Equipe (quase) pronta

Mateus Gusmão

Como o aQui havia revelado, com exclusividade, o prefeito eleito Samuca Silva (PV) anunciou na manhã de quarta, 30, parte de sua equipe que o ajudará a governar Volta Redonda pelos próximos quatro anos. Entre as surpresas, está a extinção da secretaria de Governo e certo esvaziamento da poderosa secretaria de Ação Comunitária (Smac), que será ocupada pelo vice-prefeito eleito Maycon Abrantes. O prefeito ainda vai anunciar os nomes de quem vai nomear para assumir o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a subprefeitura do Retiro, que será reestruturada, o Banco da Cidadania, Furban e ainda as coordenadorias da Juventude e Combate às Drogas.
Confira os nomes já definidos por Samuca Silva, e saiba os motivos que apresentou para escolhê-los:

planejamento

Secretaria de Planejamento

O que disse Samuca: “Queremos criar a secretaria de Planejamento, Gestão e Controle. Ela vai ter uma função de planejamento na gestão e estruturar a área de controle e transparência. Por isso precisávamos de alguém com experiência”.

Quem assume: Júlio Cesar Andrade Abreu – Doutor em Administração, especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa e em Administração de Sistemas de Informação.

esporte

Secretaria de Esportes e Lazer

O que disse Samuca: “Sabemos os desafios da secretaria e precisávamos de alguém com preocupação com esporte na base, que já foi atleta e que já conhece os desafios do Poder Público”.

Quem assume: Maria Paula Tavares (Paulinha) – Graduada em Educação Física pela UniFOA e pós-graduada Lato Sensu em Treinamento Desportivo. É docente do Curso de Educação Física da FOA. Possui experiência em âmbito nacional e internacional, com foco na formação esportiva de atletas de voleibol em diversos níveis e categorias.

cultura

Secretaria de Cultura

O que disse Samuca: “Nós queríamos alguém com conhecimento técnico, que pudesse lutar para trazer recursos para Volta Redonda e que tivesse uma experiência na cultura. Esse foi nosso principal critério e escolhemos uma pessoa que se encaixa perfeitamente”.

Quem assume: Márcia Fernandes – Pós-graduada pela Universidade Federal Fluminense em Marketing Empresarial. Representante do Médio Paraíba na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro; Assessora do presidente da Fundação CSN e responsável pelo planejamento estratégico do Instituto Dagaz.

toninho

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

O que disse Samuca: “Nós queremos fazer essa junção das secretarias de Obras e Serviços Públicos e buscamos alguém com sensibilidade social, que conhece os problemas da cidade e já vivenciou isso no dia a dia”.

Quem assume: Toninho Oreste (PSC) – comerciante no ramo de Estruturas Metálicas. Tem formação técnica em montagem comercial, predial e industrial. Trabalhou na gestão de obras civis e comerciais. Vereador entre 2008 e 2012. Pelo quarto mandato consecutivo, é presidente do Clube Náutico.

joselito

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

O que disse Samuca: “Queríamos alguém que abra portas, que tenha liderança consolidada em Volta Redonda e que possa ampliar essa liderança para nível regional e nacional. Por isso convidamos o presidente da Associação Comercial”.

Quem assume: Joselito Magalhães – Empresário e presidente da Aciap-VR. Já foi vice-presidente e presidente do Voltaço e presidiu o Rotary Club de Volta Redonda.

meio-ambiente-alfredo

Secretaria do Meio Ambiente

O que disse Samuca: “A gente procurou alguém que tenha representatividade ambiental, que milite nessa causa. E ele ainda faz parte do Partido Verde, assim como eu, partido que milita nessa causa, por isso escolhemos o Alfredo Peixoto”.

Quem assume: Alfredo Peixoto – Pós-graduado em Medicina Veterinária e Odontologia.

ritacor

Secretaria de Educação

O que disse Samuca: “Nós falamos que meu compromisso era com o professor, que queria resgatar a dignidade, o respeito de quem está dentro da sala de aula. Nada mais justo que chamar ela, que foi minha professora, e que tem mais de 30 anos como professora”.

Quem assume: Rita de Cássia Oliveira de AndradeDiretora da Escola Municipal Miguel Couto Filho há 18 anos; graduada em Letras e pós-graduada em Educação Especial e Psicopedagogia.

fazenda-norma

Secretaria de Fazenda

O que disse Samuca: “Todos nós sabemos os grandes desafios que temos diante da receita do município. Temos um plano de governo coerente e precisávamos de alguém com conhecimento técnico e do dia-a-dia. Ela vai nos ajudar muito a aumentar a receita da prefeitura”.

Quem assume: Norma Chaffin – Graduada em Economia com pós-graduação em Marketing Estratégico e em Mercado de Capitais. Trabalhou na Caixa Econômica Federal por mais de 37 anos. Já trabalhou como gerente de negócios da Unimed de Volta Redonda e é a atual subsecretária de Fazenda de Resende.

adm-carlos

Secretaria de Administração

O que disse Samuca: “Foi meu professor, tem o respeito dos acadêmicos, dos alunos e da sociedade. Ele terá a responsabilidade de diminuir os custos dessa máquina inchada que temos hoje na prefeitura”.

Quem assume: Carlos de Souza Rosa – Profissional com 41 anos de experiência em supervisão e gerenciamento na área de Controladoria. É professor do curso de Ciências Contábeis do UniFoa, UBM e Dom Bosco.

saude-rafael

Secretaria de Saúde

O que disse Samuca: “Escolhemos alguém que conhece o dia-a-dia da saúde de Volta Redonda e tem o preparo teórico e prático”.

Quem assume: Rafael Galvão – Graduado em Medicina pela FOA; pós-graduado em Psiquiatria e em Administração Hospitalar. É servidor efetivo de Volta Redonda e diretor médico do Hospital do Retiro. É coordenador médico das Unidades de Pronto Atendimento de Volta Redonda: UPA, Cais Conforto, Cais Aterrado e Unidade de Especialização Santa Cruz.

dscn2783

Hospital São João Batista

O que disse Samuca: “Nós sabemos de toda a necessidade e importância do HSBJ, não só para Volta Redonda, mas também para o Sul Fluminense. Nós precisamos de um choque de gestão. Nesse sentido vamos aliar o modelo da iniciativa privada com alguém que já está no dia a dia da rede pública. Por isso vamos nomear duas pessoas que vão trabalhar juntas”.

* Quem assume como diretor clínico: José Geraldo de Castro Barros – Médico há 25 anos, é do Conselho Fiscal do Hospital Unimed.

* Quem assume como diretora administrava: Márcia Cury – Pós graduação em Administração Hospitalar pela Fundação São Camilo e Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desde 2011 é diretora geral do Hospital do Retiro.

deisy

Secretaria para Mulheres

O que disse Samuca: “A secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres agora vai unir a Igualdade Racial, Terceira Idade, Diversidade e Pessoas com Deficiência. Ainda vamos escolher o nome para a pasta. A gente precisa tirar esse grande guarda-chuva que é o da Smac e ter mais políticas públicas efetivas do que populismo”

Quem assume: Dayse Penna – Graduada em Administração com especialização no Terceiro Setor. Foi presidente do Núcleo de Assistência Comunitária (NAC) e da Associação de Moradores do Conforto.

maicon

Secretaria de Ação Comunitária

O que disse Samuca: “Nós queremos implantar a política da eficiência, sem populismo, queremos dar eficiência para a Smac, por isso convidamos o nosso vice-prefeito”

Quem assume: Maycon Abrantes (vice-prefeito) – Advogado, pós-graduado em Direito Processual, MBA em Gestão Estratégica. Já foi presidente do Partido Verde e é diretor da Aciap-VR.

lizareli

Assessoria de Comunicação

O que disse Samuca: “Fomos atrás de uma pessoa que representa o diálogo e que tenha um bom relacionamento com o jornalismo escrito, digital e televisionado. Alguém que tenha experiência e que vai facilitar o elo entre a gente (governo e imprensa). Uma pessoa que saiba ouvir e se posicionar, representando o governo”.

Quem assume: Adriano Lizarelli – Jornalista com curso de extensão de Teoria em Ciências Políticas. Trabalhou em rádios, jornais e TV.

cohab-fernando

Cohab – Companhia de Habitação

O que disse Samuca: “Procuramos trazer uma pessoa que saiba dos problemas e que conheça o dia a dia da habitação, que é por isso que a Cohab foi criada. Fomos atrás de um nome que representa isso em cenário regional. A Cohab tem que resgatar o trabalho para qual foi criada. Acreditamos muito na pasta, por isso escolhemos alguém experiente”.

Quem assume: Fernando Rabello – Poìs-Graduado “Lato Sensu”, curso gerente de Cidade pela Faap de São Paulo, concluído em 2001. Foi superintendente regional da Caixa Econômica no Sul Fluminense, tendo atuado como responsável nos segmentos de Fomento, Governo e Construção Civil.

wellygton

Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários)

O que disse Samuca: “Eu disse durante a campanha que a Suser não ia só pintar faixa e mudar sentido de trânsito. Precisamos ter alguém que conhece engenharia. Por isso escolhemos uma pessoa que está fazendo doutorado em engenharia de trânsito; foi nosso professor na faculdade; e é capaz de resgatar o sentido da Suser”.

Quem assumiu: Welligton Nascimento Silva – Doutorando em Engenharia de Transportes; mestrado em Gestão de Negócios. Pós-graduado em Auditoria e Controladoria e em Gestão Empresarial.

eduardo

Fevre – Fundação Educacional de Volta Redonda

O que disse Samuca: “A Fevre tem que passar por um resgate dentro do que ela foi criada. Ela tem que ser uma provedora de receitas, provedora de serviços. A Fundação pode ter um papel fundamental gerando receitas para o município como uma provedora de serviços, seja fazendo concursos públicos, por exemplo. Por isso a pessoa que assumisse tinha que aceitar esse desafio”

Quem assume: Eduardo Dessupoio Moreira Dias – É graduado em Licenciatura em Matemática (UFJF-2004), mestre em Economia Aplicada (UFJF-2008). É professor efetivo do IFRJ – Campus Volta Redonda.

epd

EPD

O que disse Samuca: “A EPD também precisa resgatar o trabalho para o qual foi criada, sendo um centro da atenção tecnológica. Temos que mudá-la estrategicamente. Tive oportunidade de trabalhar com ele em nível nacional e ele está vindo para comandar a EPD”.

Quem assume: Matheus Moreira Cruz – Mestre em Computação Aplicada e Gestão de Risco pela UnB e pós-graduado MBA em Gestão de Tecnologia da Informação no Serviço Público. Foi responsável pela gestão do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho Federal de Enfermagem.

dscn2784

Coordenadoria da Defesa Civil

O que disse Samuca: “A Defesa Civil precisa melhorar seus processos internos, principalmente a relação com os outros órgãos interligados – principalmente os do dia a dia. Então fomos atrás de alguém com experiência”.

Quem assume: Márcio Claudio Caetano Siqueira – Coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Já foi comandante do 22º Grupamento em Volta Redonda, e assessor do subsecretário de Estado da Defasa Civil. Tem pós-graduação em Gestão Estratégica.

guarda_c

Guarda Municipal

O que disse Samuca: “Foi nosso compromisso de campanha escolher o comandante através de uma lista tríplice. Mas escolhemos pela experiência, de quem está envolvido no dia a dia e se encaixa na estratégia de resgatar a Guarda Municipal. Se não me engano, ele será o primeiro guarda a assumir o comando da corporação”.

Quem assume: – Paulo Henrique Dalboni – Graduado em Administração é Guarda Municipal há 26 anos. Desde 2009 é inspetor chefe da Seção de Armamento da corporação.

claudia

Fundação Beatriz Gama

O que disse Samuca: “Para a FBG – minha mãe aposentou-se lá –, queríamos buscar alguém com experiência no terceiro setor, na arte de cuidar e de fazer o bem. E também com experiência administrativa”.

Quem assume: Cláudia Moreira Dornellas – É servidora pública municipal, na pasta de Planejamento. Desde 2011 é presidente da Apae de Volta Redonda. Arquiteta formada em 1989, é pós-graduada em Docência do Ensino Superior.

dscn2789

Chefe de Gabinete

O que disse Samuca: “Escolhemos alguém da nossa extrema confiança, que acompanha a gente há muito tempo. Ele alinha a técnica e a confiança”.

Quem assume: Fabiano Vieira de Andrade Souza – Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e MBA em Contabilidade e Auditoria. Já trabalhou em empresas como Helivia Aero Taxi NewparkDrillingFluids do Brasil; MXM Sistema e CMA-CGM do Brasil.

procurador

Procurador Geral do Município

O que disse Samuca: “Escolhemos alguém especialista em direito público e que conhece as causas municipais em geral. Escolhemos uma pessoa bem relacionada e experiente para esse cargo”.

Quem assume: Fábio Fernandes da Silva – Pós-graduado em Direito Público, com atuação especializada em Direito Municipal com prática em arrecadação de Impostos Municipais nas prefeituras de São João de Meriti e Duque de Caxias. Também tem pós-graduação em Direito Eleitoral.

ricardo

IPPU

O que disse Samuca: “Todas as ações de planejamento urbano vão ficar com o IPPU, vamos tirar isso da secretaria de Planejamento. Questão da regulamentação das áreas de posse, Plano Diretor e regularizações. Escolhemos alguém que conhece os problemas das cidades do Sul Fluminense e trabalha com isso diariamente”

Quem assume: Ricardo Araújo Machado – Arquiteto, Urbanista, Tecnólogo em Gestão Ambiental, analista ambiental – servidor público federal do Ibama (em licença); professor do programa de Pós-graduação do UGB.

boechato

Consultor Político e Assessor especial

O que disse Samuca: “Com toda sua vivência política, na cidade e em Brasília, quem será nosso consultor, que entrará apenas em fevereiro, será o Sérgio Boechat”.

Quem assume: Sérgio Boechat – Formado em Letras e em Direito. Trabalhou no Senado e no gabinete do Ministro do Interior. Foi secretário de Governo e de Administração na gestão de Paulo Baltazar (93 a 96).

Deixe uma resposta