sábado, setembro 7, 2024

Geral

Deck e garagem
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) inaugurou na manhã de quinta, 14, um novo deck com garagem para embarcações do órgão às margens do Rio Paraíba. A plataforma foi construída por equipes da secretaria de Infraestrutura (SMI) e dois barcos, um bote para quatro pessoas e uma lancha com seis lugares, reformados e recuperados, já podem ser utilizados ao longo do rio facilitando o dia a dia do órgão e ainda auxiliar nas ações de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente. “Teremos melhor capacidade de resposta e monitoramento das áreas de preservação ambiental através do rio Paraíba do Sul, dentro do perímetro do município de Volta Redonda. Conseguiremos mapear e monitorar as possíveis degradações ambientais, as construções e aterros irregulares”, explicou Rubens Siqueira, titular do Compdec.
Na cerimônia, Rubens lembrou que Volta Redonda foi reconhecida, recentemente, como “Cidade Resiliente” pela ONU (Organização das Nações Unidas). “A cidade tem até 2030 para atingir a resiliência total, mas já somos considerados resilientes pela capacidade de resposta operacional que o município está preparado. Em um ano e meio de gerência, reestruturamos a Defesa Civil por completo, coisa que normalmente os órgãos levam no mínimo de três a quatro anos”, salientou.
Presente à inauguração, o prefeito Neto elogiou o trabalho da equipe. “Nossa Defesa Civil está bem preparada e pronta para atender a população”, afirmou, para logo acrescentar: “Somos uma das melhores Defesa Civil do estado”.

Curso de hotelaria
O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) realizou na quarta, 13, a formatura da 29ª turma do Programa Capacitar Hotelaria e Serviços, fruto da parceria com a Fundação CSN. O evento aconteceu no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente Volta Redonda (CRIAAD Volta Redonda), no Hotel-Escola Bela Vista, e o curso, que teve duração de 6 meses, contou com aulas teóricas e práticas supervisionadas para capacitar jovens da região para o mercado de trabalho e primeiro emprego.
A coordenadora do curso Capacitar Hotelaria e Serviços, Rosilene Gomes, contou sobre a iniciativa. “A parceria com as prefeituras locais reforça a tradição da Fundação CSN como uma instituição educacional voltada para a formação profissional”, ressaltou. Já o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, que renovou o convênio com a FCSN, falou sobre a oportunidade para os jovens. “Com as oportunidades certas e esforço, eles podem construir um novo projeto de vida”, afirmou.

Biblioteca para deficientes
A prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD), preparou uma série de eventos para celebrar o aniversário da cidade com mais inclusão. Ontem, sexta, 15, por exemplo, inaugurou na sede da pasta, no Aterrado, uma biblioteca para deficientes visuais e uma central de atendimento para usuários surdos. Tem mais. Entregou as carteirinhas especiais de identificação dos autistas volta-redondenses. Detalhe: a biblioteca ganhou o nome da ex-secretária de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê. “Volta Redonda precisa de inclusão e estamos conseguindo fazer acontecer muita coisa a nível de acessibilidade nestes últimos meses”, comemorou o secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.

Educação ambiental
Alunos da Escola Paulo VI, no Açude, participaram de uma ação de educação ambiental na tarde da última terça, 12. Três turmas de crianças de 6 a 11 anos participaram de uma roda de conversa sobre meio ambiente. Durante a ação, um espaço literário foi inaugurado na escola. A analista de Educação Ambiental da Fundação CSN, Marcelle Floering, frisou que o programa de educação ambiental é um desejo da CSN que surgiu com o objetivo de ampliar a percepção socioambiental da comunidade em relação à Usina Presidente Vargas. “Esse programa é realizado pela Fundação CSN e conta com a parceria da secretaria de Educação e Meio Ambiente. Entre as ações estão visitas às escolas, cursos e capacitações de profissionais da rede pública de ensino e eventos comemorativos em datas especiais, como esse que é em comemoração ao mês do Meio Ambiente. É muito gratificante a gente ver as crianças gostando do projeto, se engajando na questão ambiental. Eles costumam ser muito curiosos e receptivos”, comentou Marcelle.

 

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp