Grampos

0
1110

Bomba (I) – Deley Oliveira, candidato a deputado federal com apoio do prefeito Neto, e que não se elegeu, não deve voltar a trabalhar no Palácio 17 de Julho. Ele ocupava um cargo de assessor especial e deixou o posto por conta da desincompatibilização. Vai, segundo uma fonte do aQui, que pede para não ter seu nome revelado, passar a morar no Rio de Janeiro

Bomba (II) – Deley, segundo a fonte, já tem até o que fazer no Rio de Janeiro. “Ele vai ajudar o Mário Bittencourt, que é candidato à reeleição para a presidência do Fluminense. Dependendo do resultado, deve fazer parte da equipe do Bittencourt”, destacou, lembrando que os advogados Ademar Arrais, Marcelo Souto e Rafael Rolim também concorrem ao cargo de presidente do clube para o triênio 2023-2025.

Bomba (III) – Antes de encerrar, a fonte deixa um comentário acerca da atuação política que Deley exercia até antes das eleições e das dificuldades que Neto terá daqui em diante. “O Deley, como Neto destacava, abria portas em Brasília e até no governo do Rio de Janeiro. Agora não terá a quem recorrer, terá que usar políticos de fora”, sentencia.

Bastidores (I) – Um dos motivos que podem ter levado Deley a decidir se mudar de Volta Redonda seria, é claro, a candidatura do vereador Neném a deputado federal pelo União Brasil. “O Neném sabia que não seria eleito. Isso só serviu para rachar o grupo do prefeito Neto”, aposta um vereador que não é da base do governo. “O Deley teria mais chances com os cinco mil votos que o Neném obteve”, calcula, sem dar detalhes. “Outro motivo é que o Deley não queria deixar o cargo de assessor especial para se candidatar”, acrescentou.

Bastidores (II) – O vereador vai além. Garante que desde a apuração dos votos, na noite de domingo, 2, Deley e Neto não se falam. “O Deley tá muito p…”, dispa-ra. Faz sentido.

Idosos – A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda, criada em 15 de junho, realizou cerca de 30 atendimentos em julho, agosto e setembro. Desses, 17 foram no NUAI (Núcleo de Atendimento ao Idoso), que funciona na 93ª DP, no Aterrado. Entre as infrações estão: violação do direito à saúde, crime de lesão corporal, ameaças, abandono material, exploração financeira e maus-tratos. Todos estão sendo investigados e envolvem, ao todo, 16 homens e 15 mulheres de diversos bairros.

Emprego – A secretaria da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda lançou uma campanha para incentivar os empresários locais a contratarem pessoas com deficiência (PCD), a ‘Seja uma empresa inclusiva’. “A secretaria conta com um banco de dados com currículos de algumas pessoas que estão interessadas em ingressar no mercado de trabalho e aguardam apenas uma oportunidade. Queremos promover a inclusão na sociedade de Volta Redonda, e o primeiro passo é dar uma oportunidade a elas. Por isso, queremos que os comerciantes se lembrem delas e entrem em contato conosco”, afirmou o titular da pasta, o vereador licenciado Washington Uchôa. Mais informações pelo telefone (24) 3339-9031 ou pelo e-mail [email protected].

Conselho – A secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da prefeitura de Volta Redonda abriu inscrições para o Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Volta Redonda). As inscrições podem ser feitas até 7 de novembro pelo e-mail comissaocomdim
[email protected]. Já as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3339-9215.

Água – A construção da nova rede de abastecimento de água na Avenida Beira-Rio, em Volta Redonda, ganhou fôlego com a pausa nas chuvas nos últimos dias. Resultado: as equipes responsáveis pela obra assentaram mais de 3,3 mil metros dos mais de cinco mil da nova tubulação, e conseguiram asfaltar cerca de 280 metros desse trecho da via. Além do trabalho de assentamento dos tubos e do recapeamento do asfalto, a obra segue com a medição para iniciar escavações em Niterói, no trecho que também receberá parte da nova rede de abastecimento. “Essa é uma obra complexa, que envolve ajustes no trânsito, no fornecimento de água, entre outros fatores, para que os trabalhos não afetem o dia a dia da população. Mas a obra está avançando bem e estamos planejando entrar com as escavações no bairro Niterói após as festas natalinas. A nova rede será um marco na cidade, beneficiando cerca de 130 mil habitantes nos bairros que a avenida corta”, explicou Silvino Gandos, que é gerente de controle de água e esgoto do Saae-VR.

Jogos – Olimpíadas e Paralimpíadas da Melhor Idade poderão ser criadas no estado do Rio, com o objetivo de promover a competição esportiva entre os idosos. A autorização está na Lei 9.882/22, de autoria do ex-deputado Ronaldo Anquieta, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. A competição será destinada a pessoas com idade superior a 60 anos, que devem apresentar documento para comprovação. O evento deverá ser realizado preferencialmente em outubro, na Semana Internacional do Idoso, em todo o estado, com jogos nas modalidades bocha, xadrez, truco, jogos de dama, sinuca e dominó – além de esportes com esforço físico.
Câncer de mama – A Policlínica da Mulher Dr. Júlio Pereira Gomes, em Volta Redonda, promove hoje, sábado, 22, o ‘Dia D’ de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero (ginecológico). A unidade ficará aberta das 8 às 16 horas para exames de rastreamento em todas as mulheres na faixa etária de 25 a 69 anos. Os exames vão continuar até 21 de dezembro.

Façam suas apostas – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, vai continuar no cargo em 2023 ou vai assumir uma secretaria do governo Cláudio Castro?

Padre Josimo – Há anos o vereador Luciano Mineirinho luta pela reforma e revitalização de um campo de futebol no Padre Josimo. Pois bem, a reivindicação vai sair do papel e pelas mãos do prefeito Neto, que já assinou a ordem de início das obras. “Vamos trocar todos os alambrados, fazer um banheiro feminino e vai ficar faltando apenas melhorar o gramado. O pedido do Mineirinho é uma ordem, há algumas semanas dei minha palavra e estou cumprindo”, justificou Neto. Prova que Mineirinho tá com moral…

Taxistas – O vereador Betinho Albertassi está de volta ao estúdio da Rádio 88 e começou a bater no governo Neto. Na manhã de quinta, 20, soltou cobras e lagartos contra a desorganização da máquina, que não enviou ao governo Federal a lista dos taxistas da cidade do aço que teriam direito ao Auxílio Brasil. “Tudo muito desorganizado”, disparou.

Banheiros – Por falar em Betinho, o vereador está comemorando a aprovação de um projeto que apresentou na Câmara de Volta Redonda e que proíbe que escolas frequentadas por crianças tenham banheiros unissex. “Devemos proteger nossas crianças e não podemos as expor dessa forma. Sou contra qualquer tipo de ideologia de gênero”, justificou.

Repúdio (I) – Com as chuvas, Volta Redonda voltou a conviver com as quedas de energia por toda a cidade, como no Açude, o que levou Betinho a soltar umas boas contra a Light. “Nem precisou chover muito para que houvesse queda de energia, e nem estamos na época dos grandes temporais”, disparou. Tem mais. O vereador descobriu que agora as reclamações de queda de luz têm que ser feitas por uma central telefônica. “Fui informado da extinção da Superintendência (da Light) que prestava atendimento na Região. A decisão de colocar fim a este atendimento em todo o interior pegou a todos de surpresa”, lamentou. “A ação e resposta da Light agora demoram ainda mais tempo. Neste intervalo a população fica à mercê de quem vem prestando um péssimo serviço”, disparou contra a Light.

Repúdio (II) – Segundo Betinho, os vereadores de Volta Redonda estão preparando um documento de repúdio contra a Light e vão cobrar explicações sobre a falta de atendimento direto na região. É isso aí.

Vai vendo – O clima andou quente na sessão de segunda, 24, na Câmara de Volta Redonda. Neném, vereador da base do governo Neto, praticamente chamou o colega Rodrigo Furtado de bandido (ver matéria na página 4 desta edição). Será que Furtado, que é advogado, vai exigir uma retratação de Neném?

Em campanha (I) – Aliás, Neném anda no mundo da lua. Apesar de a campanha para deputado federal já ter se encerrado para ele e de forma melancólica, o parlamentar continua pedindo votos pelo Instagram. Será que já está trabalhando para 2024?

Em campanha (II) – O exemplo de Neném – que continua em campanha nas redes sociais – está sendo seguido por vários políticos derrotados nas eleições de outubro. Um deles, por exemplo, anda visitando os prefeitos da região para agradecer os votos obtidos na cidade. E olha que o dito-cujo perdeu feio.

Fugindo – Para compensar, existem aqueles políticos, também derrotados, que andam fugindo dos cobradores (Ops, dos eleitores).

Operadores – Quem não tem tempo para estudar anos e anos e quer melhorar de vida de forma rápida não deve perder a oportunidade de fazer um dos cursos do CFO (Centro de Formação de Operadores), em Volta Redonda. Forma profissionais para operar ponte rolante, guindaste, retroescavadeira, entre outras. Detalhe: a procura por profissionais deste tipo de atividade é grande na região. O próximo curso começa neste domingo, 23, e ainda dá tempo de se inscrever pelo telefone (024) 999627787.

UHG – Morreu no domingo, 16, o presidente da UHG (União Hospitalar Gratuita), Amaury Pereira da Fonseca. O sepultamento foi em Mendes, cidade onde ele nasceu. Amaury dirigia a UHG desde 2005 e o seu mandato iria se encerrar no final deste ano.

Bike – A prefeitura de Volta Redonda acaba de criar uma lei municipal, a de n. 6.082, oficializando o programa ‘Vou de Bicicleta’ e ainda o selo ‘Empresa Amiga do Ciclista’. A ideia é estimular o uso diário da bicicleta, em especial no deslocamento para o trabalho. Até aí, tudo bem. O problema é que a cidade do aço não deve contar nem com meia dúzia de quilômetros de ciclovias.

Creches – Em entrevista ao Programa Dário de Paula na manhã de quinta, 20, o prefeito Neto anunciou que está firmando uma parceria com a Fundação Oswaldo Aranha para utilizar o prédio da FOA no Tangerinal para criar uma nova creche municipal. A ideia é criar 600 novas vagas em Volta Redonda. Importante: em tempo integral.

Pedras portuguesas – Na mesma entrevista, Neto revelou que as pedras portuguesas que estão sendo retiradas (ideia de jerico, que se frise) da Rua 33, na Vila, serão usadas na pavimentação de calçadas no Volta Grande. Aliás, a fala do prefeito gerou uma dúvida. Veja o que ele disse, na íntegra: “Vamos tirar toda a pedra portuguesa e vamos levar da 33 e colocar no Volta Grande, na fábrica de concreto e vamos jogar um cimento… “. Ou seja, vai usar nas calçadas do bairro? Ou vai jogar na fábrica de concreto?

Pagamento – Neto também confirmou a data do pagamento do funcionalismo para outubro: será no próximo dia 28, quando se comemora o Dia do Funcionalismo Público, com direito a mais um feriado no dia 31, e compensação no dia 1 de novembro. “Só vamos voltar (a trabalhar) no dia 3 de novembro”, destacou.

Basquete – A prefeitura de Barra Mansa promove amanhã, domingo, 23, o ‘Torneio Barra Mansa Basquetebol’, que será realizado na quadra poliesportiva do Parque Independência, na Rua Nelson Ribeiro Campos, a partir das 8 horas, reunindo ainda equipes de Volta Redonda, Resende e Paty do Alferes.

Light – Os vereadores de Volta Redonda, que estão dispostos a soltar uma nota de repúdio contra a Light por conta do atendimento da empresa, deveriam investigar a denúncia de que a prefeitura estaria usando os recursos da taxa de iluminação pública para pagar a dívida do Palácio 17 de Julho para com a companhia.

Falta – O vereador Betinho Albertassi anda pegando, com razão, no pé da secretaria de Saúde. Tanto que conseguiu aprovar dois requerimentos com pedidos de informações da pasta sobre a falta de médico cardiologista nas Unidades Básicas de Saúde do Retiro e do Coqueiros. Os ofícios foram aprovados por unanimidade.

Transporte – Por falar em requerimento com pedidos de informação, o prefeito Neto terá 20 dias para responder a um ofício do vereador Lela que exige o retorno do ônibus de transporte de familiares de pessoas que são veladas na Capela Mortuária Municipal, localizada no Aterrado. O veículo foi recolhido durante a Covid-19, e o serviço de transporte das famílias da capela do Aterrado até o Cemitério do Retiro não foi mais oferecido.

Local – Munir, deputado eleito, não quis reassumir a sua cadeira de secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda. Até aí, todos sabem. O detalhe é que Munir anda dando expediente na Smac, participando de reuniões internas e até concedendo entrevistas nas dependências da pasta.

Curso – Cinco vereadores de Volta Redonda estão fazendo um curso de capacitação em São Paulo. As aulas terminam hoje, sábado, 23, e a Câmara investiu o total de R$ 37.510,00 para bancar tudo. Os nomes dos alunos não foram divulgados.

Sessões – Por falar na Câmara de Volta Redonda, as sessões legislativas, que eram três por semana (segunda, terça e quinta), estão sendo reduzidas para apenas dois dias (segunda e terça). Já está pintando o clima de Natal?

Lei – Foi promulgada pela Câmara de Volta Redonda a Lei Municipal nº 6.081, que prevê que, em caso de tentativa de se privatizar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, os vereadores terão que ser ouvidos. E só passa se obtiver dois terços dos votos dos parlamentares – 14 votos. A lei é de autoria do vereador Walmir Vitor (PT). O detalhe é que parece que a LM não faz sentido, afinal o próprio prefeito Neto já cansou de negar a privatização do Saae-VR.

Obra – A prefeitura de Volta Redonda, através do Furban, vai construir dois banheiros e um vestiário na raia de malha do Belmonte. A obra vai custar R$ 69 mil e será feita pela Contencosta LTDA.

Fechada – O leitor do aQui deve se lembrar da casa noturna Cyrela Ginkeria, que fica na São João, tema de reportagem na edição passada. Além de uma briga generalizada no local, a reportagem mostrava que os vereadores de Volta Redonda denunciaram que o local funcionava como boate com alvará de bar – ou seja, de forma irregular. Pois bem, no último final de semana a Cyrela divulgou uma nota dizendo que a casa seria fechada por tempo indeterminado. “Demos início a uma nova reestruturação da casa junto a toda nossa equipe”, diz a nota. Há controvérsias. Para muitos, a casa foi fechada por ordem superior.

Exclusivo – A prefeitura de Volta Redonda vai construir – em parceria com a Light – uma usina fotovoltaica no parque industrial do Roma. O objetivo é gerar energia elétrica a partir da luz solar. O local deverá abastecer pelo menos dez escolas municipais. A licitação será em 7 de novembro.

Amém – Betinho Albertassi e Hálison Vitorino, que são evangélicos, querem que a Copevre (Conselho de Pastores de Volta Redonda) seja considerada uma instituição de utilidade pública. O projeto de lei deve ser analisado nas próximas semanas pela Câmara de Vereadores.

On-line (I) – A prefeitura de Volta Redonda está implantando o Prontuário Eletrônico do Cidadão – um sistema on-line de gestão das ações da Saúde, com o objetivo de monitorar o atendimento e a história clínica dos cidadãos. “A ferramenta monitora desde o acolhimento, passando pelo agendamento ou remarcação de consultas, distribuição de medicamentos, registro e disponibilização dos resultados de exames, encaminhamentos, retornos, dentre outros serviços”, explicou Osni Silva, gerente de Tecnologia da Informação da SMS, e um dos gestores do projeto de informatização.

On-line (II) – “O médico terá acesso a todo o histórico do paciente, exames de imagem, de laboratório, últimas consultas. Isso permite que o profissional acompanhe as condições de saúde dos usuários do SUS com mais rapidez e eficiência”, explicou Creluzia Gratival de Aguiar, que também gerencia o projeto de informatização.

.