Furlani quer que ‘monumento da capivara’ vire mais um cartão-postal de Barra Mansa

0
19
Screenshot

Parece brincadeira, mas não é. A Prefeitura de Barra Mansa vai inaugurar hoje, sábado, 8, às 18 horas, o Monumento da Capivara, que o prefeito Luiz Furlani decidiu tornar ‘mascote símbolo da cidade’. A cerimônia será às 18 horas, na Beira-Rio, no Centro, e faz parte das ações do programa ‘Governo Presente’, que busca valorizar a identidade local e fortalecer o vínculo da população com os espaços públicos.
Furlani vai além. Crê que o monumento da capivara pode virar – assim como os que mandou instalar com a frase ‘Eu Amo Barra Mansa’ – um novo cartão-postal do município, atraindo moradores e visitantes. “Neste sábado, às 18 horas, vamos inaugurar o cantinho das nossas capivaras, a estátua em homenagem a esse patrimônio da nossa amada Barra Mansa! Vai ser um momento especial e cheio de novidades. Tem coisa muito legal vindo aí, vocês vão gostar demais! Tragam a criançada para a Beira- Rio, vai ser uma bênção! E, claro… as nossas capivaras já confirmaram presença!”, afirmou Furlani, em tom de ‘brincadeira à vera’.

Prefeito tiktoker
Na edição 1469, de 16 agosto, o aQui já tinha mostrado que Luiz Furlani não é um prefeito comum. É um tiktoker por natureza. E a homenagem às capivaras não será, certamente, a últi-ma das suas jo-gadas de marke-ting.
Muito pelo contrário. Tornar a capivara mascote de Barra Mansa começou de forma hilária, quando o prefeito postou um vídeo acusando um barra- mansense de meliante, covarde e vaga-bundo por, supostamente, destruído algumas palmeiras plantadas na descida do Viaduto Alexandre Fisher.
Errou feio. O meliante não era nenhum dos seus eleitores nem mesmo aliado dos seus adversários. Era apenas uma capivara, flagrada, posteriormente, pelas câmeras do major Daniel Abreu, secretário de Ordem Pública. Furlani, depois, reconheceu o erro e
ter caiu mais uma vez nas graças dos internautas. Em vídeo, o prefeito apareceu descontraído, assumindo o equívoco com bom humor. “Olha quem é a responsável”, disse, mostrando uma capivara ao fundo. A postagem viralizou em diversas plataformas, com comentários bem-humorados e elogios pela postura autêntica.
Qual será o próximo? Quem apostar em uma homenagem ao tatu resgatado no Centro de Barra Mansa pode se dar bem… O animal foi recolhido na manhã de quinta, 6, e acabou identificado como um tatu-galinha, espécie também conhecida como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha ou tatuetê. Foi encontrado nas dependências do Clube Municipal, no Centro, sendo encaminhado a uma Área de Preservação Permanente do município, no bairro Vila Ursulino, sendo reinserido em seu habitat natural de forma segura.
Segundo o coordenador da Brigada Voluntária, Denílson Sicupira, a espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental. “A importância do tatu na natureza é multifacetada, pois ele atua como um verdadeiro engenheiro do ecossistema ao escavar o solo, promover sua aeração e reciclagem de nutrientes. Além disso, os tatus são cruciais para o controle de pragas, já que se alimentam de insetos como formigas e cupins. Assim que recebemos a solicitação, realizamos a captura do animal de forma correta, seguindo todas as instruções e procedimentos que também ensinamos em nosso curso de capacitação”, explicou Sicupira. Resta saber se vai ganhar uma estátua assim como a capivara meliante que virou mascote de Barra Mansa.