Alerj, a proposta conta com a coautoria de mais 13 deputados.
Inea (III)
Para permitir a execução da nova lei de forma mais eficiente, os parlamentares aprovaram uma emenda impositiva no orçamento estadual para aquisição e instalação, em Volta Redonda, de uma estação automática de monitoramento do ar. Assim, acreditam, o poder público terá sua própria estação e não vai somente
contar com as informações da estação de propriedade da CSN.
Inea (IV)
Uma fonte do aQui, entretanto, rebate o argumento da necessidade de uma estação independente para monitorar o ar na cidade do aço. “Apenas má-fé pode explicar o argumento de que o monitoramento da qualidade do ar em Volta Redonda é feito pela CSN e, por isso, seria tendencioso. A CSN comprou e instalou os equipamentos que medem a qualidade do ar de forma automática e informa – online – ao Inea. É instantâneo. Os dados não são verificados previamente e informados depois. Por isso é que se afirma que a qualidade do ar em Volta Redonda oscila entre regular e boa, como qualquer cidade com as suas características urbanas”, explica a fonte, pedindo que seu nome não seja revelado.
Inea (V)
A fonte vai além. Diz que a CSN está sendo vítima, mais uma vez, de interesses políticos. “As partículas sedimentares deixaram de ser medidas (pelo Inea) quando Carlos Minc era secretário estadual de Meio Ambiente. Na época, ele constatou que essas partículas sedimentares não são absorvidas pela respiração. Por isso, retirou sua medição. Aí, anos depois, o próprio Minc, como deputado, propõe a volta dessa medição”, ironiza. “Agora, vão todos ter o mesmo trabalho e despesas de antes para provar o mesmo. Ou é falta de memória ou de inteligência”, define.