sábado, setembro 7, 2024

Grampos

Desapropriações (I) – Além da área de 2.195,61 m2 que o aQui divulgou na edição passada ter sido desapropriada da CSN (Decreto 17204), a prefeitura de Volta Redonda, conforme publicação no ‘VR Em Destaque’, também desapro-priou, a bem do interesse público, mais quatro áreas da siderúrgica. A primeira tem 254,89 m2 e fica localizada no cruzamento da Avenida Integração com a Avenida do Canal. Será usada para a construção da alça anexa ao Viaduto Heitor Leite Franco, que dará acesso à Avenida do Canal, no Aterrado (Decreto 17236).

Desapropriações (II) – A segunda é de uma área de 945,896 m2 na Avenida Ministro Salgado Filho, no Aero Clube, que será usada para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba, ligando o Aero Clube ao Aterrado (Decreto 17237).

Desapropriações (III) – A terceira é de uma área de 945,896m2 também na Avenida Ministro Salgado Filho, no Aero Clube (Decreto 1851), que será usada para a construção da ponte sobre o Paraíba para ligar o Aterrado ao Aero Clube.

Desapropriações (IV) – A última fica na Avenida Nossa Senhora do Amparo, na Voldac. É a maior de todas, perfazendo uma área total de 1.364,46 m² (hum mil, trezentos e sessenta e quatro metros quadrados e quarenta e seis decímetros quadrados). Destina-se à construção de viaduto sobre o trevo da Voldac, entroncamento das Avenidas Nossa Senhora do Amparo, Sávio Cota de Almeida Gama e Antônio Pedro da Costa, bairro Voldac (Decreto 17238).

Desapropriações (V) – O detalhe é que os valores que a prefeitura de Volta Redonda vai desembolsar para pagar as cinco áreas desapropriadas da CSN não foram divulgados. A explicação é simples: “O valor ainda está sendo negociado”, explicou uma fonte do aQui junto ao Palácio 17 de Julho. A informação foi confirmada por outra fonte, ligada à CSN: “São pequenas áreas de acesso às obras viárias que a prefeitura está fazendo em Volta Redonda. Isso (desapropriações) está ajustado com a área imobiliária da CSN. O valor será ajustado”, informou.

Pó preto (I) – O assunto é dos mais sérios e abrange cerca de 300 mil pessoas que moram em Volta Redonda e que são obrigadas a conviver, há décadas, com a poluição da CSN. Mas o protesto contra o ‘pó preto’ que cai dos altos-fornos da Usina Presidente Vargas não atraiu mais do que 200 volta-redondenses. O ato, realizado na Praça Brasil, inclusive, foi bem político, com a presença de vereadores, como Jari e Rodrigo Furtado, e ainda Raone (suplente), que usavam camisas pretas, como sugeriram os internautas. Atraiu até a ex-prefeita de Barra Mansa, Inês Pandeló, assim como sindicalistas das chapas 2 e 3, em campanha pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

Pó preto (II) – Entre os presentes, chamou atenção a participação de João Thomaz, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros. Ele montou uma espécie de palco, com um boneco de cartolina e ficava passando um esfregão como se estivesse eliminando o pó preto que impregnava a roupa do boneco. Fez sucesso entre os jovens. Para quem não sabe, João Thomaz comandou o Senge por uns 20 anos. Teve chance de conviver com o pó preto da UPV.

Pó preto (III) – Marcado para acontecer às 9 horas, o ato de protesto contra o pó preto da CSN não atraiu quem devia, o popular Zezinho, do Mep (Movimento Ética na Política), da Igreja Católica. Até às 10 horas, quando o evento já estava quase no final, ele não tinha aparecido. Aliás, faltou organização ao evento, pois a bandinha que tocava refrões contra a CSN nem microfone tinha para se fazer ouvir.

Presença – Tarcísio Xavier, da chapa 2, e Dudu, da chapa 3, circulavam bem à vontade entre os manifestantes. Os sindicalistas da chapa 1, dizem, foram aconselhados a circular pela feira livre, onde poderiam conquistar mais simpatizantes do que no ato de protesto contra a CSN. Faz sentido.

Eleições – Não passou despercebida de ninguém a forte participação dos integrantes da chapa 2, que concorre às eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos, na manifestação e passeata do pó preto. “A chapa 2 – com forte vinculação política – teve uma participação muito intensa na passeata, junto com políticos em busca de votos. Isso irritou e incomodou pessoas da população que estavam por lá”, pontuou um influente político local, pedindo anonimato.

Mengão – Muitos manifestantes apareceram na Vila usando pelo menos uma peça da cor preta. Mas muitos apareceram vestindo a camisa vermelha e preta do Flamengo. Ou seja, misturavam paixão e ódio.

Parabéns (I) – Enquanto políticos e sindicalistas pegavam carona no protesto contra o pó preto, no Memorial Getúlio Vargas, acontecia a festa pelos 68 anos de Volta Redonda, com direito a uma apresentação da fanfarra de ex-alunos da ETPC, da Banda Municipal, além de um aulão de dança promovido pela Smel.

