Entrando na linha

0
368

3OBRAS: Prefeitura anuncia investimento de R$ 20 milhões da MRS para criação de um terminal rodoviário na antiga área da Edimetal

Entrando na linha

Na terça, 10, depois de algumas décadas de promessas que teimavam em não sair do papel, o governo Furlani deu um passo decisivo para que a antiga área da Edimetal, às margens da Via Dutra, vire de fato, e de direito, o distrito industrial de Barra Mansa. Tudo será possível graças ao convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa e a MRS Logística para a implantação de um terminal ferroviário nas instalações do futuro Parque Industrial (ver foto). Vai atender a CSN e a Arcelor Mittal, entre outras empresas. 

O investimento será da ordem de R$ 20 milhões. E Bruno Paciello, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa, criada em 2023 pelo ex-prefeito Rodrigo Drable, entende que a implantação do terminal da MRS vai consolidar a área da antiga Edimetal como um polo logístico competitivo, “capaz de atrair novos empreendimentos, gerar empregos e ampliar a capacidade produtiva do município”, ressalta. 

O prefeito Luiz Furlani vai além. Diz que o terminal será um marco do futuro de Barra Mansa. “O Parque Industrial é uma realidade do presente e um investimento estratégico para o futuro de Barra Mansa. Estamos falando de desenvolvimento econômico, geração de empregos, fortalecimento das contas públicas e mais capacidade de investir em quem mais precisa. Esse resultado só foi possível com planejamento, segurança jurídica, diálogo e união entre poder público, iniciativa privada e instituições parceiras. Hoje, vivemos um momento histórico, que confirma o potencial da nossa cidade e abre caminho para novos empreendimentos”, pontuou.

O subsecretário estadual de Articulação Institucional do governo Cláudio Castro, o ex-prefeito Rodrigo Drable, um dos responsáveis diretos pelo projeto, que era tido como inviável, ressaltou alguns dos problemas que enfrentou para viabilizar a criação do Parque Industrial. “O terreno (da Edimetal) foi adquirido, mas não tinha documentos. Tivemos que resolver isso com a massa falida vendedora. Nos últimos dias do mandato do Jonas (Marins, ex-prefeito), entraram lá e saquearam tudo, inclusive levaram os galpões da empresa (que explorava o ramo de venda e beneficiamento de aço, grifo nosso)”, contou.  

Segundo Drable, a Cia de Desenvolvimento de Barra Mansa foi criada por ele em 2023 e o terreno da Edimetal passou para as mãos da empresa em 2024. “Foi quando começamos as negociações com a MRS e outras empresas. Negociei com a ArcelorMittal a compra do terreno, para fazer o acesso para a Dutra aproveitando o retorno já existente, e fizemos o arruamento”, detalhou.  

“O Furlani avançou muito nas obras de infraestrutura e negociação com as empresas, e hoje nós temos o processo maduro e pronto para gerar emprego. Isso tudo é resultado de um processo de muitos anos com continuidade. Toda a equipe que começou comigo continua até hoje trabalhando (no governo Furlani) para dar certo!”, comemorou.

A assinatura da parceria contou com a presença de representantes de importantes das entidades e instituições, como Jairo Rodrigues (Metalsul), Thyago Machado (Sicomércio), Fernanda Moysés (Aciap), José Paulo Nogueira (CDL), Elissandra Cândido (Sinduscon), e Breno Borges, secretário de Desenvolvimento de Piraí. Representantes da Arcelor também foram lembrados no release oficial. Os da CSN foram ignorados. E olha que a comitiva incluía gente da UPV e diretores da CSN que trabalham no porto em Itaguaí, que pode ser muito importante para a viabilização do projeto final.   

Carnaval no Parque da Cidade

Até o próximo dia 17, Barra Mansa vai pulsar no ritmo do Carnaval, com muita música, alegria e valorização da cultura popular. A novidade deste ano é o retorno da festa ao Parque da Cidade, espaço tradicional que volta a ser o coração da folia no município após mais de uma década. A abertura oficial aconteceu ontem, sexta, 13, e a programação segue com desfiles dos blocos carnavalescos e matinês e shows com atrações regionais e nacionais. 

