Dias mais frios

Perfil - Dra Maite

O Outono está aí, batendo à nossa porta, trazendo queda de umidade e temperatura. Se não nos cuidarmos poderemos sentir as mudanças na própria pele. Os banhos mais quentes – e demorados – passam a fazer parte da rotina de muitas pessoas, o que – associado às mudanças climáticas, tende a um ressecamento da pele, provocando coceiras, vermelhidões, descamações, fissuras e rachaduras.

Duas dermatoses também costumam aparecer nesse período: a Dermatite Atópica e a Rosácea. Na dermatite atópica, conhecida como ‘asma da pele’, a produção da barreira de proteção cutânea é reduzida causando o ressecamento que pode evoluir com áreas de vermelhidão, grosseiros, casquinhas e até inchaços que costumam coçar bastante. As alterações climáticas (como agora), o estresse psíquico e o contato com alguns produtos desencadeantes podem agravar o quadro.

A rosácea é uma doença inflamatória da pele que causa crises de calor e vermelhidão na face, muito influenciadas por mudanças de temperatura, mas também com outros fatores desencadeantes. Sensibilidade na pele, pequenos vasos sanguíneos e lesões semelhantes a espinhas também fazem parte do quadro.

O uso de bons filtros solares e hidratantes, associados aos cuidados com os banhos (evitar os quentes e demorados), ajudam no controle de todos esses problemas. Mas é sempre bom passar por uma avaliação do dermatologista para um diagnóstico correto e a indicação do tratamento ideal para cada caso.

Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0 Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088 e no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098. Confira meu perfil no Instagram: @dramaitebahia

Deixe uma resposta