PIRAÍ: Câmara devolve mais de R$ 1,1 milhão à Prefeitura
Os vereadores de Piraí conseguiram, vejam só, devolver R$ 1.195.584,00 aos cofres da Prefeitura de Piraí, referentes aos recursos economizados ao longo de 2025, graças a uma política de controle de gastos, planejamento orçamentário e uso responsável do dinheiro público. De acordo com Pezão, o montante devolvido será aplicado na gestão administrativa do município, contribuindo para manutenção e aprimoramento dos serviços públicos oferecidos à população, além de fortalecer o equilíbrio financeiro da administração municipal.

Matrícula escolar
A Secretaria de Educação de Piraí informa que o período de matrícula escolar da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026 termina no próximo dia 16 de janeiro. As matrículas contemplam a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e devem ser realizadas diretamente na unidade escolar onde o aluno pretende estudar. Detalhe: alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades devem apresentar laudo médico, garantindo o acesso ao Atendimento Educacional Especializado, assegurando uma educação inclusiva e adequada na rede municipal.
RESENDE: Prefeitura avança na requalificação do Centro Histórico
Bons momentos
O governo Tande teve um ano dos mais movimentados, com construções, reformas, conclusões e cuidados com o bem-estar da população e infraestrutura da cidade. Um dos projetos mais importantes, noticiado com exclusividade pelo aQui, foi o da requalificação do Centro Histórico. O local, que vem ganhando novas etapas gradativamente, foi o principal símbolo do desenvolvimento econômico do município durante o ciclo cafeeiro e o novo projeto visa reverter este cenário e transformar os imóveis, hoje vistos como passivos, em ativos que gerem renda, promovam cultura e atraiam investimentos.
Para desenvolver o Centro Histórico, Resende lançou, junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), um concurso de arquitetura voltado à requalificação. Paralelamente, o governo também deu início ao processo de licitação do projeto de reforma de importantes prédios históricos públicos, como o Cine Vitória. E, em breve, serão recuperados os demais edifícios, como a Casa de Cultura Macedo Miranda, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o antigo prédio da Câmara de Vereadores. A histórica e tradicional Praça da Matriz vem ganhando novidades por meio de intervenções que estão reforçando a infraestrutura local para dar base ao processo de modernização.
“Temos uma expectativa muito grande com a requalificação do Centro Histórico de Resende, que entendemos que será um grande marco histórico para a cidade. Este é um compromisso com o passado e com o futuro da cidade. Vamos transformar a área em um polo de cultura, economia criativa e identidade urbana, devolvendo aos resendenses um espaço que é parte fundamental da nossa história”, pontuou Tande Vieira.
A cidade também lançou o concurso público para o projeto da Arena Multiuso e do Centro de Convenções, além do início das atividades do ‘Programa Calçada Acessível’, que visa padronizar calçadas e aprimorar a mobilidade urbana. Outro destaque do ano foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para o projeto do Acesso Sul, via que ligará o Ipiranga à ponte Surubi-Bulhões, oferecendo uma nova alternativa de deslocamento e reduzindo o fluxo de veículos em rotas já sobrecarregadas.
Intervenções na saúde pública
O ano de 2025 foi marcado por diversas novidades em obras relacionadas à saúde pública. Entre elas, a retomada da construção do Hospital do Câncer, um dos investimentos mais relevantes do segmento em Resende. Os trabalhos avançaram em diferentes frentes, e, neste fim de ano, as equipes trabalham na alvenaria e parte estrutural da nova unidade, que, em breve, vai atender toda a região das Agulhas Negras – que compreende os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.
O município avançou ainda com a construção da nova base do Samu em Visconde de Mauá e com as obras do Posto de Saúde da Coophasul, na Cidade Alegria. A Prefeitura também executou uma intervenção emergencial na Rua Augusto Xavier de Lima para solucionar problemas recorrentes na drenagem e na tubulação de esgoto, garantindo mais segurança sanitária para os moradores.
No distrito de Engenheiro Passos, foi inaugurado o novo Centro de Reabilitação Vereador João Mendes, destinado a atendimentos fisioterapêuticos e especializados. Ao longo do ano, a prefeitura também iniciou a construção da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Alegria e entregou a reforma do Posto de Saúde da Capelinha.
Na educação, diversas unidades passaram por melhorias estruturais. O Colégio Municipal Getúlio Vargas avançou tanto na conclusão do centro esportivo – com instalação de tatames e grades – quanto na reforma do prédio, incluindo troca de pisos e azulejos, instalação de forro e pintura. As creches também receberam atenção, com obras na Favo de Mel, Alambari e Servidora Hilda Inácio. Além disso, as escolas municipais Noel de Carvalho e Governador Roberto Silveira também receberam trabalhos importantes para reforçar e melhorar a estrutura.
ITATIAIA: Prefeitura anuncia concurso na área da educação
Com vagas
A Secretaria de Educação de Itatiaia anunciou a abertura de um processo seletivo simplificado emergencial, com prova de títulos e entrevista para a contratação temporária para os cargos de professor e cuidador da rede municipal de ensino, pelo período de 12 meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro, das 8h30min às 11 horas, e das 13h30min às 16 horas. A inscrição e a entrega de documentos serão realizadas apenas na sede da pasta à Rua São José, n°210, no Centro.
De acordo com o edital, existem 129 vagas para unidades de ensino de Itatiaia, Penedo e Maromba, para Cuidador e para professores de áreas de: Professor I (Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental); Professor I (Educação Especial AEE); Professor II (Matemática – 6° ao 9° ano); Professor II (Português – 6° ao 9° ano); Professor II (Artes – 6° ao 9° ano); Professor II (Educação Física); Professor II (Inglês); Professor II (História); Professor II (Geografia); Professor II (Ciências Biológicas); Especialista em Educação (Orientador Pedagógico); Especialista em Educação (Orientador Educacional).
O processo seletivo acontecerá em duas etapas: prova de títulos por meio da análise curricular e experiência profissional, e entrevista. O resultado da primeira fase será publicado a partir do dia 19 de janeiro, no Diário Oficial, no site da Prefeitura. O resultado parcial após entrevista será publicado a partir do dia 27 de janeiro, também no Diário Oficial. O edital está disponível no site www.itatiaia.rj.gov.br.
BARRA DO PIRAÍ: Kátia Miki prestigia posse da nova direção da Apae

Grande parceria
Na manhã de terça, 6, a prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, participou da posse da direção da Apae do município, referente ao triênio 2026-2028, reforçando a parceria entre a prefeitura e a instituição, bem como o compromisso e a dedicação ao apoio às pessoas com deficiência. “Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar e agradecer à nossa ex-presidente, Cláudia, que, ao longo de 2025, durante a nossa gestão, foi uma grande parceira. Trabalhou intensamente pela instituição, sempre muito presente e próxima de todos nós. Essa relação próxima e essa conexão que construímos são extremamente importantes e serão ampliadas ainda mais com a nova diretoria da Apae”, disse a prefeita, cumprimentando a nova presidente, Maria Emília dos Reis Rosas Corrêa.
“A partir de 2026, teremos ainda mais avanços, novas parcerias e mais conquistas para a Apae e para a prefeitura, fortalecendo essa conexão que não é de hoje, é de sempre. Confiamos muito no trabalho da Maria Emília, a nova presidente”, declarou.