De acordo com o presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda, o Carnaval 2026 foi planejado para valorizar a identidade cultural da cidade. “Estamos preparando um Carnaval inclusivo, que respeite nossas tradições e ofereça atrações para todos os públicos. O retorno ao Parque da Cidade proporciona mais conforto e segurança aos foliões”, destacou.

Além dos shows no palco principal, o Carnaval de Barra Mansa vai manter viva a tradição dos blocos carnavalescos, que há décadas fazem parte da história da cidade e seguem como protagonistas da festa. Um dos grandes destaques é o Bloco do Boi, que desfila no município há mais de 70 anos e, em 2026, estará presente todos os dias do Carnaval, reafirmando sua importância cultural e seu vínculo com a população.

Outros blocos tradicionais também integram a programação, como o Mensageiros do Axé, o Tradição Morro do Cruzeiro, o Bloco da Banda G e o Arrastão da Vista Alegre, levando música e animação para diferentes bairros do município. “O Carnaval de Barra Mansa é construído pelos blocos, pelas famílias e pelos artistas locais que mantêm essa tradição viva ao longo dos anos. Valorizar esses grupos é preservar a nossa história e fortalecer a cultura popular”, completou Caneda.

Previbam

Parece fake news, mas não é. O Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam) apresentou um desempenho histórico em 2025 ao superar, com ampla margem, a meta atuarial prevista para o exercício. Enquanto a meta estabelecida, calculada com base no IPCA acrescido de 5,08% ao ano, foi de 9,56%, a evolução do patrimônio líquido alcançou expressivos 32,01%. O resultado positivo reflete diretamente o bom desempenho da carteira de investimentos, que registrou rentabilidade de 15,19%, aliado a uma estratégia sólida e criteriosa de alocação de recursos. 

Chuvas (I)

A Prefeitura de Barra Mansa segue com uma força-tarefa atuando nas ruas para tentar minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que vêm caindo desde a noite de segunda, 9. De acordo com a Defesa Civil, já foram registradas 18 ocorrências de deslizamentos, seis desabamentos de imóveis, três desabamentos de muros, quatro quedas de árvores, além de 12 pontos de alagamento severo. Também houve transbordamentos dos rios Barra Mansa e Bocaina, e o desabamento de uma ponte. Até o momento, foram contabilizadas 20 pessoas desabrigadas, quatro desalojadas e, infelizmente, a morte de uma menina de 5 anos.

Chuvas (II)

O prefeito Luiz Furlani está acompanhando os trabalhos da Defesa Civil, vem prestando apoio às famílias atingidas e também se manifestou, emocionado, sobre a morte da menina Maria Eduarda dos Reis Norberto, de 5 anos, vítima do temporal. “É um momento de muita dor para mim e para toda a cidade. Mas o Poder Público é o braço forte dos mais vulneráveis, e por isso vamos intensificar ainda mais nossos esforços em prol de quem mais precisa”, prometeu, depois de ter decretado luto oficial de três dias no município em razão da morte de Maria Eduarda.

Emergência

Na terça, 10, por conta das chuvas, Furlani decretou estado de emergência pelo período de 120 dias. Barra Mansa está classificada em Emergência Nível 2, quando a capacidade de resposta local às ocorrências é esgotada, tornando necessário o apoio de outras esferas de Poder, como o Governo do Estado e a União. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, o volume de água foi extremamente elevado. “Choveu 436 mm em 30 dias, e já foram registradas 63 ocorrências. Estamos com o solo encharcado pelas chuvas, que devem ainda atingir a cidade de forma moderada nos próximos dias, podendo causar novas ocorrências. Pedimos que os moradores fiquem atentos e, se estiverem em áreas de risco, procurem se abrigar em casas de parentes ou em pontos de apoio do município, como as escolas na região Sul da cidade. Em caso de emergências, que acionem a Defesa Civil através dos números 199 ou (24) 98121-3427 – WhatsApp”, ressaltou.