Casa Editorias Estado É uma epidemia!

É uma epidemia!

Número de casos sobe rapidamente, e região já registra morte em 2024

0
957

Por Pollyanna Xavier

A situação da dengue no estado do Rio está começando a sair de controle. Para se ter uma ideia da gravidade, o número total de infectados – só em janeiro – representa 39% de todos os casos registrados em 2023. Pior, até o dia 31 foram registradas duas mortes no estado, e o volume de exames analisados pelo Lacen/RJ quase superou 4,5 mil amostras, mais do que em qualquer outra semana de 2023. O cenário epidemiológico tem levado municípios a decretarem estado de emergência em saúde pública e a adoção de ações mais enérgicas de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Na região, Resende, Itatiaia e Piraí continuam liderando o ranking da doença no Médio Paraíba. Em Itatiaia, os casos avançam com maior velocidade e já são 578 registros só em janeiro. Aliás, é do município um dos óbitos anunciados. Trata-se de uma paciente idosa que estava internada no hospital local e morreu na quinta, 1, devido às complicações da doença. Já Resende segue com número de infectados muito acima da média: 1.011 só em janeiro; e Piraí fechou o primeiro mês do ano com 286 casos.
Volta Redonda encerrou janeiro com 555 casos. O número representa 95% do total registrado na cidade em 2023. A prefeitura vem intensificando o enfrentamento da doença, com mutirões de limpeza, abertura de salas de hidratação nas unidades de saúde e treinamento de médicos e enfermeiros no manejo clínico da dengue. Os bairros com maior incidência são Retiro e Sessenta. Mas na quarta, 31, os agentes de combate às endemias encontraram 158 focos de dengue só no Santa Cruz.
A situação de Barra Mansa é a menos pior da região, considerando a densidade demográfica do município. Até o momento, foram apurados 159 casos de dengue, com pico para a terceira semana epidemiológica do mês, chegando a 68 casos entre os dias 14 e 20 de janeiro. Durante toda a semana, agentes da Vigilância Sanitária percorreram ferros-velhos e estabelecimentos que trabalham com recicláveis, atrás de possíveis focos do mosquito. O trabalho deve se repetir nas próximas semanas.

PLANO ESTADUAL
O governador Cláudio Castro e a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, lançaram o programa ‘Gov.RJ contra a Dengue Todo Dia!’, que envolve o uso de tecnologia, qualificação e apoio aos 92 municípios do estado. Foram comprados equipamentos e insumos que já estão sendo distribuídos aos municípios com maior incidência de casos. O objetivo é montar pelo menos mais 80 salas de hidratação, que terão capacidade para atender, ao todo, até 8 mil pacientes por dia. O investimento é de R$ 3,7 milhões.

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp