Fiscais do Inea embargam obra irregular em VR

0
331
Screenshot

Na tarde de segunda, 14, duas equipes de fiscais do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) flagraram a construção de um loteamento irregular na Fazenda Santa Teresa, que fica em Santa Rita do Zarur, na área rural de Volta Redonda. O empreendimento teve as obras embargadas pela fiscalização, e o proprietário, não identificado na denúncia encaminhada ao aQui, teria sido autuado e multado por não ter apresentado o licenciamento ambiental para o processo de parcelamento de solo em área rural. Entre os supostos crimes cometidos está o de promover desmatamento de vegetação nativa, canalização de corpo hídrico e intervenção em APP (Área de Proteção Ambiental).
A informação foi repassada por uma fonte do jornal, que encaminhou, inclusive, várias fotos das irregularidades encontradas. Ela garante que o embargo será encaminhado ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia de Volta Redonda, com os relatórios de vistoria com os autos administrativos realizados para que o responsável responda, na esfera criminal, pelos danos causados ao meio ambiente.
O proprietário, segundo o aQui apurou, teria adquirido a área que pertencia à Fazenda Santa Tereza, antiga Barbará, e estaria criando vários sítios, para venda, com áreas de 20 mil metros ou mais. Tem mais. Há indícios da participação de figuras públicas da cidade do aço. Há boatos até que dão conta que um político local também estaria realizando a mesma atividade irregular.
Tem mais. Boa parte da Fazenda Santa Tereza está inserida em uma unidade de conservação do município de Volta Redonda, pertencendo ao Parque Municipal dos Puris, unidade criada no governo Samuca.