Espaços culturais

Se você é artista e quer se apresentar ou expor seus trabalhos, a hora chegou. A prefeitura de Volta Redonda está aceitando inscrições, através do link www.voltaredonda.rj.gov.br, até o dia 27 de agosto para os editais de ocupação dos espaços culturais Zélia Arbex e Memorial Zumbi dos Palmares. Desde o ano passado a programação semanal dos dois espaços é feita pela secretaria de Cultura e este ano, conforme informação da pasta, existe até possibilidade de os artistas contarem com um apoio financeiro para viabilizar os seus projetos, desde que sejam contemplados.
O Memorial Zumbi dos Palmares, localizado na Vila, é usado para resgatar os valores da cultura africana e promover ações afirmativas. O edital de ocupação do espaço vai selecionar projetos de arte e educação com atividades de teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular, cultura urbana e literatura que dialoguem com a cultura afro.
A ocupação poderá ocorrer entre 1 de outubro de 2019 e 30 de outubro de 2020 e os agendamentos serão apenas para os dias de semana (segunda a sexta), conforme horário de funcionamento descrito no edital. Os projetos podem solicitar a fixação de dias ou acontecer de forma pontual, mas precisam ter a duração mínima de 03 dias. Importante: não serão aceitas inscrições de shows musicais, festivais, apresentações de bandas, espetáculos, e sim para propostas de ações continuadas dentro das categorias Formação, Pesquisa, Ensaios e Ações Pontuais.
Já o Espaço das Artes Zélia Arbex, também na Vila, é usado como Galeria para exposições diversas. O edital irá selecionar propostas artístico-culturais autorais envolvendo artes plásticas, exposições e artes visuais para exposições no período de 13 de novembro de 2019 e 30 de outubro de 2020.
A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, lembrou que a democratização de acesso aos espaços públicos é uma marca do governo Samuca. “Mais uma vez abrimos o Edital de Ocupação dos Espaços Culturais do nosso município, sendo eles o Memorial Zumbi e a Galeria de Artes Zélia Arbex. Sempre temos o cuidado de ampliar e dar cada dia mais qualidade nos atendimentos à população, por isso neste edital previmos uma ajuda de custo aos artistas que se inscreverem”, explicou Aline.

Deixe uma resposta