Às vésperas das eleições, no que pode ser considerado um golpe de sorte, aproximadamente 1,5 mil alunos ganharam seus diplomas de profissionais em atividades desenvolvidas no Programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda, e ainda nas oficinas profissionalizantes da secretaria de Ação Comunitária da prefeitura de Volta Redonda. “É um orgulho ver a casa cheia de gente que adquiriu novos conhecimentos, que geram novas oportunidades”, comentou Carla Duarte, titular da Smac.
O programa desenvolvido pela Smac prioriza as famílias em situação de vulnerabilidade social advindas da rede de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, com idade acima de 16 anos. E procura fortalecer a autonomia econômica, preparando o usuário para uma atuação como empreendedor individual ou para o mercado de trabalho. Veja abaixo os cursos oferecidos e que formaram exatos 1.435 alunos em evento realizado no Clube Comercial: oficinas de artes com feltro, artes com materiais reciclados; artes em vidros; artes em customização; artesanato criativo; barbeiro; cabeleireiro; corte e costura; culinária; designer de sobrancelha; estética (massagem relaxante); manicure; trancista; garçom; e treinamento de maitre.
Mais formandos
O Projeto Novos Horizontes, por sua vez, formou 25 alunos, com idade entre 14 e 59 anos. Outras 30 alunas receberam certificados de conclusão da oficina de designer de unhas do projeto ‘Manicuras que Acolhem’ e 10 alunos se formaram como barbeiros. A coordenadora do Programa, Marlene Mota, aproveitou para lembrar que o início das próximas oficinas será a partir de segunda, 12. Para se inscrever, basta procurar o CRAS mais próximo de casa.
De olho no mercado
Volta Redonda: Prefeitura forma 1,5 mil alunos do Programa de Inclusão Produtiva e Geração de Renda