terça-feira, abril 16, 2024

Grampos

Dengue (I)
O vereador Edson Quinto quer realizar uma audiência pública para discutir as ações de combate à dengue em Volta Redonda. Ele está assustado – e com razão – diante dos dados do Centro de Inteligência em Saúde, da Secretaria estadual de Saúde (SES), que revelam um aumento significativo nos casos da doença na cidade do aço (ver matéria na página 9).

Dengue (II)
O relatório revela que, até o dia 15 de fevereiro, Volta Redonda já tinha registrado 1.403 casos de dengue, com uma taxa de incidência de 536 por 100 mil habitantes. Em todo o ano de 2023, foram notificados 586 casos. “Tenho conversado sobre a doença com diversas pessoas de diferentes bairros e vejo a necessidade urgente de uma discussão profunda e abrangente sobre as medidas adotadas para o controle da dengue. Fiquei ainda mais preocupado com a informação de que a SES está investigando três óbitos em Volta Redonda relacionados à dengue”, justificou o vereador.

Dengue (III)
A expectativa de Quinto é que a audiência pública reúna a Secretaria de Saúde, especialistas em epidemiologia, líderes comunitários e a população em geral, para traçar estratégias mais eficazes no combate à dengue. “A audiência pública proporcionará um espaço para a troca de informações e ideias entre os órgãos públicos, profissionais de saúde e a comunidade em geral”, pontuou.


Luto
Responsável pelo setor jurídico da Fundação CSN, o advogado André Abrahão (foto) faleceu na noite de quinta, 15. Ele estava na entidade desde 2009. “Perdemos essa grande pessoa e um grande profissional”, comentou Luiz Paulo Barreto, diretor da CSN. Abrahão, como era conhecido, morreu de infarto aos 43 anos.

Demissões (I)
A briga das siderúrgicas com o aço chinês teve um novo capítulo: a Gerdau mandou demitir 100 trabalhadores na quarta-feira de cinzas. Os operários eram da fábrica de Pindamonhangaba e estavam afastados há 5 meses, quando a crise com os chineses começou a apertar. Segundo uma fonte do meio, novas demissões poderão atingir o setor nos próximos dias.

Demissões (II)
Indagada se a CSN poderia seguir o exemplo da Gerdau, a fonte lembrou que a siderúrgica de Volta Redonda sempre é a última a demitir. “Mas essa situação tem que mudar”, disparou, dando a entender que a crise pode atingir o chão da UPV.

Praia
Para a Polícia Militar, a situação em Volta Redonda deve estar tranquila demais. Prova é que o comando do 28° BPM teve que enviar um efetivo para apoiar o policiamento do carnaval 2024 na região de Angra dos Reis. O número de PMs enviados não foi divulgado, mas deu para encher um ônibus, que veio especialmente da cidade praiana para buscá-los.

Córneas
Na sexta de carnaval, o Hospital São João Batista realizou a primeira captação de córneas do ano. Foi de um homem, de 67 anos, que teve morte encefálica confirmada, e cuja família autorizou a retirada e doação de órgãos e tecidos.

Açude
Amanhã, domingo, 18, a partir das 11 horas, a Associação de Moradores do Bairro Açude promoverá um almoço beneficente (R$ 15 por pessoa) em favor de Henrique Silva, que disputará o campeonato mundial de kickboxing, na Argentina. O valor arrecadado será usado na viagem do atleta, morador do Açude. Mais informações pelo what sapp (24) 99841-1426.

Primeira
Na quinta, 15, os vereadores de Volta Redonda voltaram ao batente. Mais ou menos. É que, na primeira sessão legislativa do ano, nada foi votado. Mas o presidente da Câmara, Edson Quinto, convocou todos para uma reunião na segunda, 19, às 17 horas, para definir quem vai fazer parte das Comissões Permanentes da Casa.

Camomila
No encontro, Quinto deverá servir um chá de camomila para tentar acalmar os mais afoitos. Como anunciou ao aQui, vai pedir o fim das discussões acaloradas – inclusive com ofensas – que dominaram o Parlamento em 2023, principalmente entre os de oposição e situação ao prefeito Neto.

Boato
Com o retorno dos vereadores, os boatos ressurgiram. Um deles dá conta que o PL – do ex- presidente Bolsonaro – poderá rifar a pré-candidatura de Maurinho à prefeitura de Volta Redonda. Motivo: o nome do empresário não estaria decolando junto aos eleitores. Apesar de ter o maior fundo eleitoral entre os partidos, o PL não quer gastar recursos e perder a eleição. Faz sentido!

Nomeação
Continua indefinida a volta de Jerônimo Telles ao comando da Secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda. Vale lembrar que o convite feito por Neto, há mais de um mês, ainda não saiu do papel. O motivo seria financeiro.

Enquete
O comunicador e vereador Renan Cury usou as redes sociais na terça, 13, para fazer duas enquetes eleitorais. Queria saber em quem seus seguidores votariam para prefeito de Volta Redonda e Barra Mansa. Na cidade do aço, deu Neto (PP), com 482 votos, contra 260 de Maurinho (PL), 76 de Juliana Carvalho (Psol) e 67 de Alexandre Habibe (PT). Já em Barra Mansa, o vereador e secretário de Governo Luiz Furlani (UB) obteve 468 indicações, contra 219 do ex-deputado Marcelo Cabeleireiro (DC).

Pergunta
Renan estava tão empolgado na terça de Carnaval que quis saber se seus eleitores estavam satisfeitos com seu mandato e se votariam nele de novo. Pena que não tenha revelado os números. Mas garantiu estarem muito satisfeitos.

Segurança
Luiz Henrique, secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, está cada vez mais acumulando funções no Palácio 17 de Julho. Agora, vai coordenar até aulas esportivas na Ilha São João, tirando espaços da Smel. Ainda vai acabar sentando na cadeira de Neto, dizem os maldosos.

Audiência
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai realizar em 28 de fevereiro uma audiência pública, às 9 horas, na Câmara de Volta Redonda, para apresentar os relatórios de serviços e ações da pasta nos últimos quatro meses de 2023. No dia seguinte, 29, será a vez da Secretaria de Planejamento fazer uma audiência, também na Câmara, para apresentar as metas fiscais de 2024.

Neto
O deputado estadual Munir Neto recebeu em um camarote do Raulino de Oliveira, na quarta, 14, o também deputado Júlio Rocha, que é botafoguense nato. Eles assistiram ao jogo Voltaço x Botafogo e gravaram um vídeo juntos, onde Júlio chamou Munir somente de Neto.

Visita
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) vai realizar na segunda, 19, o projeto ‘Deputado na sua cidade’ no bairro São Carlos, em Volta Redonda. Será das 8 às 12 horas. O encontro acontecerá no ponto final dos ônibus.

Nome
A prefeitura de Volta Redonda, inclusive em comunicação oficial, mudou o nome da Secretaria de Ação Comunitária, a famosa e poderosa Smac. A pasta passou a ser chamada de Secretaria de Assistência Social. Motivo: atender à legislação federal.

Plano
A Câmara de Volta Redonda vai pagar R$ 2,4 milhões para a Unimed- VR, por um contrato de 12 meses, para que os servidores da Casa, ativos e inativos, possam usufruir o plano de saúde da cooperativa dos médicos da cidade do aço.

Água
A prefeitura de Volta Redonda assinou um termo de cooperação técnica com a Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). O objetivo é realizar conjuntamente atividades de gerenciamento de perdas no sistema de distribuição de água no município. Uma boa!

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp