‘Café do Trabalhador’ (I) – A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da prefeitura de Barra Mansa começou ontem, sexta, 19, a servir o ‘Café do Trabalhador’, projeto desenvolvido em parceria com o governo do Estado, no bairro Vila Nova, com a refeição sendo vendida a R$ 0,50. O prefeito Rodrigo Drable foi um dos primeiros a tomar um cafezinho e disse que a ideia é facilitar o acesso à primeira refeição do dia e reduzir a insegurança alimentar e nutricional da população. O ‘Café do Trabalhador’ vai funcionar de segunda a sexta, a partir das 6 horas, servindo 500 kits diários de café ou café com leite, pão com manteiga e uma fruta, cada.
Café do Trabalhador (II) – No primeiro dia do serviço, os moradores e trabalhadores que passaram pela Rua José Melchiades receberam a primeira refeição do dia de forma gratuita. “A cobrança será feita a partir de segunda-feira. Este lugar foi escolhido por ser central, de ligação com outros bairros, próximo à ArcelorMittal, que emprega várias pessoas, e ao ponto de ônibus, por onde passam diversos trabalhadores”, explicou J. Chagas.
Café do Trabalhador (III) – O subsecretário estadual de Planejamento e Projetos Especiais, Clécius Silva de Souza, que esteve no lançamento do projeto, anunciou que há expectativa de ampliar o trabalho para outros bairros de Barra Mansa.
Campanha – O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC) realiza hoje, sábado, 20, às 9 horas, o lançamento oficial da sua candidatura à reeleição à Alerj. O evento será na Praça da Liberdade, no Centro de Barra Mansa.
Bomba – Caiu como uma bomba na política regional a reportagem do aQui, publi-cada na edição passada, dando publicidade à lista de cargos secretos da Fundação Ceperj, do governo do Estado. Afinal, não poderia ser diferente, já que mais de 400 pessoas estão na lista secreta. Nem todas, vale destacar, faziam parte do esquema do governo Cláudio Castro. Muitos trabalhavam em projetos esportivos da Ceperj. Ao todo, são 20 mil contratados a um custo de R$ 200 milhões somente em 2022.
Ceperj (I) – O nome de Daniele de Souza Portes, irmã do vereador Luciano Mineirinho, aparece na famosa lista. Ela é enfermeira e atua no projeto de dança e ginástica no Siderlândia. O projeto ‘Esporte Presente’ da São Geraldo, citado na reportagem, é um dos mais movimentados na cidade do aço. Envolve cerca de 150 crianças, segundo o coordenador do projeto Fábio Sérgio da Silva. Os dois exemplos servem para mostrar que nem todos os envolvidos pelo governo do Estado no pagamento na ‘boca do caixa’ sabiam que iriam parar na ‘boca do povo’ por culpa do governo Castro.
Ceperj (II) – As listas dos beneficiários do Ceperj, divulgadas com exclusividade pelo aQui, provocaram uma série de interpretações dos leitores e internautas. Um deles soltou uma máxima que merece ser reproduzida, mesmo sem a identificação do autor. “Ao liberar tantas contratações, o governo Castro agradou da extrema esquerda à extrema direita”, avaliou, para completar: “Por isso ele saltou de 4% para 30% tão rápido”, disparou, referindo-se às pesquisas de intenção de voto. Faz sentido.
Ceperj (III) – Outro, velho cacique da política estadual, deu conselhos ao aQui sobre a lista do Ceperj. “Fica a sugestão de alguém que gosta do jornal… Acho que não vale a pena esticar este assunto. É desgaste para muita gente e faz com que as pessoas fiquem mais arredias com a política, ajudando oportunistas a levar o nosso voto”, sugeriu. Dica anotada.
Ceperj (IV) – Um jornalista local foi além. Parabenizou a equipe do aQui pelo trabalho de selecionar os nomes de todos os envolvidos em Volta Redonda e Barra Mansa, aproveitando para garantir que seu nome não estava lá. E não estava mesmo.
Ceperj (V) – Aliás, atendendo a pedidos, o aQui fez o levantamento dos contratados pelo Ceperj em Piraí, terra de Pezão, e Pinheiral. Os nomes podem ser checados pelo link https://jornalaqui.com/lista-pirai-e-pinheiral/. Depois publicaremos a lista de Porto Real.
Ceperj (VI) – A edição do aQui que divulgou os funcionários do Ceperj cujos salários estariam em uma lista secreta foi lida com muita atenção no Palácio 17 de Julho. Em Piraí, terra de Pezão, também.
Música – Pais, alunos e professores da Creche Municipal Gotinhas de Amor, localizada no São Lucas, participaram na quarta, 17, de um concerto didático com a Banda de Concerto e o Quarteto de Cordas do projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’, da Fevre. De acordo com o maestro Nicolau Martins de Oliveira – idealizador do projeto e apresentador do evento –, o objetivo do concerto didático é mostrar os instrumentos, intercalando apresentação musical com explicações sobre os instrumentos. “O objetivo é apresentar os instrumentos, com linguajar diferente para cada grupo de idade, dando acesso para as crianças aos instrumentos de percussão”, explicou, lembrando que já levou a experiência aos teatros municipais do Rio e de Niterói, além da sala São Paulo e à Universidade de São Paulo (USP), ambas na capital paulista.