segunda-feira, junho 17, 2024
CasaEditoriasEXCLUSIVO: Neto vai colocar válvulas cardíacas

EXCLUSIVO: Neto vai colocar válvulas cardíacas

Amanhã, segunda, 6, segundo uma fonte do aQui, o prefeito Neto, 67 anos, deverá passar por mais um procedimento cirúrgico. Desta vez, para a colocação de válvulas cardíacas. Será o segundo que ele terá que enfrentar desde que descobriu ter problemas cardíacos ao visitar o irmão, Marco Ovo (que veio a falecer) no Hospital São João Batista, onde ele estava internado. “Ele começou a se sentir cansado ao subir a rampa do hospital para visitar o irmão”, disse a fonte, pedindo anonimato. “Fez os exames e descobriu que estava com uma obstrução da ordem de 60% em uma das artérias e 80% em outra”, detalhou.

Isso foi em setembro, e Neto acabou tendo de colocar três stents (edição 1372). Agora, vai passar pela colocação das válvulas cardíacas. O procedimento será feito na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, a mesma unidade onde fez a primeira intervenção, e a cirurgia é tida como de altíssima tecnologia, usada para evitar a cirurgia convencional, a de peito aberto. “Os riscos de complicação são pequenos, pois a cirurgia é menos invasiva, dura menos tempo e o tempo de recuperação é muito menor”, explicou um cardiologista consultado pelo aQui. “Mas é uma cirurgia feita em pouquíssimos centros especializados”, acrescentou, descartando a utilização dos hospitais da cidade do aço.

O cardiologista vai além. Diz que a colocação da válvula cardíaca é o que há de mais sofisticado no momento. “Você tem a opção de fazer a substituição da válvula órtica e da válvula mitral. É como se fosse um cateterismo cardíaco. O que muda são os instrumentos finais e a colocação da prótese”, compara. “Os resultados recentes são muito satisfatórios”, finalizou.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp