Deu mole

0
309
Screenshot

O Volta Redonda, ao empatar com o Nova Iguaçu em 2 a 2, perdeu uma grande oportunidade de não só manter-se na liderança do grupo A, bem como de dar um grande passo para se classificar para as quartas de final. O time da Baixada saiu na frente com um gol aos 21 minutos, através de Xandinho. O Voltaço reagiu e empatou aos 27 minutos, com Ygor Catatau, marcando de pênalti. E ainda conseguiu virar para 2 a 1, com PK marcando aos 48 minutos, de cabeça. Porém, mais uma vez a zaga entregou a rapadura. Numa falha, cedeu o empate, aos 51 minutos, ainda no primeiro tempo, gol de Léo Rafael. No segundo tempo, o Volta Redonda, resistiu à pressão do adversário e tratou de segurar o resultado.

Para piorar, os resultados de Portuguesa 2 x 0 Madureira e Sampaio Corrêa 1 x 0 Maricá não ajudaram, e o tricolor de aço caiu para a terceira posição no seu grupo, com 7 pontos, mesma pontuação do Vasco. Por outro lado, tem nos seus calcanhares Sampaio Corrêa e Bangu, com 6 pontos. O Voltaço não pode nem pensar em empatar com o Maricá, na segunda, 2, às 17 horas, na Região dos Lagos. Jogo difícil, pois o adversário vem de uma derrota em casa para o Bangu e caiu para a lanterna do Grupo B. Trocou de treinador e precisa vencer ou vencer, para fugir do fantasma do rebaixamento. Quem viver verá!

Tabela
Aqui, os jogos que restam da 5ª andar, do Cariocão 2026. Amanhã, domingo, 5, às 20h30min, Botafogo x Fluminense, no Maracanã. Na segunda, 6, Maricá x Volta Redonda, às 17h, no Estádio João Saldanha e, às 20 horas, Madureira x Vasco, em São Januário. Na 6ª rodada, o Volta Redonda vai pegar o Madureira, dia 8, domingo, às 17 horas, no Raulino de Oliveira.

Dança das cadeiras
Já começou com duas demissões. Depois de três derrotas em quatro jogos, o técnico Reinaldo Oliveira, 46 anos, após quatro anos, foi demitido do Maricá, e Felipe Surian e o auxiliar Wanderley Tavares deixaram o Madureira. 

História
Quem conta essa é o Peito de Aço, Dário de Paula. Nós, radialistas esportivos, cada um tem seu time de coração. Nosso lema é “poder torcer, sem distorcer os fatos”. Um dos muitos desses casos aconteceu com nosso saudoso amigo José Lopes, apaixonado pelo Voltaço, principalmente pelo time de juniores, de onde saíram grandes craques para o futebol brasileiro. Certa vez, J. Lopes comentava uma partida preliminar, pela Rádio Nacional, ao lado do pequeno notável, Manoel Alves.

Num lance em que a bola foi cruzada na área adversária, na medida para o atacante do Volta Redonda marcar, ouviu-se um barulho vindo da cabine de rádio. Dário, que estava sentado abaixo da cabine, preparando-se para transmitir o jogo principal, assustado com o barulho, olhou para cima e viu J.Lopes, com as mãos na cabeça. Nada de mais grave. Era que o nosso J.Lopes havia, no calor do lance, metido a cabeça no vidro da cabine, como se tivesse cabeceado a bola cruzada na área. Curiosamente, nem o Zé e nem tampouco o atacante acertaram bola. Só sobrou a dor de cabeça. É mole?

Profissionalização
A CBF anunciou nesta terça-feira o programa de profissionalização da arbitragem brasileira. Ele já começa neste ano de 2026 para jogos do Campeonato Brasileiro da Série A. Os designados terão contrato de trabalho com a CBF de duração de um ano — são 20 árbitros principais, 40 assistentes e 12 árbitros de VAR neste primeiro ano. A ideia é que esses 72 profissionais cubram todas as 380 partidas do principal campeonato do país – eles podem ser escalados eventualmente em jogos da Copa do Brasil e em rodadas decisivas da Série B. A lista para a atuação nos 10 jogos da rodada será atualizada a cada rodada, o que significa que vai interferir nas escalas das partidas. Uma coisa é certa: pior do que está não fica.

Copa do Brasil
A CBF realizou, na quarta, 28, o sorteio que definiu os jogos até a terceira fase da competição. Os representantes do Rio de Janeiro que estarão na primeira fase são o Madureira, que enfrenta o Baré-RR, e o Sampaio Corrêa, que jogará em casa contra o Desportiva Ferroviária-ES. O Volta Redonda entra na segunda fase e jogará fora de casa, contra o vencedor de Ivinhema-MS x Independente-AP.  

Bola fora

Para o Flamengo, que atravessa um momento difícil na sua história. Anda rondando a zona de rebaixamento no campeonato estadual e estreiou no  Brasileiro com uma derrota para o São Paulo. Já andam criticando os métodos do técnico Felipe Luiz.

Bola dentro

Para a homenagem que o prefeito Neto e o deputado estadual Munir Neto prestaram aos ex-jogadores do Voltaço por conta dos 50 anos do Volta Redonda F.C. Neto aproveitou para anunciar que no dia 9 de fevereiro, às 19 horas, haverá uma comemoração na sede do clube para homenagear outras personalidades e torcedores que ajudaram o tricolor do aço ao longo dos seus 50 anos. Parabéns! 

Varandão da Saudade

Olha só o time do Guarani E.C. que disputou o Campeonato da Cidade so Aço em 1954. Acervo do Afrânio Conceição Leal.

Screenshot

Em pé, da esquerda para a direita: Neca, Vadinho, Arnaldo, Biguá, Manoel e Ferreirinha. Agachados: Adrânio, José Maria, Pedrinho, Paulo Fleming e Marquinhos.