Parabéns (II) – A festa teve o tradicional bolo de aniversário de 6 metros de altura, devidamente dividido entre o prefeito Neto e os moradores presentes ao evento. “Alguns meses atrás ninguém poderia imaginar que nós poderíamos comemorar o aniversário da cidade com uma grande festa”, pontuou Neto, passando a destacar os feitos obtidos pelo seu governo. “Mais uma vez, obrigado a vocês por estarem aqui. Volta Redonda merece este carinho. É uma cidade diferente, porque tem um povo diferente. Uma população que acredita em sua cidade. Viva, Volta Redonda!”, comemorou Neto.

Natural de… – Na chamada de capa da edição passada, o aQui noticiou que Volta Redonda teria até então apenas três prefeitos nascidos na cidade do aço. Neto, Samuca e Gotardo. O aQui errou. Gotardo, na verdade, nasceu na Santa Casa de Barra Mansa. “Mas fui registrado em Volta Redonda”, contou o ex-prefeito que se sente um ‘volta-redondense de coração’.

Mais um – A prefeitura de Volta Redonda cedeu o pavilhão da Ilha São João nos dias 26, 27 e 28 de julho, para a Assembleia de Deus Luz de Cristo realizar um culto religioso no local no dia 27, quarta.

Números – O governador Cláudio Castro, que busca a reeleição, aparece liderando as intenções de votos conforme dados da última pesquisa do Ipex (antigo Ibope). Ele tem 19%. Só que Marcelo Freixo aparece em segundo com 13%. Ou seja, equivale a um empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Apoio – Volta Redonda vai sediar amanhã, domingo, 24, a partir das 9 horas, uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Vai acontecer na Praça Brasil, na Vila.

Vixe (I) – Aliás, jornais da capital andam dando conta de um possível acordo do PT com o prefeito Eduardo Paes (PSD), que se tornaria um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Lula no estado.


Vixe (II) – O boato foi suficiente dar asas à imaginação dos adversários do prefeito Neto, que é ligado a Paes, e que postaram a foto do caminhão da ‘Caravana PET’ com cartazes escondendo a participação do governo Federal no programa de castração de animais em parceria com a prefeitura de Volta Redonda. Para muitos, Neto estaria abraçando, como Paes, a campanha de Lula.

Vixe (III) – Não é bem assim. A decisão de cobrir os dizeres do veículo onde os animais são castrados teria partido dos responsáveis pelo ‘Caravana PET’, a pedido do Ministério da Cidadania. Motivo: é proibido o uso de marcas, símbolos e imagens do governo Federal em época de eleições.

UB – O União Brasil marcou sua convenção para o próximo domingo, 31 de julho. Será em um centro de convenções na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. A partir do evento, os pré-candidatos da legenda à Alerj e à Câmara poderão começar a pedir votos pelas ruas do estado do Rio. Vamos ver quem é realmente bom de voto…

Morreu – A ex-advogada Jorgina de Freitas, responsável pela maior fraude contra o INSS, morreu na terça, 19, em Duque de Caxias. A Advocacia-Geral da União garantia que a fraude praticada por ela seria da ordem de R$ 2 bilhões. O esquema ficou conhecido como o “escândalo da previdência”. Em Volta Redonda, Jorgina seria proprietária de 11 salas comerciais, no Edifício Yabrudi, no Aterrado. Todas foram a leilão.

Educação (I) – Em entrevista ao programa Dário de Paula, o prefeito Nero prometeu anunciar na segunda, 25, o nome de quem vai ocupar a secretaria de Educação de Volta Redonda, em substituição a Tetê Gonçalves, que faleceu recentemente. Apesar da promessa, há quem garanta que a definição vai ficar para depois das eleições de outubro e que, até lá, o subsecretário Júlio Cirne continuaria comandando a pasta interinamente.

Educação (II) – Pelo sim pelo não, veja o que o Neto disse: “Vai ser alguém da equipe, pois eu quero mantê-la unida. A Educação precisa disso. O secretário não vai ser muita novidade”, disse o prefeito. Vale lembrar que nos corredores da sede da pasta, o nome de Felipe Nóbrega continua sendo ventilado. Ou seja, Neto pode optar por Júlio Cirne ou Felipe Nóbrega. Quem leva?

Novidade – O que é certo, pelo que Neto disse a Dário de Paula, é que a Fevre não será comandada pelo futuro secretário de Educação. “Eu vou separar novamente a Fevre. Uma coisa é você ter a Tetê como secretária de educação e presidente da Fevre; a outra é você ter qualquer outra pessoa, é muito difícil”, justificou o prefeito, sem dar pistas de quem vai ocupar o posto.

Bancas (I) – Na quarta, 20, a Guarda Municipal de Volta Redonda, atendendo a solicitação (não seria ordem?) do secretário de Ordem Pública, retirou uma banca de jornais da Praça da ETPC, que estava fechada. Motivo: o ‘local’ era usado por traficantes e por quem, apertado, precisava fazer o número 1. Se for só por isso, vai ter que tirar todas as bancas existentes no município, pois à noite nenhuma delas escapa das ações dos bandidos e dos mijões.

Bancas (II) – Fica a pergunta: o que o secretário de Ordem Pública tem contra as bancas de jornais da cidade? Não gosta de ler, não?

Mulheres negras e LGBTQIA+ – Na quarta, 20, para marcar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, tradicionalmente comemorados em 25 de julho, a prefeitura de Volta Redonda lançou uma capacitação para servidores públicos sobre o tema.

Luz – A instalação das novas lâmpadas de LED em Volta Redonda já chegou ao Aterrado, depois de passar pelas principais vias do Laranjal, Jardim Amália e Jardim Normândia. A expectativa é de que o trabalho dure 10 dias. No Aterrado, 494 luminárias serão trocadas.
Reforma – A Praça José de Assis Medeiros (Praça do Gato), na Rua Cravinas, na Água Limpa, está passando por uma reforma geral. Com recursos da ordem de R$ 600 mil, prevê a construção de uma pista de skate. A quadra será coberta e novos brinquedos serão instalados, ainda mesas de jogos de xadrez, informa a secretária de Infraestrutura, Poliana Moreira.

Mais um – O ex-vereador Adão Henrique avisa: ele também é pré-candidato a deputado estadual. Vai disputar uma cadeira na Alerj pelo PMB (Partido da Mulher Brasileira).

Parceria – Na quarta, 20, o presidente da FOA, Eduardo Prado, recebeu os secretários de Administração, Cláudio Franco, e de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sodré, que solicitaram apoio dos cursos de Engenharia do UniFOA para projetos relacionados a energia elétrica. Ficou acertado que a instituição contribuirá na execução de reforma da rede elétrica, desenvolvimento de subestação e instalação de um gerador no Palácio 17 de Julho. Tem mais. O UniFOA vai ajudar na atualização das plantas arquitetônicas de 92 escolas municipais.

Idosos – O Tribunal de Justiça do Estado do Rio cassou a liminar concedida, em primeira instância, às empresas de ônibus que operam nas linhas municipais de Volta Redonda, e os idosos de 60 a 64 anos voltaram a andar de graça nos ônibus locais.

2024 – O empresário Mauro Campos, o Maurinho, não anda nada satisfeito com a gestão de seu inimigo, o prefeito Neto. Nas redes sociais durante a última semana, em uma postagem sobre o aniversário da cidade, ele fez questão de dizer em vários comentários que a cidade é mal administrada. “Vamos esperar 2024 e varrer esses profissionais da política e da politicagem. Nem tudo está perdido”, disparou. Será que enfim será candidato?

Estadual – O ex-deputado federal Zoinho de Oliveira (Pros) vai lançar oficialmente sua pré-candidatura à Alerj amanhã, domingo, 24, em evento programado para o Dourados Shopping. Dois prefeitos poderão estar presentes: o de Barra do Piraí, Mário Esteves, e o de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que acabaram de se filiar ao Pros.

Campanha – Já quem vai lançar sua pré-candidatura na quarta, 27, é o presidente da Câmara de Volta Redonda, Sidney Dinho. Ele tentará uma cadeira na Câmara Federal pelo Patriotas. O evento vai acontecer no Chalé Festas, na Vila Mury.

Voto – O vice-prefeito Sebastião Faria não anda muito satisfeito com os candidatos que não são de Volta Redonda. Pelo menos é o que deu a entender em seu discurso no lançamento da candidatura de Neném (UB) a deputado federal, na segunda, 18. “Quando votamos para presidente temos que pensar no melhor para o Brasil. Para governador, temos que pensar no melhor para o Rio. E para deputado, temos que pensar em Volta Redonda, temos que eleger pessoas daqui”, disparou.

Suspenso – O secretário de Administração, o GM Cláudio Franco, suspendeu o Chamamento Público 011/2017 de forma sine die – ou seja, sem data. O objetivo era a formalização de convênios com estabelecimentos interessados em oferecer desconto e condições vantajosas na aquisição de bens e serviços aos funcionários da prefeitura. O motivo é… Não sei.

Inteligência – A prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, fez um processo de licença de licitação para comprar um veículo com inteligência artificial, que, através de um software de mapeamento e gerenciamento de ocorrências, processa os dados em tempo real e os registra em uma plataforma que auxilia na identificação de problemas nas vias públicas. O que isso significa é… Não sei. Mas o município vai gastar R$ 94 mil com a empresa Mapzer Inteligência Artificial LTDA.

Suspenso – A prefeitura de Barra Mansa suspendeu, por tempo indeterminado, a concorrência 003/2022, para a concessão de exploração do estacionamento rotativo da cidade.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp